Dakar 2014 – Calor, estradas sinuosas e muita pedra marcam estréia da competição

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 às 14:12

Equipe Petrobrás no Rally Dakar 2014

A equipe Mitsubishi Petrobras enfrentou muito calor na primeira etapa do Rally Dakar 2014. Além das altas temperaturas, as duplas Guiga Spinelli / Youssef Haddad e Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin encontraram também um grande público, que marcou presença para acompanhar a passagem dos competidores.

“Estamos satisfeitos com o primeiro dia. Conseguimos o 14º lugar mesmo com dois pequenos contratempos que nos tomaram um tempo significativo, um nos freios e outro no sensor que auxilia a mudança de marchas. Agora é hora de tentar descansar depois de 800 quilômetros entre especial e deslocamento, com muito calor”, comenta Guita Spinelli, piloto do carro 310, que alcançou a 14ª posição.

O trecho cronometrado deste domingo teve 180 quilômetros, entre as cidades argentinas de Rosário e San Luis. Com muitas estradas sinuosas em áreas montanhosas, a primeira prova serviu como prévia do que espera a equipe durante todo o Rally Dakar.

“O primeiro dia foi bastante difícil, com piso cheio de pedras, onde qualquer erro ou saída da pista podia resultar no abandono. Cruzamos com vários carros quebrados. Foi uma quebradeira danada!”, explica Reinaldo Varela, piloto do carro 336, que ficou na 21ª colocação. “Amanhã largaremos mais na frente, a tendência é conseguirmos andar mais rápido”, completa.

Quem fez sua estreia no Rally Dakar foi o navegador Gustavo Gugelmin, que aprovou o desempenho do carro durante o primeiro dia de competições. “O carro está inteiro, mesmo com uma prova bastante difícil, cheia de poeira e muitas pedras. Fiz minha estreia com o pé direito”, comemora o navegador.

A próxima etapa do Rally Dakar será realizada nesta segunda-feira (6), em um trajeto de 433 quilômetros feito entre as cidades de San Luis e San Rafael. Segundo a organização, esse será o trecho mais veloz de todo o Dakar. “O segundo dia será muito diferente, e já contará com as dunas de San Rafael. Elas são altas, escuras, com o piso bem compactado e com uma crista fina. Nunca sabemos o que teremos do outro lado”, conta Youssef Haddad.

Serão mais de 100 quilômetros pelas areias da região de Nihuil que, apesar de serem mais firmes do que as dunas comuns, exigirão técnica dos pilotos e muita atenção na navegação.

Resultados – 1ª etapa – 05/01
1) Carlos Souza / Miguel Ramalho (PRT) – 2h20min36s
2) Orlando Terranova / Paulo Fiuza (ARG) – 2h20min47s
3) Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz (QUA) – 2h21m23s
4) Nani Roma / Michel Périn (ESP)- 2h21m51s
5) Carlos Sainz / Timo Gottschalk (ESP) – 2h24m39s
14) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad – 2h30min24s
21) Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin -2h32min51s

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.