Copa Montana – Gustavo Sondermann tem morte cerebral após acidente em Interlagos

domingo, 3 de abril de 2011 às 18:07

copamontana11-gsondermann-615

O piloto Gustavo Sondermann, da equipe J.Star Racing, veio a falecer, na tarde deste domingo (4), em virtude dos ferimentos causados pelo gravíssimo acidente durante a disputa da primeira etapa da temporada da Copa Montana, em Interlagos (SP). Gustavo Sondermann tinha 29 anos, nascido em 17 de fevereiro de 1982, em São Paulo, deixou duas irmãs, namorada, mãe e pai.

Gustavo Sondermann foi vítima de um grave acidente na curva do café. Após ser acertado três vezes na pista, o carro de Sondermann parou. Rapidamente equipes médicas a serviço da categoria chegaram e começaram os procedimentos médicos adequados.

Segundo entrevista do Dr. Dino Altmann, médico responsável da categoria, Gustavo sofreu trauma crânio-encefálico, parada respiratória e teve de ser reanimado. Após os primeiros atendimentos Sondermann foi transferido para o Hospital São Luiz, no bairro do Morumbi.

No entanto, tudo acabou sendo em vão, já que o piloto de 28 anos teve morte cerebral confirmada após uma tumografia. É a segunda morte no mesmo local: em 2007, Rafael Sperafico perdeu a vida de forma similar, pela Stock Car Light.

Boletim Médico oficial

O Hospital São Luiz informa que o piloto Gustavo Sondermann deu entrada na Unidade Morumbi às 14h25 de 03 de abril, após acidente durante prova automobilística, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O paciente foi transportado para o Hospital São Luiz Unidade Morumbi imediatamente após ser reanimado em pista e receber atendimento médico do próprio hospital no Centro Médico do Autódromo.

Atendido inicialmente pela equipe de emergência do pronto socorro da Unidade Morumbi, Sondermann foi transferido para a UTI. No momento da entrada estava em coma (escala de Glasgow 3), respirando com auxílio de aparelhos.

Após exames clínico, neurológico, funcional e de imagem, foi constatado traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura da primeira vértebra cervical. Frente às lesões apresentadas, foi concluído pela equipe médica que não havia indicação para tratamento cirúrgico.

O quadro neurológico é considerado irreversível.

Dr. Sebastião Cesar de Vasconcellos
Diretor Clínico do Hospital São Luiz – Unidade Morumbi

Dr. Jorge Pagura
Neurocirurgião

Dr. Dino Altmann
Responsável Médico Stock Car

Carreira – Sondermann começou sua carreira no kart aos 16 anos. Em 2007 disputou a Stock Light pela equipe FTS Competições. No ano seguinte foi para a Pauta Racing e disputou ao mesmo tempo a Pick-Up Racing pela equipe Gramacho, onde foi campeão com cinco vitórias em oito etapas. Em 2009, na Copa Vicar, obteve seis vitórias e nove poles ainda pela Gramacho.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.