Carlos Sainz é outro piloto que apoia o retorno dos V10

terça-feira, 15 de abril de 2025 às 16:40

Carlos Sainz

O piloto Carlos Sainz é mais um que disse não gostar do próximo regulamento da F1 de 2026, por isso ele apoia o retorno dos motores V10 à F1.

O campeonato introduzirá uma nova era nas regras de unidades de potência e chassis na próxima temporada, uma reviravolta do que temos atualmente, e terá duração provisória até 2030.

Porém, há muita gente no paddock da F1 que se opõe fortemente ao regulamento novo, com várias figuras de destaque levantando preocupações com a direção da categoria, especialmente em relação ao desenvolvimento dos motores.

Isso levou a negociações decisivas entre a FIA, a F1 e os fabricantes de unidades de potência na sexta-feira do fim de semana do GP do Bahrain.

A proposta seria um retorno aos motores V10, usados de 1996 a 2005, mas com combustíveis sustentáveis e um novo KERS de 100hp para ter algo híbrido e atender algumas montadoras que fazem questão de ter algo que não seja totalmente a combustão interna, mesmo com combustível sustentável.

Carlos Sainz apoia a volta dos V10

“Eu não apoiaria muito o retorno de um motor V10 se gostasse do que visse a partir de 2026”, disse ele à imprensa, antes da reunião de sexta-feira.

“Mas como não gosto muito do que vejo a partir de 2026 em termos do que o carro vai fazer, do que o motor vai fazer, da maneira como tudo vai funcionar, eu diria que sim — gostaria de um motor V10 com alguns ajustes voltasse o mais rápido possível.”

Sainz: “Um pouco estranho”

Alguns argumentaram que a F1 deveria considerar a reintrodução já em 2027 ou 2028, mas, após a reunião em Sakhir, isso parece estar fora de cogitação por enquanto.

No entanto, a F1 e seus principais acionistas retornarão à discussão no futuro — depois que os novos regulamentos tiverem uma oportunidade.

Essa é uma direção com a qual Sainz concorda, mas o piloto de 30 anos foi rápido em enfatizar que a crescente preocupação dentro do paddock está alimentando as chamas do descontentamento.

“Mas, ao mesmo tempo, não é justo não dar uma chance a esses regulamentos, se todos acreditam que eles são tão bons.”

“Mas todos parecem acreditar que eles não são mais tão bons – é por isso que todos estão falando sobre isso novamente. Então, é um pouco estranho.”

“Vamos ver onde isso vai dar. Não depende de mim. É política. Os chefões decidirão.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.