Equipes da Formula 1 destacam a importância da estratégia neste ano

sexta-feira, 27 de abril de 2012 às 12:38

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As equipes da Fórmula 1 estão convencidas de que melhorar as decisões estratégias será o fator na chave se elas quiserem aproveitar ao máximo os pneus Pirelli.

O engenheiro chefe de operações da Williams, Mark Gillan, declarou: “Eu não diria que é uma loteria, mas a estratégia está se tornando bem mais importante – e reagir às mudanças estratégicas é a chave. No pit wall, tudo acontece muito rapidamente quando as paradas se aproximam, e as equipes precisam entender a degradação – ela é baseada no desgaste ou na temperatura? Tudo diz respeito à reação”.

Gillan também acredita que os pilotos agora têm mais importância na hora de tomar uma decisão e garantir que consigam prever quando os pneus já passaram de sua vida útil. “Os pilotos são fundamentais – porque eles são os sensores no carro e têm de saber quando os pneus estão acabando. O truque é ver quando isso acontece – porque os pilotos podem ser bons nisso quando o problema ocorre. A chave é fazê-lo na volta anterior”.

O chefe de operações de corrida da Ferrari, Diego Ioverno, afirmou que a maior complicação neste ano é tentar acertar o momento da primeira parada da prova – por causa dos riscos de ficar preso no tráfego mais lento.

“A maior diferença neste ano é que o pelotão se tornou extremamente compacto – e ficou difícil definir o momento do primeiro pit-stop. É quase impossível não ficar atrás do tráfego agora. No ano passado, os carros de ponta abriam vantagem e podiam parar no ar limpo, mas agora está bem mais difícil. Para nós, é ainda mais difícil, porque não estamos tão rápidos quanto gostaríamos”.

Apesar das variações na ordem competitiva neste ano, Ioverno não espera que a situação continue assim por muito tempo – porque ele acha que as equipes de ponta conseguirão melhorar mais seus carros e abrir vantagem na frente.

“Acredito que, em três ou quatro corridas, o pelotão estará mais espalhado. As equipes grandes irão abrir vantagem e as outras continuarão iguais, porque as equipes de ponta podem desenvolver mais seu carro. Mas, dito isso, entender os pneus está bem mais difícil neste ano, portanto tudo pode acontecer”.

O diretor de operações de pista da Lotus, Alan Permane, disse que as equipes ainda estão tentando entender como explorar melhor os pneus neste ano – porque ele afirma que ainda há diferenciais de performance que não fazem sentido.

“No Bahrain, os pneus estavam funcionando para nós e para a Red Bull – mas é difícil acreditar que faz uma diferença de um segundo por volta – porque é o quanto fomos mais velozes do que os outros lá”, declarou ele. “Não pode ser só os pneus – mas não creio que alguém realmente saiba onde deveria estar, caso contrário todos estariam conseguindo”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

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