Daniel Serra é o primeiro piloto a repetir vitória na Stock Car em 2015

domingo, 31 de maio de 2015 às 14:00

Daniel Serra

Teve de tudo na rodada dupla da Stock Car em Curitiba, praça que recebeu a principal categoria do automobilismo nacional pela 50ª vez em seus 37 anos de história: um festival de ultrapassagens, estratégias diferentes de pit-stop, disputas intensas, uma boa dose de acidentes e até pilotos acabando a prova praticamente sem combustível.

Nesse cenário, quem se deu bem foi Daniel Serra, piloto do Chevrolet Power Team, vencedor da corrida 1 depois de um intenso duelo com Marcos Gomes. Já a prova que encerrou a programação marcou o triunfo do curitibano Julio Campos com o carro #4 preparado pela Prati-donaduzzi: foi a primeira vitória de um piloto local na cidade e, de quebra, ele assumiu a liderança do campeonato.

“Consegui fazer uma boa largada e subi para segundo na primeira volta. O carro estava muito rápido e fizemos uma estratégia pensando em fazer bem as duas corridas. Na segunda, o carro entrou em modo de segurança (quando o motor passa de uma certa temperatura) e fui obrigado a abandonar. É uma pena, porque a gente tinha tudo para marcar um bom número de pontos. Era para termos tirado uma boa diferença para o líder”, comentou Daniel Serra, que assumiu a quinta posição no campeonato com 60 pontos, empatado com Thiago Camilo, mas à frente pelo critério de desempate que é o número de vitórias (2 a 0).

O competidor do carro #21 esteve bem próximo de subir duas vezes no pódio, por sinal. Depois de terminar a prova 1 em terceiro, o bicampeão da Corrida do Milhão teve pane seca a três voltas do fim, quando brigava novamente dentro do top5. Camilo ainda conseguiu entrar no pit lane e reabastecer, conseguindo pontuar em 12º lugar. “Na primeira corrida meu carro estava muito dianteiro no ‘S’ de baixa, e chegar em terceiro foi até bom. Meu Chevrolet melhorou bastante na segunda corrida e, sem o problema de combustível, eu teria chegado no mínimo em segundo. Uma pena, mas vamos em frente, ainda temos oito etapas pela frente e estamos vivos no campeonato, a equipe provou aqui em Curitiba que tem dois carros muito competitivos”, disse Camilo, destacando também o quinto lugar de seu companheiro, Galid Osman na prova 1, depois de largar da pole (a primeira da carreira do competidor do carro Chevrolet #28).

A exemplo de Camilo, o atual vice-campeão, Átila Abreu, atravessou altos e baixos na pista. Depois de largar muito bem com o Chevrolet #51 saltando de oitavo para quinto, o sorocabano sofreu com problemas de freio e não conseguiu conter o assédio dos concorrentes, fechando a primeira prova apenas em 16º. Na segunda, novamente com uma largada arrojada, Átila entrou no top10 na primeira volta. “O carro não tinha performance, mas por circunstâncias de corrida conseguimos avançar bem. Foi pena ter acabado o combustível no final, caso contrário teria brigado pelo pódio”, disse o piloto.

Já a dupla da equipe Eurofarma, dos campeões Ricardo Mauricio e Max Wilson, teve jornada complicada em Curitiba. O Chevrolet #65 foi abalroado na largada da prova 1, e Max nem sequer pode largar na segunda corrida. Ricardinho também abandonou as duas baterias.

A Stock Car terá sua próxima etapa em Santa Cruz do Sul, dentro de um mês.

