Circo da Formula 1 já se prepara para a próxima temporada

quinta-feira, 29 de novembro de 2018 às 13:14

Fórmula 1

O ano ainda nem acabou, mas as negociações para a temporada 2019 estão a todo vapor. O inglês Lewis Hamilton conquistou seu quinto título de forma brilhante. Pilotando sua Mercedes, o atual campeão mostrou superioridade durante toda a competição e se tornou o novo pentacampeão, igualando a marca de Juan Manuel Fangio.

Com contrato até 2020, Hamilton é a principal estrela da Mercedes para a próxima temporada. Esta parceria já rendeu quatro títulos. Seu companheiro de equipe volta a ser Valtteri Bottas, que mesmo com desempenho abaixo do esperado, continuará no ano que vem. A equipe alemã ainda sente falta de Nico Rosberg, campeão em 2016 e hoje aposentado.

Os melhores pilotos têm vaga garantida e novatos buscam conquistar seu espaço. O momento é de dança das cadeiras no Circuito Mundial e o mercado aguarda definições para fazer suas apostas.

Vettel outra vez

A temporada 2019 de Fórmula 1 promete mais uma disputa acirrada entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari é o atual vice-campeão e já “incomodou” o inglês por várias vezes neste ano. Tetracampeão da Fórmula 1, o alemão espera retomar uma melhor performance em 2019 e para isso acredita em melhorias no seu carro. Ele ressaltou a importância de toda a equipe estar focada para melhorar o desempenho na próxima temporada.

O companheiro de Vettel para 2019 é o monegasco Charles Leclerc. O piloto de 21 anos é uma promessa, já que disputou sua primeira temporada pela Sauber este ano. Apesar de novato, Leclerc já faturou títulos importantes em categorias de acesso como a Fórmula 2 em 2017.

Dê olho na Red Bull na próxima temporada

Os momentos de glória de um passado não muito distante servem de inspiração para a Red Bull continuar o trabalho bem feito e surpreender na temporada 2019. Para isso, a equipe contará outra vez com o seu principal piloto, o jovem Max Verstappen, de apenas 21 anos. Apesar de pouca idade, o holandês já tem cinco vitórias em 81 corridas disputadas. A primeira aconteceu quando ele tinha apenas 18 anos, no GP da Espanha, em 2016. Na última temporada, Verstappen venceu duas corridas, Áustria e México, com direito a 11 pódios no ano. Seu companheiro será Pierre Gasly, francês oriundo da Toro Rosso.

Novas experiências em 2019

A próxima temporada também promete ser especial para alguns pilotos veteranos da Fórmula 1. O destaque fica por conta de Kimi Raikkonen, que tentará a sorte com o carro da Sauber que busca a redenção com uma equipe mais modesta. Aos 39 anos, o “homem de gelo” disputa sua 14ª temporada da F1 e tem um título mundial (2007) e 21 vitórias na carreira.

Quem seguirá os mesmos passos é Daniel Ricciardo. Companheiro de Max Verstappen na Red Bull na última temporada, o australiano de 29 anos terá a missão de pilotar a Renault no ano que vem. Ele será o primeiro piloto da escuderia francesa, que aposta em seu talento para conseguir voltar ao lugar mais alto do pódio. Em 147 provas disputadas, Ricciardo venceu sete, todas com a Red Bull.

Robert Kubica

O retorno de Kubica

Uma das grandes novidades da próxima temporada é sem dúvida o retorno de Robert Kubica à Formula 1. Depois de oito anos ausente da maior competição do automobilismo, o polonês retorna para pilotar a Williams em 2019. A notícia foi muito comemorada pelos companheiros de grid, que já consideram Kubica um campeão após tudo que passou.

Para quem não se lembra, Kubica sofreu um grave acidente em fevereiro de 2011, que o deixou de fora das corridas por um bom tempo. O polonês bateu durante uma prova de rali na Itália e teve múltiplos traumatismos no braço, na perna e na mão, que correu o risco de ser amputada. Aos poucos, ele foi se recuperando, mas nunca cogitou retorno, já que sua recuperação foi bem difícil. Nesta temporada, assumiu como piloto de testes da escuderia e seu desempenho surpreendeu os ingleses que o contataram como piloto titular. Kubica disputou cinco temporadas na F1 e obteve uma vitória. Antes do acidente, defendia a Renault e era visto como promessa na categoria. Hoje, com 33 anos, ele encara esta oportunidade como um desafio. “Foi um duro caminho para retornar à Fórmula 1, mas o que parecia quase impossível começa a virar realidade. Estou entusiasmado de poder dizer que estarei no grid da Fórmula 1 em 2019”, disse o polonês.

Brasil volta a ter representante na Fórmula 1

A equipe Haas anunciou oficialmente a contratação do brasileiro Pietro Fittipaldi como piloto de testes da escuderia na próxima temporada. O piloto, que nasceu em Miami, mas defende o Brasil, terá sua primeira oportunidade na maior categoria do automobilismo. O talento está no sangue. Pietro é neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1. O piloto já fez seu primeiro teste com o carro de 2018 nos treinos para o GP de Abu Dhabi, o último da temporada. Ele agradou o novo chefe, o italiano Gunther Steiner, responsável pela contratação do brasileiro. Com a vinda de Pietro, cresce a expectativa do país ter novamente um piloto entre os titulares em 2020.

Últimas vagas

Ainda tem vaga para a temporada 2019. Alexander Albon ocupará o segundo assento na Toro Rosso e será companheiro de equipe do russo Daniil Kvyat. Lance Stroll, da Force India, também foi confirmado como segundo piloto da escuderia.

Formação de pilotos para 2019

Mercedes
Lewis Hamilton
Valtteri Bottas

Ferrari
Sebastian Vettel
Charles Leclerc

Red Bull
Max Verstappen
Pierre Gasly

Renault
Daniel Ricciardo
Nico Hulkenberg

Haas
Romain Grosjean
Kevin Magnussen

McLaren
Carlos Sainz
Lando Norris

Sauber
Kimi Raikkonen
Antonio Giovinazzi

Williams
George Russell
Robert Kubica

Force India
Sergio Perez
Lance Stroll

Toro Rosso
Daniil Kvyat
Alexander Albon

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.