CBA vai instaurar inquérito para analisar polêmica na Stock Car

sexta-feira, 4 de março de 2016 às 8:15
Cacá Bueno

Cacá Bueno

A Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA – informa que será instalada no próximo dia cinco de março de 2016, no Autódromo Internacional de Curitiba (PR), por ocasião da realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car 2016, a Comissão de Inquérito instituída pela Portaria CBA número 02/2016, de primeiro de março de 2016, para apurar eventuais irregularidades nas atividades técnicas praticadas por oficiais de pista em provas do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

A Comissão será presidida pelo piloto Felipe Giaffone, indicado pela Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo – ABPA – , e composta ainda pelo piloto Francisco Adolpho Serra (Chico Serra) e pelo piloto e Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Espirito Santo, Robson Duarte.

A Comissão terá prazo máximo de 30 dias, a contar de sua instalação, para apresentar relatório final conclusivo.

Matéria coloca em cheque credibilidade de comissários da Stock Car

Matéria, publicada em 29 de fevereiro de 2016, no jornal Folha de S. Paulo, pela jornalista Paula Cesarino Costa, intitula-se: “Troca de mensagens põe em xeque isenção de fiscais da Stock Car”. A matéria informa que a Folha de S. Paulo “teve acesso a uma troca de mensagens, por WhatsApp de um grupo de comissários e auxiliares que atua no circuito”.

Nas conversas, a que a Folha de S. Paulo diz ter tido acesso, os comissários supostamente fariam ameaças de desclassificar pilotos e se vangloriariam de já o terem feito.

A matéria se refere especificamente ao auxiliar Ygor Dias, ao Comissário Técnico Clóvis Matsumoto e aos pilotos Cacá Bueno, Xandinho Negrão e Átila Nunes.

A CBA informa que, provisória e preventivamente, resolveu afastar os oficiais de pista citados na matéria e abrir inquérito administrativo para apurar supostas irregularidades, além de encaminhar a matéria jornalística para a Procuradoria do STJD do Automobilismo, ante a gravidade do narrado.

Segundo a CBA, os auxiliares e comissários técnicos não têm o poder de desclassificar ou de tirar pontos de qualquer piloto. Eles, os comissários técnicos, elaboram um relatório técnico, emprestando conformidade ou desconformidade ao veículo de competição diante do regulamento técnico da categoria.

As vistorias técnicas são realizadas, de ofício, pelos comissários técnicos ou por reclamações de pilotos ou de equipes concorrentes, na forma do Código Desportivo do Automobilismo e, em qualquer hipótese, são acompanhadas, pessoalmente, no local em que os carros são vistoriados, por membros da equipe proprietária do veiculo, inclusive pelo piloto, se assim o desejar.

Os regulamentos técnicos das categorias são objetivos, não se prestando, em regra, a interpretações divergentes.

Os Comissários Desportivos, com base nos relatórios elaborados pelos Comissários Técnicos, na presença dos membros das equipes, têm o poder de punir os pilotos, inclusive com perda de pontos.

A CBA, em levantamento realizado a partir de janeiro de 2009, garante que nenhum piloto veio a ser punido pelos comissários desportivos, com base em relatório dos comissários técnicos, e, portanto, nenhum piloto deixou de ser campeão em virtude de punições dos comissários da CBA.

Nota Oficial – Stock Car

A Vicar Promoções Desportivas S/A, empresa organizadora da Stock Car, vem a público esclarecer:

1-) Os comissários técnicos e desportivos que trabalham nos eventos são vinculados ao órgão regulador do esporte motor no Brasil, que é a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), entidade que por sua vez responde internacionalmente à Federação Internacional do Automóvel (FIA);A Vicar Promoções Desportivas S/A, empresa organizadora da Stock Car, vem a público esclarecer:

2-) Qualquer punição aplicada a piloto ou equipe baseia-se nos regulamentos técnico e desportivo, ambos disponíveis para consulta no site oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo, não cabendo à Stock Car ou à Vicar acesso e tampouco responsabilidade sobre qualquer tipo de ação por parte dos comissários e seus auxiliares;

3-) As punições técnicas seguem o estabelecido pelo regulamento técnico da categoria, instrumento que dá as diretrizes exatas e que por isso impede a subjetividade na tomada de qualquer decisão na aplicação dos mesmos;

4-) A Vicar Promoções Esportivas julga lamentável a atitude dos comissários técnicos reportados em matéria publicada na Folha de S. Paulo (em 29/02/2016) e comunica que os comissários e auxiliares citados na reportagem não representam a Stock Car, e sim a CBA. Fomos informados pela entidade de que os mesmos serão afastados até a conclusão das investigações, atitude que apoiamos;

5-) Segundo a Vicar foi informada, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) instaurou sindicância para apurar os fatos.

EB - www.autoracing.com.br

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