Carros de rua – S5 com três versões esportivas completa linha A5 da Audi no Brasil

quinta-feira, 26 de julho de 2012 às 19:42

Audi A5 CabrioletA Audi está lançando no Brasil a linha esportiva do A5, o novo Audi S5 – nas versões Sportback, Coupé e Cabriolet. O motor 3.0 TFSI V6 de 333 cv de potência e 440 Nm de torque agora é utilizado em toda a linha de modelos S5 – no S5 Sportback, no S5 Cabriolet e no S5 Coupé. Na versão cupê, o propulsor substitui o V8 4.2 litros. Com o motor V6 equipado com compressor mecânico Roots o consumo de combustível foi reduzido em 20%, com média de 12,35 km/l. O resultado também tem desempenho superior: o S5 Coupé acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos; o modelo Sportback em 5,1 segundos; e o Cabriolet em 5,4.

O câmbio S tronic de sete velocidades é de série em todos os três modelos, assim como a suspensão esportiva, auxiliada por amortecedores controlados eletronicamente; a tração integral quattro; a direção dinâmica; e rodas de liga leve de 18 polegadas. Os novos Audi S5 chegam com os seguintes preços: Sportback por R$ 355.900; Coupé por 360.900; e Cabriolet por 387.900.

Audi S5 Sportback: esportividade particularmente elegante

Nos novos modelos, a sigla “S” significa esportividade e também eficiência elevada – características presentes no DNA da marca Audi. O novo Audi S5 Sportback, um cupê de cinco portas alimentado por um eficiente motor V6, carrega a letra S aliando alto desempenho a comodidade, conforto e espaço, tornando o modelo o mais versátil de sua categoria. A esportividade e a praticidade caminham lado a lado no novo Audi S5 Sportback, modelo inédito no mercado brasileiro, que chega com preço de R$ 355.900.

Potência e controle

O motor que equipa o Audi S5 Sportback é o 3.0 TFSI V6, que gera potência máxima de 333 cv entre 5.500 e 7.000 rpm. O torque máximo é de 440 Nm, disponível dentro da faixa de rotação entre 2.900 e 5.300 rpm. O propulsor garante ainda mais potência e desempenho à versão esportiva do A5 Sportback, originalmente equipada com um 2.0 TFSI de 211 cv e 350 Nm de torque (no modelo Ambition). Um inovador sistema de supercompressão, acionado mecanicamente com intercooler, é utilizado para transformar o motor de seis cilindros em uma usina de força compacta e com consumo moderado.

O esportivo é equipado com o câmbio S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem, que pode ser operado no modo automático – com trocas mais rápidas do que em uma transmissão convencional – ou no modo manual, por meio de shift paddles  no volante multifuncional.

O resultado é um desempenho que promete agradar os motoristas que preferem andar na frente: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Para garantir total controle, o veículo conta com a segurança e a tecnologia da tração integral quattro de série, que, em situações normais, distribui o torque para as rodas em 40% para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro, aumentando a eficiência dinâmica do veículo. O modelo vem ainda equipado, de série, com suspensão esportiva e direção dinâmica.

Outro destaque para melhor dirigibilidade e eficiência é o Audi Drive Select, item de série que oferece ao motorista quatro modos de condução: Comfort, Dynamic, Auto e Individual. O sistema possibilita selecionar o modo de condução mais atraente, modificando características de direção, acelerador, câmbio e módulos de controle do amortecimento.

Além de versátil e potente, o novo Audi S5 Sportback é econômico: graças ao sistema de injeção direta de combustível, o veículo tem média de consumo combinada (cidade-estrada) de 12,35 km/l. As emissões de CO2 também são reduzidas: 190 g/km na medição combinada cidade-estrada.

Design esportivo e elegante

O desenho do novo Audi S5 Sportback deixa evidente as intenções esportivas, a começar pelas rodas de liga leve de 18 polegadas (com pneus 245/40), com pinças de freio que levam a logomarca S do carro. Os retrovisores externos, eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos (com função antiofuscamento automática e memória), ganharam capa em alumínio, para se diferenciarem do modelo convencional.

Outros diferenciais são o spoiler traseiro, o acabamento das soleiras das portas em estilo exclusivo S, para-choques esportivos, escapamento duplo e ovais em ambos os lados, saídas de ar redesenhadas e frisos decorativos brilhantes. Para completar o apelo esportivo, o modelo recebeu o logotipo “S” nas laterais dianteiras, na traseira e na grade frontal.

Na frente, destaque para os faróis bi-xenônio, com faixa de LED, que conferem ao modelo uma aparência inconfundível. A montadora oferece ainda faróis com ajuste automático de altura e um par de eficientes faróis de neblina.

