Átila Abreu fecha a temporada 2012 da Stock Car em terceiro lugar

domingo, 9 de dezembro de 2012 às 14:52
Átila Abreu em 2012

Átila Abreu

Átila Abreu foi o oitavo colocado na Corrida do Milhão, encerrando a temporada 2012 da Stock Car com o terceiro lugar no campeonato. É a melhor classificação final do piloto sorocabano em seus cinco anos na principal categoria do automobilismo brasileiro.

A prova disputada em Interlagos selou também a competição entre as escuderias, com a Mobil Super Pioneer Racing fechando o ano em terceiro lugar, com 305 pontos no total.

“Foi uma corrida difícil, emocionante e bem disputada. Era uma prova com cara de decisão de campeonato. Os safety cars deram outra visão para a corrida”, analisou o dono do carro #51.

Foram três as intervenções do carro de segurança. Com isso, alguns pilotos arriscaram não reabastecer. Foram algumas panes secas nas duas voltas finais, incluindo a do campeão Cacá Bueno, que vinha na liderança e acabou superado por Thiago Camilo e Ricardo Maurício a metros da bandeirada.

“Parabéns para o Cacá, que conseguiu economizar e teve sorte de campeão, com o combustível acabando logo depois de passar a linha de chegada”, disse Átila, que largou em décimo e logo avançou duas posições.

Ele era oitavo quando houve a primeira intervenção do carro de segurança, na terceira volta. “Chegamos até a pensar em parar logo no início. Ia parar na volta seguinte, então veio o safety car. Se tivesse mais atrás, como o Thiago Camilo, com certeza teria parado cedo. Ele fez e ganhou a corrida.”

Após permanecer na pista, o carro #51 conquistou mais duas posições na relargada e sustentou a sexta posição até entrar nos pits na volta 12.

“Quando deu o segundo safety eu tinha acabado de parar e vi que seria uma boa estratégia. Saí logo atrás do Ricardinho Mauricio, depois de trocar um pneu só”, contou o sorocabano.

Ele retornou à pista em 24º lugar no giro 14. Favorecido por um ritmo forte e por abandonos de quem ficou sem etanol, Átila conquistou outras 16 posições nas 13 voltas finais.

“Foi um bom ano. Estou triste por não ter conseguido o título, mas feliz pelo desempenho. Analisando o ano como um todo vimos que foram pequenos detalhes em algumas provas que acabaram fazendo a diferença para o título. Foi meu melhor resultado na Stock Car. Fico contente em terminar o ano em terceiro numa categoria tão disputada como esta, com pilotos de altíssimo nível”, declarou o piloto de 25 anos de idade.

“A equipe de parabéns pelo trabalho no primeiro ano, o segundo tende a ser bem melhor. É claro que hoje ficou a sensação de ‘quero mais’, porque passou perto. Mas o importante é brigar mais uma vez. Podem ter certeza que vou me preparar mais ainda para 2013”, finalizou o dono do carro #51.

Chefe da equipe Mobil Super Pioneer Racing, Thiago Meneghel também fez um balanço positivo do desempenho da escuderia.

“Acho que a equipe fez uma segunda metade do campeonato muito boa. Infelizmente hoje não estávamos muito bem. Nas últimas quatro corridas largamos nas primeiras filas com o Atila. E o Nonô fez uma sequência de corridas fantásticas, inclusive chegando ao pódio. Aqui, fizemos estratégias diferentes para os dois, quase deu para o Nonô ganhar a corrida, com certeza mais um litro de combustível ele chegava e com dois ele ganhava, mas é assim, temos que arriscar.”

O carro #11 estava na vice-liderança na volta final, quando foi obrigado a abandonar sem combustível. “Quando o pessoal entrou na 12ª volta e logo depois tivemos o Safety Car, não valia mais a pena parar. Quem fizesse o pit-stop não conseguiria retomar as posições. Fizemos uma aposta forçada pelas condições da corrida, os safety car me levaram a tentar ir até o final e o carro correspondeu. No final, acabou o combustível”, declarou o piloto, que encerrou a temporada em nono lugar.

A exemplo do que disseram seus dois pilotos, Thiago Meneghel promete mais competitividade ainda em 2013. “O ano foi muito bom e a equipe toda está de parabéns”, falou o engenheiro. “É nosso primeiro ano e já chegamos na briga pelo título. As outras equipes estão no mínimo há quatro anos juntos. Então com certeza no ano que vem vamos estar mais fortes e se esse ano terminamos em terceiro a meta para 2013 é o titulo.”

A Stock Car já divulgou seu calendário para a próxima temporada. A prova de abertura está marcada para São Paulo, no dia 3 de março.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.