Brawn: F1 está em “encruzilhada” em relação a futuro motor

sexta-feira, 9 de junho de 2017 às 14:56
Ross Brawn

Ross Brawn

O chefe desportivo da Fórmula 1, Ross Brawn, diz que o campeonato está agora em uma “encruzilhada” em relação aos futuros regulamentos, particularmente o tipo de motor que usará.

A última revisão do motor veio em 2014, quando mudou dos V8 aspirados para unidades de potência V6 de 1,6 litros turbo, em um empurrão para adotar uma imagem “mais verde”.

No ano passado, as unidades V6 foram garantidas até 2020, em um acordo entre as equipes e a FIA, mas mecanismos mais simples, mais baratos e mais ruidosos estão programados para chegar a partir de 2021.

Brawn diz que obter o próximo ciclo do motor de Fórmula 1 “certo” é de importância crucial, à medida que a indústria automobilística se dirige para a tecnologia elétrica, estimulada pela Fórmula E.

Perguntado sobre o futuro da Fórmula 1 em uma conferência de imprensa no Grande Prêmio do Canadá, Brawn disse: “Eu acho que o motor é o elemento-chave que temos de acertar”.

“Junto com a FIA, as equipes e as fornecedoras de motores interessadas, estamos discutindo isso no momento, para entender o tipo de mecanismo que queremos para o futuro”, prosseguiu.

“Eu acho que a Fórmula 1 está em um pouco de encruzilhada, porque, obviamente, o mundo do automóvel está indo agora em uma direção diferente, com carros de células de combustível, carros elétricos, condução autônoma…”, detalhou.

“Essa não é a Fórmula 1, então, como encontramos um caminho relevante para o futuro? Precisamos de um caminho que envolva os fãs, porque se não temos fãs assistindo esse esporte, então não temos nada”, disparou Brawn.

Ele continuou: “Eu acho que há um equilíbrio muito cuidadoso entre o desafio técnico que devemos reter na F1, porque eu acho que é um elemento realmente importante, mas não exagero no ponto em que se torne uma distração da corrida. Mas eu diria que a atitude é muito positiva das equipes e, junto com a FIA, estamos trabalhando duro para encontrar boas soluções para o futuro”.

O presidente da FIA, Jean Todt, descartou recentemente um retorno aos motores V10/12.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.