Campeonato Brasileiro de Turismo dá a largada na capital federal

quinta-feira, 30 de maio de 2013 às 13:37

Gabriel Casagrande

Gabriel Casagrande será um dos 18 pilotos, que alinharão no Campeonato Brasileiro de Turismo, que começa neste final de semana, em Brasília. Aos 18 anos, o paranaense é o mais novo piloto do grid, que mescla pilotos experientes com novatos e inclui dois campeões da antiga categoria de acesso à Stock Car, Norberto Gresse e Fábio Carreira. “Essa temporada para mim tem sido de muito aprendizado. É o início de um trabalho. Já tive uma experiência no autódromo de Brasília correndo no Brasileiro de Marcas, então acho que isso também vai ajudar nesta estreia. Estou muito feliz em poder fazer parte deste novo projeto que é uma escola para à Stock Car, meu principal objetivo”, explica o paranaense natural de Pato Branco, que disputa também a Copa Petrobras de Marcas, em dupla com Julio Campos.

Casagrande foi um dos cinco pilotos que testou o carro da mais nova categoria nos testes em Interlagos, há duas semanas, e as primeiras impressões o deixaram empolgado. “Gostei muito do carro. Dei umas 40 voltas no treino e as primeiras impressões foram ótimas. Na sexta-feira, quando teremos uma nova chance de andar no carro nos treinos livres tenho certeza que será ainda melhor, pois em Brasília o traçado é mais curto com apenas quatro retas e quatro curvas de alta para a direita com 2.919 metros”, descreveu o piloto, que defenderá as cores da Insano, pela equipe Carlos Alves Competições.

O Campeonato Brasileiro de Turismo será a categoria formadora de pilotos para à Stock Car e disputará as suas oito etapas junto com à Stock Car, encerrando o campeonato no dia 15 de dezembro, em São Paulo fazendo parte da programação da Corrida do Milhão.

A programação deste final de semana inclui um treino extra, marcado para sexta-feira, das 15h45 às 16h45. No sábado, os carros voltam à pista às 10h30 para o 1º treino livre, à tarde acontece o 2º treino às 14h20 e a definição do grid de largada para primeira prova da categoria está marcada para às 17h15. A prova no domingo terá sua largada às 9h15.

Saiba mais sobre o carro do Brasileiro de Turismo:

O carro do Campeonato Brasileiro de Turismo, totalmente projetado para a categoria de formação de pilotos, tem motor dianteiro V8 com 350 cavalos de potência (5.700 rpm e 5,7 litros), tração traseira, cerca de 1280 quilos de peso e é movido a etanol V-Power da Shell. Os pneus são da Pirelli, feitos exclusivamente para a categoria. O sistema de freios tem discos ventilados da Fremax, com seis pistões nas rodas dianteiras e dois nas traseiras e pastilhas da Ecopads isentas de amianto. O câmbio sequencial tem cinco marchas para frente e uma à ré.

O tanque de combustível é especial para competição, composto por um recipiente de borracha preenchido com espuma de baixa densidade que é envolvido por um contêiner de alumínio provido de válvulas de segurança inclusive para o caso de capotagem. O reservatório tem capacidade para 75 litros de etanol. A estrutura tubular do carro do Campeonato Brasileiro de Turismo é feita com tubos da molibdênio com paredes mais espessas do que os utilizados na Stock Car, para garantir a segurança dos pilotos que se preparam para a principal categoria do automobilismo nacional.

Também são utilizadas chapas de alumínio e tinta antichama. Na parte dianteira, na traseira e nas duas laterais, o carro do Campeonato Brasileiro de Turismo possui absorvedores de impacto. Como a preocupação com a segurança foi muito grande desde os primeiros projetos a JL Racing, empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca Giaffone, instalou bancos similares aos construídos especialmente para a Stock Car e que superam as exigências máximas da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Esses assentos são conhecidos como superbancos.

Outro ponto importante no quesito segurança é o vidro dianteiro. Fabricado pela Fanavid e que absorve impactos externos principalmente devido a uma lâmina de policarbonato especial.

Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo
2 de junho – Brasília – DF
16 de junho – Cascavel – P
11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
1º de setembro – Brasília – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.