Button apoia retorno do efeito solo à Formula 1

quinta-feira, 16 de julho de 2015 às 9:27

Efeito solo na Fórmula 1

Jenson Button apoiou o possível retorno do efeito solo para a Fórmula 1 em 2017.

Como parte da meta do Grupo de Estratégia de ter carros mais leves e velozes, uma proposta focada nos assoalhos que geram efeito solo foi apresentada.

Com as equipes convidadas a dar sugestões, a Red Bull propôs uma mudança fundamental na maneira como a pressão aerodinâmica é gerada, trocando as complexas asas dianteira e traseira pelos assoalhos.

Um túnel mais longo do assoalho, como o usado na GP2, representaria um regresso aos carros com efeito solo do final dos anos 70 e início dos 80, menos sensíveis a andar na turbulência.

Anteriormente, o Grupo de Estratégia anunciou planos de voltar a um pneu traseiro maior – 420 mm, um tamanho visto pela última vez em 1992 – em 2017, o que aumentaria a aderência mecânica.

“É bom ver muitas ideias novas para o futuro – gostaria que elas entrassem em vigor no próximo ano, e não em 2017”, declarou Button. “Gosto da ideia de deixar os carros mais leves – eles se tornam mais ágeis; mais aderência mecânica é sempre bom para as corridas, porque não prejudica as ultrapassagens”.

“E se você vai trabalhar com a pressão aerodinâmica, isso deveria vir do assoalho ao invés das asas, porque possibilita andar mais perto do carro à frente e lutar, e não há tanta turbulência das asas para o carro que está atrás”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.