Comentários de domingo da Stock Car: Curitiba 2021

domingo, 8 de agosto de 2021 às 15:20

Cacá Bueno

Gabriel Casagrande, P3/P2: Estou muito feliz com o desempenho. Contei um pouco com a sorte na largada da segunda corrida e a estratégia no pit stop – de ter trocado um pneu que não é normal a gente trocar, que foi o dianteiro esquerdo para mexer no equilíbrio do carro – resolveu boa parte dos meus problemas da pilotagem. Foi um domingo muito legal e eu espero que todos tenham gostado tanto quanto eu. Além disso, foi um baita presente de dia dos pais para o meu pai, que estava lá comigo. Isso é o que me deixa mais feliz, ter ele junto, comemorando, ainda mais num dia como esse. Abrimos muitos pontos do terceiro, e arrisco dizer que estamos firme na briga pelo título e que ela vai ficar entre nós dois, se Deus quiser. Que a gente possa seguir brigando, fazendo o nosso trabalho da melhor forma, para chegar na última etapa com chances reais de ser campeões.

Felipe Lapenna, P5/não terminou: Inacreditável… Uma pena o que aconteceu na corrida dois. A gente tem certeza que neste ano nós vamos conseguir um pódio ou uma vitória. Mas também não podemos esquecer da primeira corrida, que foi um P5 na prova principal. Eu estou muito feliz, estou animado. Claro que a gente fica frustrado por essas duas voltas, mas isso mostra que estamos no caminho certo e o quanto a equipe evoluiu nessas últimas etapas. Somos uma equipe e isso acontece. Agora vamos com tudo para a próxima.

Marcos Gomes, P6/P7: Perdi tempo atrás de alguns adversários na segunda prova e avançamos menos do que havíamos projetado. Mas foi um bom desempenho na média e nos dá confiança de que estamos no caminho certo.

Cacá Bueno, P9/P4: Foi uma etapa em que a equipe fez um bom trabalho com o carro e pudemos ser competitivos mais uma vez. Uma pena que um toque na saída do pitstop da corrida 1 e fez com que eu perdesse desempenho nas curvas de baixa velocidade, mas principalmente afetou também minha largada na corrida 2. Consegui recuperar e o resultado na corrida 2 nos trouxe bons pontos para a classificação também, acredito que podemos seguir evoluindo nas próximas etapas. Fica aquele gostinho de que queremos mais, já que o pódio ficou muito perto, mas já é uma boa evolução e vamos seguir trabalhando com tudo. Tivemos algumas etapas difíceis e nos últimos dois finais de semana estivemos mais competitivos. Acredito que a gente esteja em uma crescente legal e espero que o pódio venha novamente nas próximas etapas. O objetivo com certeza é esse, então vamos com tudo.

Átila Abreu, P10/P1: Nem em sonho eu seria capaz de imaginar que depois de sete corridas na equipe estreante teríamos duas vitórias! Foi uma corrida muito especial e dedico ao meu pai, João Abreu. Ontem acertei um vácuo muito bom no Q1, no Q2 não consegui o melhor posicionamento mas sabia do nosso potencial. O plano era manter a corrida 1 entre os dez e lutar pela vitória na 2 e vinha confortável para isso até a janela de pits, quando cometi o erro de deixar o carro apagar. Voltamos para pista e tinha ritmo para recuperar, terminando em décimo. Mas já apresentava alguns problemas de freio e não conseguia combater o Lapenna. Depois do pit eu fiquei surpreso com o tanto que ele saiu na minha frente, mas tratei de pensar na minha prova. No fim eu tinha ainda três pushes e sabia que ele não tinha, mas com o problema de freio não ia ser possível atacar. Inclusive quase rodei na última volta por causa disso. Ele fez uma corrida muito bonita e sinto pelo problema no fim, que acho ter sido pane seca. O meu time trabalhou muito desde a etapa passada aqui em Curitiba e o esforço foi recompensado com mais um troféu.

Nelsinho Piquet, P12/P19: Foi um fim de semana que tivemos uma melhora de performance, seguimos desenvolvendo o carro e fizemos bons pontos. Agora vou virar a chave para o Rally dos Sertões e daqui seis semanas voltamos com tudo para a Stock Car.

Bruno Baptista, P13/P11: As corridas foram muito difíceis, principalmente a segunda, muito disputadas, com muitas ultrapassagens e muitos toques, com os carros andando muito mais próximos do que em circuitos mistos. É complicado andar enroscado ali no pelotão intermediário. Mas conseguimos somar 20 pontos e continuamos em sétimo lugar no campeonato, vivos na disputa.

Denis Navarro, P14/P3: Largamos lá atrás, bati na primeira corrida, então conseguir um pódio é praticamente uma vitória para a equipe. O carro estava ótimo e a equipe fez um belo trabalho de estratégia.

Guga Lima, P16/não terminou: Final de semana meio complicado. Tivemos problema com os freios, que alterava o equilíbrio sozinho. Na classificação a gente foi atrapalhado por uma bandeira vermelha, porque vínhamos com parciais que fechariam uma volta que nos colocaria no Q2. Foi uma pena porque isso nos prejudicou e nos fez largar atrás e visando uma estratégia para a segunda corrida. Ganhamos dez posições na primeira, e na segunda, infelizmente, tive um furo de pneu na parte final da corrida, e isso impediu que concretizássemos o nosso plano. Uma pena, mas vamos para a próxima.

