“Divertido”, “outro nível”: pilotos revelam primeiras impressões do novo Stock Car
sexta-feira, 2 de maio de 2025 às 19:35
Gaetano Di Mauro
A espera chegou ao fim. Na tarde desta sexta-feira (2), o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, foi o cenário do início de uma nova era no automobilismo brasileiro. A BRB Stock Car Pro Series levou à pista, pela primeira vez, a geração de carros SUV, que começa a substituir os sedans depois de 45 anos de história.
Foi exatamente às 16h que Felipe Fraga cruzou a linha do pit-lane e foi o primeiro piloto a andar oficialmente com o novo carro da BRB Stock Car. A bordo do Mitsubishi Eclipse Cross da sua nova equipe, a Eurofarma RC, o mais jovem vencedor e campeão da categoria completou as primeiras voltas e se surpreendeu. “É um carro maravilhoso, nem se compara com o anterior. Você vê que é um carro bem feito, bem montado, muito forte. Não acelerei tudo, mas achei bem legal e dá para sentir que é uma evolução muito grande”.
Foram meses de muito trabalho e desafios, que se intensificaram nos últimos dias em razão de problemas que impediram um maior tempo de pista por parte dos pilotos. Mas o esforço coletivo permitiu que fossem realizadas duas sessões em conjunto, no período da tarde desta sexta-feira, com os competidores registrando as impressões sobre o novo carro da BRB Stock Car.
Novo companheiro de equipe de Fraga, Gaetano Di Mauro foi o primeiro a liderar uma atividade com o novo carro. Com o Mitsubishi Eclipse Cross #11, o paulista aferiu 1min37s442 na melhor das 13 voltas completadas no traçado de 4.309 metros. A marca já é melhor que o melhor tempo estabelecido pela última geração de carros sedan: em 22 de agosto de 2020, Cesar Ramos cravou 1min38s800 com o Toyota Corolla da Ipiranga Racing.
Daniel Serra, que também acelera com Mitsubishi Eclipse Cross, agora correndo com a Blau Motorsport, foi o piloto que mais andou nesta tarde: 19 voltas. O tricampeão registrou o segundo melhor tempo da atividade: 1min38s567. A marca dos três diamantes, que volta ao grid da BRB Stock Car depois de 17 anos, colocou mais dois pilotos no top-5: os companheiros de RCM Motorsport, Ricardo Zonta, terceiro mais rápido, e Bruno Baptista, quarto.
O quinto melhor colocado nesta tarde foi Helio Castroneves. O quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis guia o novo Chevrolet Tracker pela equipe RTR Sport Team. Pouco mais de 12 anos depois da primeira vez em que pilotou um carro da BRB Stock Car em Interlagos, um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro aprovou o novo carro. “Gostei demais!”.
O melhor colocado entre os pilotos que guiam Toyota Corolla Cross nesta temporada é também o mais jovem do grid e um dos estreantes de 2025. Campeão da Stock Light no ano passado, Arthur Gama realiza o sonho de correr na BRB Stock Car com a Full Time Gazoo Racing. Em suas primeiras impressões, o gaúcho de 19 anos se mostrou eufórico: “É um carro muito divertido de guiar.”
A seguir, confira o depoimento de pilotos do grid da BRB Stock Car com as primeiras impressões do novo carro.
Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross): “Minhas primeiras voltas no novo carro da Stock Car foram incríveis. Dei só cinco voltas para aquecer o ‘brinquedo’. Mas é um carro maravilhoso, nem se compara com o anterior. Tudo no lugar, não faz muito barulho de aerodinâmica. Você vê que é um carro bem feito, bem montado, muito forte, primeira e segunda marchas muito potentes com o turbo. E é isso. Ainda não acelerei tudo, mas achei bem legal e dá para sentir que é uma evolução bem grande.”
Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross): “Estou muito feliz de termos entrado na pista pela primeira vez, ter o contato com a equipe nova, foi tudo muito legal. Conseguimos dar um passo em frente com o carro. Mexemos um pouquinho no acerto e me entrosei muito bem com o time. Foi muito bacana. No fim, conseguimos o melhor tempo, mas acho que foi mais um teste para todo mundo. Mas comecei com o pé direito e vou seguir trabalhando e buscar os resultados durante o fim de semana.”
Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker): “Gostei demais. Muito, muito legal. Obviamente, quero agradecer primeiramente à toda a equipe Vicar, à RTR, que tem feito um trabalho excelente. Sou muito grato por tudo isso. As minhas referências sobre a Stock Car em termos de carro são de 2013, mas acho que foi muito bacana conseguir acelerar para entender. Foi muito bacana ter completado algumas voltas e deu para ter o gostinho e esperar por mais amanhã.”
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross): “Andar aqui hoje de Stock Car é um sonho que se faz realidade. Foi muito divertido andar no carro. No fim das contas, tomei esse primeiro treino para me divertir. Curti o momento e sinceramente gostei muito de guiar o carro. Foi um treino para me acostumar um pouco mais com o turbo. Carro muito divertido de guiar, e agora vamos começar a desenvolvê-lo durante a temporada. Entro na melhor hora, com todo mundo começando do zero. Consegui completar boas voltas, e estamos num bom caminho para amanhã.”
Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross): “As primeiras impressões foram positivas. Completamos poucas voltas, mas o que senti é que é outro nível: tem muito mais aderência, muito mais potência que o outro, então creio que, se tudo caminhar para o lado que esperamos, vai ser um show.”
Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker): “É um carro muito gostoso de guiar. Claro, tivemos vários pequenos problemas, ajustes de um primeiro contato quando você vai para a pista. Temos um caminho para evoluir, mas acho que o primeiro dia foi positivo, de muito aprendizado. Agora é fazer a lição de casa para amanhã estar tudo em dia e com todos os carros performando.”
GP ArcelorMittal Interlagos — Levando em conta a introdução da nova geração de carros da BRB Stock Car, a Vicar implementou um formato inédito de etapa neste fim de semana visando proporcionar mais tempo de pista aos pilotos e equipes para adaptação técnica, oferecendo período adicional para refinamento das configurações mecânicas e eletrônicas. A mudança permitirá que pilotos e equipes extraiam o máximo de conhecimento e potencial dos novos carros, o que resultará em maior equilíbrio e segurança. Da mesma forma, os fãs presentes ao autódromo ou que acompanharem as transmissões terão a chance de testemunhar o desenvolvimento técnico desta nova geração, que promete ser um verdadeiro divisor de águas no automobilismo nacional.
As atividades em Interlagos terão sequência no sábado, quando estão reservadas mais sessões de treinos livres e também um dos momentos mais aguardados da jornada em São Paulo: a sessão classificatória que vai definir o primeiro pole position da temporada 2025, às 14h45.
O GP ArcelorMittal Interlagos, corrida que marca a abertura da era SUV da BRB Stock Car, terá 50 minutos mais uma volta de duração, com largada marcada para 12h10 de domingo.
Excepcionalmente para a primeira etapa da temporada, o sistema de pontuação contemplará os pilotos da seguinte forma: o vencedor vai somar 30 pontos para o campeonato, enquanto o segundo colocado vai marcar 29, o terceiro 28 e assim sucessivamente até o 30º colocado. Mesmo quem terminar abaixo de 30º vai marcar um ponto. Somente para a etapa deste fim de semana, o pole não computará os habituais dois pontos de bonificação.
A BRB Stock Car Pro Series terá transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.
Sábado, 3 de maio
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 4
10h15 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
10h45 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
11h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 5
12h25 – Visitação aos Boxes
14h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h45 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
16h05 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 4 de maio
08h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos (50 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
15h35 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
interlagos, sexta-feira, Stock Car
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.