Audi pronta para o “Grand Finale” do WEC em 2013

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 às 12:10

Audi em Le Mans

A divisão de provas de endurance da Audi, comandada por Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi Motorsport) e Chris Reinke (chefe da LMP) desembarca no Bahrain, para a última etapa do FIA WEC (World Endurance Championship), com todos os objetivos conquistados na temporada 2013. A última corrida do ano será disputada no próximo sábado, dia 30.

Foram cinco pole positions e seis vitórias em sete provas até aqui, além do título antecipado de construtores e o de pilotos, vencido pelo trio formado por Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. Com tudo definido antes da última etapa, a Audi chega para o “grand finale” do ano sem pressão. A etapa no Bahrain marca o fim de uma era nas provas de longa duração, já que uma grande mudança no regulamento está programada para entrar em vigor em 2014. As novas regras tem foco ainda maior na economia de energia e provocarão uma mudança tão grande que, em tese, nada dos protótipos atuais da Audi será usado no próximo ano.

O Audi R18 e-tron quattro e seus antecessores marcaram essa era que está prestes a terminar. Desde 2011, as várias evoluções do R18 levaram a Audi a 13 vitórias em 22 corridas de longa duração. Na principal prova do calendário, as 24 Horas de Le Mans, os carros produzidos em Ingolstadt e Neckarsul estão invictos há três anos. Em termos tecnológicos, a Audi também está no topo com o motor TDI de 3,7 litros, que tem um sistema inovador de fluxo da turbina, design ultraleve e a transmissão CFRP. O protótipo carrega, ainda, outras tecnologias desenvolvidas pela Audi, tanto para o modelo de corrida, quanto para veículos de produção, como as luzes de LED e o espelho retrovisor digital com tela de AMOLED.

É com essa base que a Audi parte para em busca de sua oitava vitória (considerando o triunfo nas 12 Horas de Sebring neste ano) em 2013. Para isso, o desafio é um traçado de 5.412 metros de extensão construído em pleno deserto do Sakhir. Uma pista que é única sob vários aspectos. Por exemplo: existe a possibilidade de os pilotos enfrentarem as temperaturas mais altas da temporada neste fim de semana. Quando Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer venceram na estreia do WEC no Bahrain, em 2012, a temperatura ambiente estava na casa dos 40ºC.

Neste ano, porém, a corrida será disputada dois meses depois, em uma época na qual os termômetros costumam estar 10ºC abaixo daquilo que se viu no ano passado. Além disso, o final da corrida está previsto para às 21h locais, quatro horas depois do pôr-do-sol e, portanto, com a expectativa de uma queda significativa da temperatura. Essa variação interfere, especialmente, na estratégia, já que a temperatura afeta diretamente o desempenho de vários componentes do carro, entre eles os pneus. Outra característica da pista no Bahrain é a areia carregada pelo vento para dentro da pista, que muda a aderência do asfalto constantemente.

Como mercado, o Oriente Médio é uma região em crescimento para a Audi. Entre janeiro e outubro deste ano, a fábrica aumentou suas entregas na área do Conselho de Cooperação do Golfo em 11%. No Bahrain, o aumento foi de expressivos 24%.

A corrida do próximo sábado pode ser assistida pela internet. A Audi oferece um live streaming no site: www.audi-motorsport.com a partir das 10h (horário de Brasília). Outras informações em tempo real podem ser acompanhadas pelo aplicativo Audi Sport ou pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook.

Declarações dos chefes de equipe

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): “Nossa equipe conquistou tudo que tinha de ser conquistado de forma antecipada neste ano. Vencemos as 24 Horas de Le Mans e os títulos de pilotos e construtores no WEC. Por isso, podemos correr no Bahrain sem pressão, embora isso não signifique que entraremos no grid sem metas ambiciosas. O objetivo é vencer, como fizemos nesta mesma etapa no ano passado, e fechar a temporada com uma grande festa para a Audi.”

Chris Reinke (Chefe da LMP): “É uma corrida especial, porque será a última da configuração atual do R18 e-tron quattro, um carro que venceu 10 corridas nos últimos 17 meses. Este é um histórico do qual toda a equipe de pesquisa e desenvolvimento, e a equipe de pista da Audi Sport Team Joest, podem se orgulhar. Por isso vamos buscar uma despedida apropriada para este carro antes da nova era tecnológica que se inicia em 2014.”

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): “Enquanto o inverno começa a dar as caras na Alemanha, vamos correr em pleno deserto. Uma pista que tem uma estrutura fantástica e moderna. Para nós, existe um único objetivo: vencer a última corrida do ano também.”

Fatos e declarações dos pilotos Audi

Marcel Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
– Venceu pela terceira vez na temporada 2013 do WEC recentemente, na etapa da China
“Estar no Bahrain será bom e será quente. Essa corrida já tem um clima de férias, por estarmos perto do mar. Mas dentro do cockpit, o calor exige um trabalho duro, especialmente em uma prova de longa duração. Depois da vitória na China, vamos tentar fechar a temporada subindo novamente no lugar mais alto do pódio.”

André Lotterer (32/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
– Completou 32 anos no dia 19 de novembro
– Venceu a corrida no Bahrain em 2012
“No ano passado estava tão quente no Bahrain que a corrida foi um desafio enorme. Esperamos que as temperaturas estejam mais amenas agora. E depois de sete corridas no ano, o objetivo continua o mesmo: mostrar que a Audi tem o melhor carro.”

Benoît Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
– Autor da melhor volta da corrida na etapa da China
“Provavelmente teremos as temperaturas mais altas do ano no Bahrain. Nossa meta é continuar de onde paramos em 2012 e vencer novamente neste ano. Para a história da categoria, seria legal marcar meu nome como vencedor da última corrida dessa era dos protótipos.”

Loïc Duval (31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
– Corre pela primeira vez no Bahrain pelo WEC, mas já conhece a pista com um Fórmula 3
“Não é uma pista fácil. Tem uma série de curvas difíceis e está no meio do deserto. Por isso as condições de aderência mudam frequentemente por causa da areia que o vento carrega para a pista. Gosto do traçado e estou feliz por competir no Bahrain agora pela Audi.”

Tom Kristensen (46/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
– Conquistou o título antecipado de pilotos na China
“Estou ansioso por essa corrida. É uma aventura diferente, porque não costumamos correr no deserto. Um bom equilíbrio do carro será importante para ter o melhor contorno nos vários tipos de curvas do Bahrain. Espero que neste ano as temperaturas estejam mais baixas do que no ano passado.”

Allan McNish (43/GBR), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
– Ao conquistar o título do WEC, realizou um sonho de longa data: ser campeão mundial
– Largou na pole position no Bahrain em 2012
“Chegamos para esas etapa com os títulos de construtores e pilotos definidos, além do vice-campeonato garantido para o segundo carro da Audi. Isso significa que podemos trabalhar sem restrições táticas, porque não temos nada a perder. O objetivo é vencer pela sétima vez em oito corridas e estou ansioso por isso, já que neste ano o Audi R18 e-tron quattro parece ainda mais adaptado às características dessa pista.”

Informações da pista

Extensão: 5.412 metros
Duração da prova: 6 horas
Recorde na classificação/Pole position em 2012: Allan McNish (Audi), 1m45s814 (média de 184,127 km/h) em 28 de setembro de 2012
Recorde na corrida / Melhor volta da prova em 2012: Nicolas Lapierre (Toyota), 1m47s128 (média de 181,868 km/h) em 29 de setembro de 2012

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