Auto GP – Motor quebra e rouba pódio de Guerin em Valencia

sábado, 31 de março de 2012 às 13:07

151620 223094 guerin bandeira brasil web A quebra do motor quando restavam apenas cinco voltas roubou o pódio do brasileiro Victor Guerin na 3ª etapa da Auto GP, disputada neste sábado no circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha), e vencida pelo russo Sergey Sirotkin. Pouco depois de fazer a parada obrigatória para a troca de dois pneus e reassumir a terceira colocação, Guerin foi traído pela pane do V8 da Zytek, rodou no óleo que jorrou na pista e parou na caixa de brita. Vários carros que vinham atrás passaram reto na curva e o italiano Matteo Beretta ficou preso na zebra ao lado do piloto paulista, provocando a entrada do safety car.

Guerin voltou aos boxes aborrecido não apenas com o abandono, mas pelo tamanho do prejuízo no fim de semana. Afinal, amanhã sairá na penúltima colocação na 4ª etapa. “Será muito complicado largar lá de trás”, reconhece, realista com as próprias possibilidades de reação. “O que aconteceu não é algo normal. O motor explodiu sem aviso e sofreu até um princípio de incêndio. Os técnicos da Zytek ficaram preocupados e vieram conversar comigo para tentar entender a causa”, explicou.

Terceiro colocado no grid, Guerin fez uma largada conservadora e caiu para quinto. Mas foi se recuperando com voltas cada vez mais rápidas e recuperou a posição no pit stop, onde a Super Nova International foi mais eficiente do que a Virtuosi UK do norueguês Pal Varhaug e a Campos do argentino Facu Regalia. “Estou chateado, claro, mas ao mesmo tempo contente com minha corrida porque sei que fiz o máximo que podia”, comentou Guerin.

A corrida foi decidida pela estratégia e melhor largada de Sirotkin, que saiu ao lado do pole Adrian Quaife-Hobbs, mas optou por partir com pneus de compostos médios enquanto praticamente todos os demais optaram pela versão macia. “Consegui imprimir um ritmo forte por um tempo maior”, explicou o representante da Euronova Racing. Com a pista livre, Sirotkin, manteve vantagem sempre em torno de cinco segundos sobre Quaife-Hobbs. A rigor, só correu algum risco na relargada da última volta, mas soube manter a ponta e receber a bandeirada quadriculada com vantagem de cerca de um segundo sobre o inglês.

Com os resultados, Adrian Quaife-Hobbs se isolou na liderança do campeonato com 57 pontos e abriu quatro de vantagem sobre Varhaug, com quem dividia o topo da tabela até então. O norueguês completou o pódio da abertura da rodada dupla. O programa será complementado amanhã, novamente na distância de 21 voltas e as oito primeiras posições do grid revertidas em relação à ordem de chegada de hoje. Com isso, a pole será do russo Max Snegirev. O brasiliense Yann Cunha terminou em 13º em sua estreia pela Ombra Racing e sairá na mesma posição na quarta etapa.

O resultado da 3ª etapa da Auto GP:

1 – Sergey Sirotkin (Rússia), Euronova Racing, 21 voltas em 32min49s721
2 – Adrian Quaife-Hobbs (Inglaterra), Super Nova International, a 0s969
3 – Pal Varhaug (Noruega), Virtuosi UK, a 3s374
4 – Daniel de Jong (Holanda), Manor MP Motorsport, a 4s831
5 – Sergio Campana (Itália), MLR71, a 5s731
6 – Chris Van der Drift (Nova Zelândia), Manor MP Motorsport, a 6s325
7 – Facu Regalia (Argentina), Campos Racing, a 7s301
8 – Max Snegirev (Rússia), Campos Racing, a 7s967
9 – Antonio Spavone (Itália), Euronova Racing, a 8s300
10 – Sten Pentus (Estônia), Virtuosi UK, a 9s077

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.