Comentários de sábado da Stock Car – Tarumã 2023

sábado, 20 de maio de 2023 às 16:15

Stock Car em Tarumã

Thiago Camilo, P1: Tarumã tem um significado muito especial pra mim. Foi aqui que fiz minha primeira pole correndo de carro e conquistei minha primeira vitória, na Stock Light, com 16 anos. Depois fiz minha primeira pole na Stock Car. Hoje a conquista tem um significado ainda maior porque estamos voltando a Tarumã depois de seis anos, com um carro diferente, com pneus diferentes, traçado diferente (sem a chicane da curva 3), e os mecânicos e time de engenharia da Ipiranga Racing fizeram um trabalho fantástico para entender junto comigo as exigências e os detalhes que me permitiram chegar a essa pole position. É apenas a terceira prova do ano com esses pneus, e essa é uma pista muita mais abrasiva que as anteriores (Goiânia e Interlagos), e com curvas muito rápidas e de raio longo, e tivemos que resolver uma equação difícil que é passar do Q1 para o Q2, do Q2 para o Q3, e ter pneus para brigar pela pole. Essa pole também vale dois pontos importantes numa categoria ultracompetitiva como é a Stock Car, e largar na frente é particularmente importante nessa pista, mas é só um primeiro passo. Amanhã temos que acertar novamente a equação entre acelerar e poupar pneus para fazer o máximo possível de pontos nas duas corridas. E também chegar inteiro, porque esse é um autódromo que parece uma pista de rua, no sentido de não permitir erros, com áreas de escape pequenas e muito próximas das barreiras de pneus.

Julio Campos, P3: A gente conseguiu uma bela melhora do segundo treino livre para a classificação. O carro, que estava bem dianteiro, ficou mais equilibrado graças a um trabalho excepcional da equipe. Chegamos bem perto do ideal, melhoramos muito sem perder tração, que era o nosso receio. Um trabalho espetacular da equipe, estão todos de parabéns! Mas os pontos valem mesmo amanhã. Vamos tentar nosso segundo pódio no ano. A gente fez o primeiro em Interlagos, mas tiraram equivocadamente da gente.

Gabriel Casagrande, P5: Estou muito contente de poder terminar em quinto. Eu queria mais, faltou pouco para ficarmos mais à frente, mas é uma boa posição pensando na estratégia de quem quer construir um bom campeonato. Estou bem feliz com o carro mesmo levando os 25 quilos extras do lastro. De todos os que estavam no Q3 o mais pesado sou eu, então fiquei contente com o desempenho e vamos em busca de muitos pontos amanhã. O asfalto aqui é bem abrasivo, a gente sabe que desgasta bastante o pneu, mas está tudo dentro daquilo que a gente já esperava. Não é nenhuma surpresa o que está acontecendo. Claro que amanhã são duas corridas, é mais de 1 hora que o piloto fica dentro do carro e alguns pneus do jogo de quatro pneus vão sofrer bastante se precisarmos fazer as duas corridas, mas tem muita estratégia que pode ser usada. Essa é uma pista que historicamente você não consegue fazer duas corridas muito boas, então focar em uma só talvez seja a chave para esse final de semana.

Cacá Bueno, P6: Estou feliz. Quando eu entrei no Q3, sabia que seria difícil brigar pela pole. Meu carro já tinha dado uma perda de rendimento no Q2. A gente foi mais agressivo no setup de classificação. Funcionou para entrar no Q2. Mas estou feliz, é o primeiro Q3 do ano. A gente tem que seguir melhorando para brigar pela pole também. O carro costuma ir bem de pneus usados. Claro que a gente fez uma estratégia de ser mais agressivo na classificação, que causou um desgaste, mas não é a realidade do nosso carro. Agora vamos voltar ao acerto que usamos na corrida e ver o que a gente consegue fazer. Queremos lutar pelo pódio, mas a realidade é brigar pelo top-10 na primeira corrida, quem sabe um top-5.

Nelson Piquet Jr, P8: Foi bom. Não foi excelente, pois o Q3 seria o ideal. Mas não dá para reclamar. É uma pista difícil, nunca tinha vindo para cá com a Stock Car, fiquei de fora da última etapa. Então, se juntar todos esses pontos, eu acho que largar em oitavo não é ruim. É uma posição boa para marcar pontos nas duas corridas. Agora é pensar no acerto para amanhã e ter uma estratégia boa.

Denis Navarro, P9: A equipe fez um ótimo trabalho, conseguindo colocar a gente no Q2 de novo. Acredito que teríamos potencial para chegar no Q3, mas um errinho na minha volta acabou não dando essa oportunidade. A Cavaleiro está de parabéns. Vamos largar no Top-10 de novo e, pensando na pontuação do campeonato, acho que temos ótimas alternativas amanhã, que será uma corrida de estratégia, para pontuar bem.

Cesar Ramos, P10: Muito longe de ser a posição que eu esperava, principalmente por estar correndo em casa. Na Stock Car cada pequeno detalhe conta, eu fiquei a menos de dois décimos de segundo do Q2. Vamos trabalhar muito de hoje para amanhã, ver onde podemos melhorar, e a expectativa de marcar muitos pontos é grande.

Sérgio Jimenez, P11: Não começamos bem este fim de semana. O carro estava difícil, não tinha aderência. A pista está difícil e os pneus têm pouca aderência, demoram a esquentar. Todos estão com este problema, é possível ver na TV. No meio do segundo treino livre, fomos por outro caminho no acerto do carro e melhorou. Para a classificação, demos uma mexidinha e felizmente fomos pelo lado certo. Ficamos no Top-10 do Q1, foi bem positivo! O desafio na verdade agora é: quanto tempo o carro vai ser rápido na corrida. O pneu está desgastando muito. Vai ser bem inusitado. Não sei o que vai acontecer. Os pneus estão piorando muito conforme as voltas passam, não só para nós, mas para todos. Vai ser bem interessante. Acho que quem gastar menos pneu terá mais sucesso, então vamos trabalhar para isso.

Felipe Massa, P13: Não encaixei a melhor volta para ficar ao menos entre os 10 primeiros, mas o carro melhorou e nos trás uma expectativa positiva para buscar os pontos nas corridas deste domingo. Estou muito feliz pelo Julinho, que vai largar em terceiro. A equipe tem grandes chances de sair daqui de Tarumã com o melhor resultado da temporada.

Arthur Leist, P15: Estou muito feliz pela classificação. Fui bem realista no treino antes da classificação. Fiquei em 20º, com um salto bom de performance, e sabia que, por detalhe, poderíamos estar ou não no Q2. E buscamos esse detalhe, fizemos alterações que ajudaram no meu estilo de guiada. Acho que isso é fundamental. Tenho que agradecer a Texaco Racing, a Full Time e ao Tony Kanaan pela oportunidade. Largando no meio do grid. dá para fazer algumas estratégias na corrida 1, pensando no grid invertido da corrida 2. Ainda não falei com a equipe, mas é isso que a gente deve programar. Vamos ver como vai ser a largada e, se estivermos bem, dá para fazer uma estratégia mais ousada para largar na frente na corrida 2.

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