Entenda o impacto das rodas grandes versus as menores no seu veículo

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023 às 20:56

Importância dos pneus

Ao escolher um carro, muitos motoristas observam os detalhes estéticos da carroceria, a cor, o conforto do interior, o motor, mas há algo que muitas vezes não é levado em consideração e que é fundamental: os pneus.

Os pneus são nada mais, nada menos do que a comunicação direta entre a máquina e o chão. Sem eles, não é possível rodar, e é por isso que eles são de vital importância para o funcionamento geral da máquina.

Há diferentes tipos de pneus de carros e caminhonetes: marcas, tamanhos, materiais e muitos outros fatores que entram em jogo na escolha do melhor pneu.

No entanto, é importante não perder de vista a influência dos pneus de carros e caminhonetes no desempenho geral do veículo.

Vamos conhecer as repercussões que os pneus têm no desempenho do carro, além de analisar algumas dicas para escolher o pneu mais adequado para o veículo que você dirige.

Um pneu pode levar a um maior consumo de combustível?

Embora a pergunta pareça não fazer sentido, a resposta pode surpreender você: sim, um pneu pode levar a um maior consumo de combustível.

Se, por razões estéticas ou por qualquer outro motivo, você quiser trocar os pneus originais do seu carro e colocar pneus maiores, isso tornará o carro mais pesado e o motor terá de trabalhar mais para se movimentar e, portanto, levará a um maior consumo de combustível.

A pressão dos pneus tem alguma influência?

Embora a pressão dos pneus indicada pelos fabricantes de pneus seja para garantir, acima de tudo, a qualidade de seus produtos, é claro que ela também tem um impacto sobre a condução e o consumo de combustível.

Um carro com baixa pressão nos pneus será mais pesado para se mover e, como no caso anterior, o motor terá que trabalhar mais para dirigir, o que tem um efeito correspondente no consumo de combustível.

Em que mais a alteração do tamanho do pneu pode ter impacto?

Quando um carro sai da fábrica com determinadas características, ele já passou por centenas de engenheiros e mecânicos que consideraram várias opções e adotaram a que garante o melhor desempenho para o carro.

É importante levar esse detalhe em consideração antes de fazer qualquer mudança, pois, claramente, ela alterará o desempenho do veículo em maior ou menor grau.

Além dos pontos discutidos acima, é importante saber que a instalação de rodas de tamanho diferente das originais pode ter impacto no funcionamento do velocímetro e, não menos importante, no odômetro.

Além disso, rodas de tamanho diferente das originais também podem afetar a suspensão, o alinhamento e a rolagem do carro. Nesse ponto, é importante verificar antes de fazer qualquer alteração, pois isso não é apenas uma questão de estética, mas também afeta o funcionamento do carro e a sua segurança e a de outras pessoas.

Quais são os tamanhos de referência?

Há diferentes tipos de carros e caminhonetes e, com eles, diferentes tipos de pneus e rodas. Vamos dar uma olhada em algumas dimensões gerais para os tamanhos indicados para cada tipo.

·         Carros de turismo

Os carros de turismo são aqueles comumente voltados para o uso familiar.

Normalmente, dependendo do modelo, do fabricante e do gosto do proprietário, esses veículos usam aros que variam de 14 a 18 polegadas.

Dentro dessa faixa, as rodas menores, como as de 14, 15 e 16 polegadas, são mais comumente usadas em carros compactos, enquanto as rodas de 17 e 18 polegadas são frequentemente encontradas em sedãs e carros um pouco mais luxuosos.

Quanto ao pneu, toda a informação está detalhada no talão lateral do pneu e, para carros de passeio, o tamanho de pneu mais comum é 205/55R16. Isso significa:

* 205 é o número de milímetros de largura do pneu
* 55 é o número obtido da relação entre a altura e a largura do pneu, ou seja, 55%, por exemplo.
* R indica que o pneu é radial.
* 16 é o diâmetro interno em polegadas.

·         SUV e crossovers

Esses tipos de veículos geralmente vêm com aros que variam de 16 a 22 polegadas. Embora as rodas maiores proporcionem uma aparência melhor e uma direção mais esportiva, elas também podem tornar a direção mais desconfortável.

Os pneus, por outro lado, geralmente são mais altos para garantir melhor desempenho em terrenos irregulares. Embora geralmente não sejam muito diferentes dos carros de passeio, eles costumam ser mais largos e ter uma relação de altura de rodagem mais alta.

·         Caminhonetes e caminhões

Como veículos maiores, as rodas de caminhonetes e caminhões normalmente variam de 16 a 24 polegadas ou mais. Como as caminhonetes e os caminhões estão associados à condução fora de estrada, as rodas maiores tendem a ser mais populares entre os motoristas desses tipos de veículos.

O mesmo ocorre com os pneus, que geralmente são maiores e mais robustos porque precisam suportar mais peso e o impacto de terrenos mais acidentados. Por exemplo, para uma referência comparativa com carros de passeio, os pneus podem ser 265/70R30, ou seja, 265 indica os milímetros de largura do pneu, 70 é a relação percentual entre altura e largura e 17 é o diâmetro interno medido em polegadas.

·         Carros esportivos

Para maior estabilidade e velocidades de curva mais altas, os carros esportivos são equipados com rodas de 18 a 22 polegadas, que, por sua vez, permitem a instalação de discos de freio maiores.

Diferentemente de caminhonetes e caminhões, os carros esportivos são equipados com pneus de perfil mais baixo que garantem maior velocidade máxima e maior aderência. É comum ver 245/40R18 em sua lateral, onde 245 é a largura em milímetros, 40 é a relação entre altura e largura, 18 é o diâmetro interno em polegadas e o R indica radial.

·         Carros off-road

Uma característica desse tipo de veículo é que os aros geralmente são menores para dar espaço a rodas largas que absorvam melhor qualquer possível impacto no terreno. Portanto, é comum ver veículos off-road com rodas de 15 a 17 polegadas.

Por sua vez, os pneus tendem a ter um padrão de banda de rodagem mais agressivo para gerar mais aderência e paredes laterais reforçadas para suportar o impacto de terrenos acidentados.

Dianteira e traseira tamanhos diferentes

Para finalizar

Vimos que nem todos os pneus são iguais para todos os veículos. Dependendo do tipo de carro que você tem e do tipo de condução que faz com ele, você pode escolher o pneu mais adequado. Mas lembre-se de que qualquer alteração que você fizer nas dimensões do pneu certamente afetará o desempenho do seu veículo.

Essas alterações podem ser imperceptíveis, mas também podem representar um risco. Por esse motivo, é aconselhável consultar um mecânico antes de fazer qualquer modificação potencialmente perigosa.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.