Na traseira, lanternas com tecnologia LED redesenhadas são um verdadeiro atrativo para os olhos e combinam o aspecto dinâmico do veículo com uma traseira bem definida. O S5 Sportback pesa 1.745 kg; tem 4,71 m de comprimento; 1,85 m de largura; e 1,38 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,81 m e a capacidade do porta-malas é de 480 litros.

Interior diferenciado e sofisticado: mais conforto e conveniência

A esportividade também está bastante presente no lado interno: a começar pelo volante esportivo multifuncional em couro, de três raios com shift paddles, passando pelo acabamento em alumínio escovado fosco e chegando aos bancos esportivos da linha S, com ajustes elétricos, que permite melhor posição de dirigir.

Os ocupantes de trás também se sentem em um esportivo, graças ao banco traseiro bipartido, e não inteiriço. O revestimento dos bancos é em couro Napa Fina, com emblema S5 gravado em baixo relevo na dianteira. O banco do motorista é memorizável. O modelo vem ainda equipado com computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro, ar-condicionado automático e sensor de luz e chuva.

O S5 Sportback permite uma configuração exclusiva do acabamento interno, com a escolha da cor dos bancos, onde o preto pode predominar ou ser combinado com vermelho, cinza e marrom. Para o exterior são 12 opções de cores: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano, Prata Prisma e Azul Estoril.

Tecnologia e Segurança

Além da esportividade, a Audi aposta em tecnologia e segurança para oferecer a melhor experiência ao dirigir. Nesse quesito, destacam-se os airbags laterais dianteiros e de cabeça, o programa de estabilização eletrônica (ESP), além de freios ABS de última geração, suspensão esportiva e direção dinâmica. O modelo vem ainda com sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico e com travamento central com controle remoto à distância.

Sistemas de informação e entretenimento

Entre os equipamentos de entretenimento, o S5 Sportback oferece aos ocupantes Audi Music Interface,com DVD Player, rádio com MMI (Multi Mídia Interface) com sistema de navegação, Bluetooth e sistema Bang & Olufsen, que proporciona uma experiência auditiva única aos ocupantes do carro.

Audi S5 Coupé: aceleração abaixo de 5,0 segundos

O novo Audi S5 Coupé tem silhueta fascinante, com linhas alongadas nas seções laterais e teto liso. As rodas de liga leve de 18 polegadas, com logo S5 nas pinças de freio frontal que cintilam através dos raios das rodas, reforçam a sua esportividade. O modelo chega ao mercado brasileiro custando R$ 360.900.

A dianteira do cupê de duas portas ostenta a recém-desenhada grade singleframe Audi, com logo S5 e faróis de neblina com contornos aluminizados e faróis bi-xenônio com faixa de LED.

Mais leve (1.675 kg) e um pouco menor (4,64 m de comprimento e 1,36m de altura, com entre-eixos de 2,75 m) que a versão Sportback, o S5 Coupé com a mesma motorização da família acelera mais rápido: faz de 0 a 100 km/hora em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima, de 250 km/ hora, é limitada eletronicamente. Igual ao Sportback, o consumo combinado de combustível é de 12,35 km/litro e o valor combinados das emissões de CO2, de 190g/km.

Além dos equipamentos que já fazem parte do modelo Sportback, a versão Coupé ganhou teto solar panorâmico elétrico Open Sky. São 11 opções de cores externas: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano e Azul Estoril

Audi S5 Cabriolet: feito para ir além

Um alto grau de esportividade, graças à silhueta alongada do novo Audi S5 Cabriolet, ficam evidentes no design exterior do modelo conversível, equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas (com pneus 245/40). São 10 opções de cores externas: Preto Brilhante, Branco Ibis, Cinza Monsão, Azul Luar, Prata Gelo, Branco Geleira, Cinza Lava, Preto Fantasma, Vermelho Vulkano, Vermelho Misano. O modelo chega ao Brasil com preço de R$ 387.900.

Equipado com o mesmo motor que o Sportback e o Coupé, esta versão acelera de 0 a 100 km/hora em 5,4 segundos, com máxima de 250 km/hora, limitada eletronicamente. O consumo combinado (cidade-estrada) é pouco diferente dos outros modelos: 11,7 km/l, e os valores combinados de emissões são de 199g/km. O modelo, que pesa 1.880 kg, tem as seguintes dimensões: 4,64 m de comprimento; 1,85 de largura; 1,38 m de altura e entre-eixos de 2,75 m.

Destaque para a capota elétrica, com quatro opções de cores (preto, marrom, vermelho e cinza), totalmente automática – que se abre ou fecha em apenas 15 segundos, podendo ser acionada com o carro em movimento em velocidades até 50 km/hora. O espaço no compartimento de bagagem é de 380 litros. O capô completamente revestido com manta acústica assegura maior conforto sonoro aos ocupantes do carro. Além dos equipamentos de conforto, conveniência e segurança equivalentes aos das outras versões, o S5 Cabriolet vem equipado com travamento central com controle remoto à distância.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.