Audi DTCC: Elias Jr. vence e João Gonçalves estreia com segundo lugar em Brasília

sábado, 31 de março de 2012 às 16:33

154264 229642 dsc 9976 2000 web Com nomes vindos da GT3, GT4, Stock Car, Campeonato Brasileiro de Marcas, Fórmula Renault, Porsche Cup e Copa Clio, e com a presença de um dos sete brasileiros campeões mundiais de kart, a Audi DTCC realizou na manhã deste sábado (31), em Brasília, a melhor das três provas já disputadas na temporada de 2012.

Com 18 carros no grid – número máximo permitido para este início de temporada -, a Audi DTCC teve uma corrida eletrizante do início ao fim, e só teve uma definição dos cinco primeiros colocados na última volta. A vitória ficou com o carioca Elias Jr., que largou na segunda posição e assumiu a ponta no giro de número dois. Elias, no entanto, não teve vida fácil e acabou pressionado na maior parte da disputa pelo pole position Ricardo Landi.

“Esta foi uma corrida muito dura, porque o Ricardo chegou muito forte para me passar. Só tive um único momento de refresco antes do toque, que foi quando ele cometeu um pequeno erro na Curva 3 e consegui abrir um pouco. Mas logo depois tivemos o safety car (em razão da capotagem de Rodolpho Toni) e acabei perdendo a vantagem. Em seguida foi pressão até bem perto do fim da prova, e só deixei de vê-lo no meu retrovisor depois que nos tocamos na entrada da reta”, comentou o vencedor.

Foi o toque entre eles, aliás, que definiu a sorte de Landi nas voltas finais e permitiu a aproximação do pelotão que disputava a terceira posição – formado por João Gonçalves, Willians Farias e Felipe Gama. “No toque com o Elias meu carro ficou desalinhado e passou a não fazer mais curvas para a direita. Como no anel externo só temos curvas para a direita, dá para imaginar a minha situação”, brincou Landi, demonstrando bom humor apesar do problema.

Mais rápido e mostrando rápida adaptação à categoria, o paulista João Gonçalves – campeão mundial de kart vindo da GT4, onde conquistou duas pole positions -, foi um dos destaques da corrida desta manhã. Segundo colocado, ele acredita que poderia ter disputado a vitória se não tivesse tido dificuldades com o carro no treino de classificação.

“Colocamos pastilhas e pneus novos para o treino de classificação, e ainda recebemos o lastro de 50kg em razão do bom resultado do meu parceiro Marçal Melo em Interlagos, e também para equilíbrio de peso. Com isso, nosso carro mudou muito de uma hora para outra, tive um pouco de dificuldade para me adaptar e larguei em oitavo. Mas na corrida consegui boa recuperação e o resultado foi positivo para o campeonato”, declarou João Gonçalves.

A disputa entre ele, Willians Farias e Felipe Gama – que havia liderado o warm up -, também foi intensa. Farias admitiu ter poupado o carro para as voltas finais, e terminou com o melhor tempo da corrida.

“Procurei estar com o carro inteiro na parte final da prova, e em alguns momentos fiquei só observando as disputas para ver o que ia acontecer. Realmente o carro do Landi ficou muito ruim depois do toque com o Elias, e vendo a dificuldade dele procurei o momento mais seguro para me aproveitar. Foi uma ótima corrida e consegui cumprir o nosso objetivo, que é pensar no campeonato”, falou o vice-campeão do ano passado, que nesta temporada corre em dupla com Adolpho Rossi.

Completando sua melhor apresentação na Audi DTCC, Felipe Gama foi o grande nome da prova no qusito ultrapassagens. Largando em 13o também em razão da falta de conhecimento do comportamento do carro com pneus novos, Gama imprimiu um ritmo alucinante já no começo da prova, e chegou a estar em quarto. Nas voltas finais, acabou superado por Willians Farias, e só não recuperou a posição em razão dos problemas enfrentados por Ricardo Landi por apenas 0s022.

“Largando em 13o, eu sabia que precisa ser agressivo desde os início, mas consciente para evitar qualquer acidente. E foi isso que procurei fazer. Acho que levei vantagem por negociar pouco as ultrapassagens. Consegui chegar e passar, chegar e passar e, com isso, passei para o primeiro pelotão. O resultado foi ótimo porque meu objetivo era chegar ao menos em sexto, para ter a chance de ir para as primeiras filas na segunda corrida”, encerrou Gama.

Veja como terminou a corrida desta manhã em Brasília:

1) Elias Jr. / Sérgio Alves, 20 voltas em 26min46s346
2) João Gonçalves / Marçal Melo, 26min47s601
3) Willians Farias / Adolpho Rossi, 26min49s122
4) Ricardo Landi, 26min49s706
5) Felipe Gama, 26min49s728
6) Renan Reis / Leandro Braghin, 26min53s318
7) Herberto Heinen, 26min55s442
8) Pedro Queirolo, 26min55s635
9) Elias Azevedo, 26min56s538
10) Antonio de Luca / Samuel Neto, 26min59s403
11) Alline Cipriane, 26min59s815
12) Wagner Amorim, 26min59s952
13) Marcelo Santanna / Christian Pons, 27min01s278
14) Caê Coelho, 27min01s459
15) Daniel Daroz, 27min01s646
16) Fabio Vianna, 27min06s631
17) Rodolfo Toni / Mayara Bianchi, a 13 voltas
18) Decio Rodrigues / Dennis Rolim, a 14 voltas

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.