Pietro Fittipaldi, P17/P8: Foi bem legal, queria agradecer demais ao convite da Texaco, Full Time, Toyota Gazoo Racing e Vicar para a missão de substituir meu amigo Tony Kannan hoje na Stock. A corrida foi uma loucura, na primeira largada eu fiquei entalado por dentro do pelotão e perdemos muitas posições, mas viemos recuperando. Então a gente veio em um ritmo passando carro atrás de carro. O meu dashboard do cockpit parou de funcionar em um momento, então eu não sabia em que marcha eu estava, quantos fan pushs eu ainda tinha. Mas foi muito legal essa estreia e estou feliz pelo resultado que conquistamos, além de ter cravado a volta mais rápida do final de semana ontem. Estou muito feliz por essa estreia na Stock Car. É muito especial ser o terceiro piloto da minha família a correr nesta categoria tão competitiva e só tenho a agradecer pelo convite da Full Time, Toyota, Texaco e Vicar. O traçado do anel externo de Curitiba trouxe uma dinâmica muito legal para as corridas e gostei bastante da experiência. Muito obrigado a todos pela torcida.

Dudu Barrichello, P18/P9: Foi muito legal, mais uma grande experiência. A primeira corrida foi boa, ganhamos várias posições. Na segunda corrida eu fiz uma grande largada, ganhei sete posições e fiquei com uma estratégia box muito boa, minha equipe fez um belo trabalho. No geral foi um dia muito bom e no final da corrida eu estava me divertindo muito na disputa com grandes pilotos, valendo o nono lugar. Eu só tenho a agradecer a equipe, meu pai e meus patrocinadores por tudo isso que aconteceu.

Ricardo Zonta, não terminou, P10: Na verdade estamos em terceiro no campeonato, porque recuperamos seis pontos da punição de Goiânia na Justiça Desportiva, mas não sei quando vão publicar atualizada a classificação. Agora sobre a etapa: foi um fim de semana ruim, com muitos problemas. No quali o assoalho soltou inteiro e isso me impediu de classificar o carro. Na corrida 1 vários pilotos tiveram contato à minha frente no final da reta e eu saí da pista para evitar o acidente mas lá fui atingido por outro carro, o que quebrou minha roda. Na corrida 2, de novo o pessoal ficou se batendo, mas deu para salvar alguma coisa. Achei um pouco inseguro correr no anel externo, porque a prova é basicamente troca de push-to-pass, sem muita pilotagem. Mas deu para salvar alguma coisa no fim.

Beto Monteiro, não terminou, P12: Mais uma vez tive que fazer uma corrida de recuperação. Infelizmente estávamos naquela confusão da corrida 1, que tirou pelo menos seis pilotos, e tivemos que reformar o carro inteiro para poder alinhar no grid para a segunda prova. Trocamos radiador e outras peças urgentes. Mesmo com o carro avariado e com essas dificuldades, consegui terminar na 11ª colocação. Foi quase um top-10 e marcamos pontos importantes para buscar o título de melhor estreante neste ano na Stock Car, com grandes nomes de referência no automobilismo internacional. Estou feliz, claro que poderia ter sido um final de semana melhor, mas no fim das contas foi muito bom conseguir esse 11º lugar mesmo com essa dificuldade de ter sido envolvido em um acidente que não tinha como eu ter escapado na curva 1. Vamos seguir trabalhando para conquistar bons resultados nas próximas etapas.

Felipe Massa, não terminou, P13: Foi uma etapa bem difícil. Fui tocado e saí rodando na curva 2 logo depois da largada da primeira corrida. Na segunda, larguei praticamente em último e ainda cheguei em 13º, salvando uns pontinhos. Mas, sem dúvida, foi um resultado ruim, pensando no que poderíamos ter feito, já que tínhamos um carro competitivo. Faz parte do aprendizado desse meu primeiro ano e vamos continuar evoluindo.

Cesar Ramos, não terminou, P14: Fiz uma largada conservadora, mas outros não fizeram. Fiquei ensanduichado e acabei na grama, com um pneu furado.

Thiago Camilo, não terminou: Poderia ter ido mais para a frente, mas tinha muita gente com muitos botões de ultrapassagem e na mesma situação que eu, então fiquei trocando pushes com esses adversários e galguei o máximo de posições possível. Temos mais de um mês até próxima etapa (dia 19 de setembro, em Goiânia), e vamos trabalhar duro para voltarmos mais fortes e tentar reentrar na briga pelo campeonato.

Galid Osman, não terminou: É uma pena. Viemos de uma semana nesta mesma pista, com as mesmas curvas e fomos até o Q3 na etapa anterior. Agora estamos sofrendo um pouco nas retas… O carro até melhorou no quali e faltou muito pouquinho para atingir o Q2. Vamos largar de 22º e fazer uma corrida de recuperação amanhã. Acabei coletado pela batida no começo e isso danificou meu carro. O time fez um grande trabalho para recuperar tudo a tempo de me devolver para pista na corrida 2, mas o radiador havia sido danificado e o carro começou a aquecer demais. Parabenizo a Shell V-Power por mais uma vitória e voltaremos mais fortes em Goiânia.

Julio Campos, não terminou: Destruíram nosso carro na largada da primeira corrida. Na segunda, ainda tava fazendo uma corrida ok, mas aí toquei em outro carro, o capô levantou e precisei parar no box para consertar. Daí pra frente, botei pneus velhos e fiquei na pista apenas para terminar a corrida mesmo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.