Os pneus que a F1 vai usar no GP da Espanha em Barcelona

segunda-feira, 16 de maio de 2022 às 17:33

A Pirelli vai levar os pneus mais duros da gama 2022 para o GP da Espanha, com o C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio. É uma escolha bastante direta – que é a mesma do ano passado, embora usando uma família de pneus totalmente nova – com as demandas do circuito de Barcelona sendo extremamente conhecidas dos testes e corridas anteriores. Isso inclui a longa curva 3 e a curva 9: curvas que colocam muita energia nos pneus.

As equipes estiveram em Barcelona em fevereiro, há três meses, para testes de pré-temporada. No entanto, existem três grandes diferenças a serem consideradas: primeiro, as equipes se concentraram em testar compostos no meio da gama na época, e não os duros; em segundo lugar, as condições meteorológicas eram muito mais frias; e em terceiro lugar, os novos carros estavam em suas especificações de lançamento mais básicas. Os carros evoluíram consideravelmente desde então, e será interessante ver o quanto realmente é essa melhoria com as atualizações mais recentes.

Com Barcelona sendo um circuito muito usado, não haverá uma grande evolução da pista esperada ao longo do fim de semana, graças também a uma agenda lotada de corridas de apoio. As temperaturas devem ser secas e quentes, aumentando as altas exigências impostas aos pneus. A pista em si está inalterada em relação ao ano passado, quando a curva 10 foi modificada, aumentando ligeiramente o comprimento total do circuito.

A estratégia vencedora do ano passado foi a de duas paradas, que é tradicional para Barcelona, com Lewis Hamilton, da Mercedes, triunfando da pole usando uma estratégia de pneus macio-médio-médio. Macio-médio-macio foi a estratégia usada por todos os que completaram a prova de 2º a 8º.

Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli

“É difícil falar algo sobre Barcelona que já não tenha sido dito, pois é possivelmente o circuito mais conhecido do calendário para os pilotos, com seu amplo layout que o torna um local perfeito para testes. Tem um pouco de tudo, com o setor final muito técnico sendo particularmente importante quando se trata de cuidar dos pneus. Como resultado, as equipes terão uma boa oportunidade de avaliar o progresso que fizeram com seus carros desde o início da temporada, embora as condições climáticas sejam muito mais quentes e provavelmente haverá muito mais uso dos pneus duros do que houve nos testes, que talvez sejam a chave para a corrida. No passado, Barcelona era tradicionalmente uma prova de duas paradas, por isso será interessante ver se a nova geração de pneus este ano leva alguém a mirar uma parada única”.

AS - www.autoracing.com.br

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