Com primeira vitória na F-Truck, Régis Boessio assume liderança do Sul-Americano

segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 16:41
F Truck taruma 2 Estreantes

F-Truck

Pela segunda vez em 2013, a Fórmula Truck vê um piloto ocupar o degrau mais alto do pódio pela primeira vez. Quem comemorou a vitória inédita neste domingo (19) foi o gaúcho Régis Boessio, que alcançou na penúltima das 23 voltas do GP Aurélio Batista Félix a liderança e a vitória na terceira corrida do ano. O evento reuniu público estimado em cerca de 50.000 pessoas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE).

A corrida pernambucana contou pontos pelos dois campeonatos da Fórmula Truck. No Brasileiro, o paulista Paulo Salustiano manteve-se líder com o segundo lugar neste domingo. Foi a 70 pontos, apenas um à frente do vice-líder Boessio, que assumiu a primeira posição na tabela do Sul-Americano, agora com 43 pontos, dois a mais que o adversário paulista. Wellington Cirino, que enfrentou problemas, é terceiro nas duas competições.

Segundo no grid, Boessio perdeu uma posição na largada e só voltou à vice-liderança da corrida após a intervenção programada do Pace Truck, com a parada de Cirino nos boxes. Na penúltima volta, percebendo que o pole e líder Leandro Totti enfrentava dificuldades com a queda de rendimento do caminhão da MAN Latin America, Boessio intensificou sua pressão, assumiu a liderança e tornou-se o 24º piloto a ganhar uma corrida na categoria.

“Superação”, respondeu, quando solicitado a definir a vitória em uma única palavra. “Tive um fim de semana difícil na equipe, no evento. Para mim, a ficha ainda não caiu. Está tudo igual, nada mudou. Daqui a pouco vou me dar conta de que venci uma corrida”, disse. “No fim, eu aumentei o risco na minha pilotagem, passei a acreditar mais. Percebi que o Totti tinha problemas e sabia que tinha de estar perto para aproveitar. Deu certo”, resumiu.

A liderança do Sul-Americano e a vice-liderança do Brasileiro, nos dois casos em duelos equilibrados com Salustiano, não iludem Boessio. “Essa é a primeira vez que começamos o ano lutando pelo títulos, é só o começo, ainda tem muita coisa para acontecer. Acho que os pilotos a serem batidos daqui em diante são os pilotos dos caminhões MAN, que virão muito fortes”, anteviu. “Se quisermos algo em termos de campeonato, teremos de evoluir muito”.

Salustiano, que ultrapassou Totti na linha de chegda, disse-se muito satisfeito. “Foi difícil acertar o caminhão aqui. No fim, fiquei feliz por conseguir ultrapassar. Não pelo problema do Totti, mas por passar. Corrida é assim, isso já aconteceu comigo, hoje foi com ele”, falou o piloto da ABF Racing Team. “Eu tive de administrar bastante a temperatura do motor, já estava tirando o pé (do acelerador) nas retas para refrigerar o motor”, revelou o líder do Brasileiro.

Totti, que em Caruaru conquistou sua quinta pole-position, liderou 21 das 23 voltas da corrida. “Trabalhamos duro durante o fim de semana todo e fomos recompensados, com muitos pontos. Estou feliz”, resumiu. O piloto da MAN Latin America teve problemas após passar sobre uma zebra da pista e ter rompido o reservatório de água do sistema de freios. “No fim, eu freava na linha de chegada para conseguir para no fim da reta”, contou.

Representante pernambucano na Truck, Beto Monteiro foi quarto. “Na verdade, é um resultado que me deixa muito feliz. Eu tive problemas desde os treinos com o catalisador. Corri com medo do catalisador me deixar pelo meio do caminho”, admitiu o piloto da Scuderia Iveco. “No fim comecei a perder potência por causa disso, mas consegui levar até o fim e deu pódio. Fora isso, o caminhão é muito forte, é para disputar vitórias”, avalizou.

O goiano Leandro Reis levou o Scania da Original Reis Competições ao pódio pela segunda vez consecutiva, em quinto. “Para a nossa equipe, um pódio é vitória. Nós temos um problema sério de orçamento, e é lógico que isso dificulta qualquer meta”, admitiu. “Na corrida, eu sabia que estava em quinto e que tinha um lugar no pódio, mas a cabeça era de chegar mais à frente. Todo piloto acha que pode sempre chegar mais à frente”, comentou.

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.