Resultado da Corrida 1*:
1) 29. Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – 35 voltas em 49min44s527 (média de 155,99 km/h)
2) 80. Marcos Gomes – Voxx Racing Team – Peugeot – 0s528
3) 21. Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – 9s239
4) 1. Antonio Pizzonia – Prati-donaduzzi – Peugeot – 10s959
5) 28. Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – 16s033
6) 2. Rafa Matos – Schin Racing Team – Peugeot – 16s732
7) 0. Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – 18s397
8) 4. Júlio Campos – Prati-donaduzzi – Peugeot – 19s052
9) 111. Rubens Barrichello – Full Time Sports – Chevrolet – 28s068
10) 77. Valdeno Brito – Shell Racing – Chevrolet – 28s968
11) 70. Diego Nunes – Vogel Motorsport – Chevrolet – 29s055
12) 14. Luciano Burti – RZ Motorsport – Chevrolet – 36s435
13) 83. Gabirel Casagrande – C2 Team – Chevrolet – 37s119
14) 5. Denis Navarro – Vogel Motorsport – Chevrolet – 37s708
15) 88. Felipe Fraga – Voxx Racing Team – Peugeot -38s205
16) 51. Átila Abreu – AMG Motorsport – Chevrolet – 41s635
17) 74. Popó Bueno – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – 44s055
18) 11. César Ramos – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – 45s790
19) 8. Rafael Suzuki – RZ Motorsport – Chevrolet – 59s384
20) 3. Bia Figueiredo – União Química Racing – Peugeot -1min03s749
21) 26. Raphael Abbate – Hot Car Competições – Chevrolet – a 1 volta
22) 73. Sergio Jimenez – C2 Team – Chevrolet – a 3 voltas
23) 25. Tuka Rocha – União Química Racing – Peugeot – a 5 voltas
24) 10. Ricardo Zonta – Shell Racing – Chevrolet – a 9 voltas
NÃO COMPLETARAM:
25) 12. Lucas Foresti – AMG Motorsport – Chevrolet – a 24 voltas
26) 72. Fábio Fogaça – Hot Car Competições – Chevrolet – a 27 voltas
27) 90. Ricardo Maurício – Eurofarma RC – Chevrolet – a 29 voltas
28) 46. Vitor Genz – Boettger Competições – a 33 voltas
29) 18. Allam Khodair – Full Time Sports – Chevrolet – a 33 voltas**
30) 65. Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – Peugeot – não completou
31) 110. Felipe Lapenna – Schin Racing Team – Peugeot – não completou
Melhor volta: Marcos Gomes, 1min19s868 (média de 166,55 km/h)
*Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas
**Excluído por atitude anti-desportiva contra o carro #77

Resultado Corrida 2*
1) 4. Júlio Campos- Prati-donaduzzi – 20 voltas em 27min07s566 (média de 163,46 km/h)
2) 111. Rubens Barrichello – Full Time Sports – Chevrolet – a 0s725
3) 74. Popó Bueno – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – a 18s654
4) 12. Lucas Foresti – AMG Motorsport – Chevrolet – a 19s800
5) 0. Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 19s860
6) 51. Átila Abreu – AMG Motorsport – Chevrolet – a 25s434
7) 11. César Ramos – Cavaleiro Racing Sports – Peugeot – a 25s762
8) 26. Raphael Abbate – Hot Car Competições – Chevrolet – a 26s423
9) 25. Tuka Rocha – União Química Racing – Peugeot – a 27s103
10) 3. Bia Figueiredo – União Química Racing – Peugeot – a 36s007
11) 1. Antonio Pizzonia – Prati-donaduzzi – Peugeot – a 36s412
12) 21. Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 39s366
13) 80. Marcos Gomes – Voxx Racing Team – Peugeot – a 42s249
14) 28. Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 53s494
15) 88. Felipe Fraga – Voxx Racing Team – Peugeot – a 1min00s767**
16) 14. Luciano Burti – RZ Motorsport – Chevrolet – a 1min18s380
17) 70. Diego Nunes – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1 voltas
18) 77. Valdeno Brito – Shell Racing – Chevrolet – a 1 volta
19) 5. Denis Navarro – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1 volta
20) 2. Rafa Matos – Schin Racing Team – Peugeot – a 3 voltas
21) 18. Allam Khodair – Full Time Sports – Chevrolet – a 4 voltas
22) 8. Rafael Suzuki – RZ Motorsport – Chevrolet – a 4 voltas
23) 83. Gabriel Casagrande – C2 Team – Chevrolet – a 5 voltas
NÃO COMPLETARAM:
24) 90. Ricardo Maurício – Eurofarma RC – Chevrolet – a 6 voltas
25) 29. Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 10 voltas
26) 72. Fábio Fogaça – Hot Car Competições – Chevrolet – a 16 voltas
27) 10. Ricardo Zonta – Shell Racing – Chevrolet – a 18 voltas
28) 73. Sergio Jimenez – C2 Team – Chevrolet – não completou
29) 46. Vitor Genz – Boettger Competições – Peugeot – não completou
30) 65. Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – não completou
31) 110. Felipe Lapenna – Schin Racing Team – Peugeot – não completou
Melhor volta: Lucas Foresti, 1min20s148 (média de 165,97 km/h)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas
**Penalizado com o acréscimo de 20 segundos no tempo de prova por atitude anti-desportiva contra o carro #77

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO*:
1) Julio Campos, 87
2) Cacá Bueno, 86
3) Rubens Barrichello, 76
4) Marcos Gomes, 72
5) Daniel Serra, 60
6) Thiago Camilo, 60
7) Max Wilson, 48
8) Ricardo Maurício, 44
9) Allam Khodair, 42
10) Antonio Pizzonia, 41
*Pontuação extra-oficial

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.