Equipes propõe mudanças para tornar a F1 mais espetacular

quinta-feira, 24 de abril de 2014 às 9:50

Fórmula 1 - 1989

As equipes da Fórmula 1 estão se esforçando para tornar os carros da categoria mais visualmente espetaculares, com o retorno das faíscas, discos de freio incandescentes e rastros de condensação sendo considerado.

As competidoras estão cada vez mais preocupadas com o fato das tendências de projeto recentes terem acabado com o drama que gerações anteriores de carros proporcionavam.

As equipes envolvidas no Grupo de Estratégia agora planejam conversar nas próximas semanas a fim de analisar várias propostas que podem trazer parte da empolgação de volta.

As discussões fazem parte de um amplo documento de revisão preparado pelo Grupo de Estratégia da Fórmula 1 mapeando um plano de melhoria para a categoria.

As idéias são dominadas pelas necessárias medidas de corte de custos, mas também apresentam propostas que visam simplesmente tornar os carros de Fórmula 1 mais empolgantes de se assistir.

As equipes acreditam que alterações nos projetos que irão reduzir os custos podem trazer benefícios adicionais.

Portanto, um afastamento dos complicados dutos de freios atuais – que estão sendo usados cada vez mais para benefício aerodinâmico – também vai garantir que os conceitos tragam de volta o impacto visual dos discos de freio incandescentes.

Além disso, as discussões sobre a suspensão ativa também levantaram uma questão: o retorno do sistema pode ajudar a criar um modo de fazer os carros soltarem faíscas novamente, como acontecia até o início dos anos 90?

As faíscas, que eram causadas pelo atrito de placas de titânio com o asfalto, deixaram de existir quando as pranchas no assoalho foram introduzidas em 1994 a fim de impedir que os carros andassem muito perto do chão para benefício aerodinâmico.

Além de potenciais ajustes aerodinâmicos visando criar rastros de condensação, outras mudanças mais amplas na categoria também estão sendo discutidas.

Elas incluem largadas paradas após períodos de safety car, uma redução na duração das corridas e a aprovação de uma tecnologia ainda mais avançada para uso nos pit-stops a fim de torná-los ainda mais rápidos.

As propostas serão avaliadas pelo Grupo de Estratégia nas próximas semanas, com qualquer acordo em relação às alterações para o futuro precisando ser aprovado pela Comissão da Fórmula 1 e pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.