Alto desgaste de pneus, pista mais rápida do ano e possibilidade de chuva. É a Stock Car em Brasília

quinta-feira, 8 de novembro de 2012 às 16:07
Antonio Pizzonia

Antonio Pizzonia

A etapa da Stock Car deste domingo em Brasília, a 11ª e penúltima prova da temporada, terá os principais ingredientes para fazer desta corrida a mais emocionante do ano, de acordo com a previsão dos pilotos da equipe Comprafacil.com, Pedro Boesel e Antonio Pizzonia.

As ultrapassagens deverão ocorrer em abundância por causa do formato quase oval da pista, em anel externo, onde a média horária é acima dos 180 km/h e o push-to-pass (botão de ultrapassagem) se torna ainda mais eficiente.

Como são apenas quatro curvas e menos de 3 km de extensão, praticamente todos os 32 pilotos da Stock Car devem ficar dentro do mesmo segundo na classificação. Os pneus também podem fazer a diferença: quem souber economizá-los terá um carro melhor no final da corrida, já que devem sofrer no piso bastante abrasivo do Distrito Federal.

Por fim, segundo a meteorologia, a previsão é de chuva para os três dias de evento em Brasília, chegando a 90% no domingo de acordo com o Climatempo.

“A expectativa é que Brasília tenha mesmo uma corrida emocionante, já que é a única vez que corremos em um anel externo, pois Curitiba não utiliza mais esse formato. É sempre uma corrida com muitas ultrapassagens e bem movimentada. O desgaste de pneus também vai apimentar a prova e existe forte previsão de chuva. Ou seja, todos os ingredientes para uma corrida movimentada”, diz Pizzonia, que terminou a corrida passada, em Curitiba, na sétima colocação. Ele soma 59 pontos no ano, 14º na tabela geral de classificação.

Seu companheiro de equipe na Comprafacil.com, Pedro Boesel, andará na pista brasiliense pela primeira vez com um carro de Stock Car. Mesmo sendo estreante, o paranaense, que já morou em Brasília e andou bastante nesta pista, considera o circuito do DF como um de seus favoritos.

“Como é uma prova em anel externo, certamente será uma das mais agitadas do ano, com muitas ultrapassagens. Mesmo sem nunca ter andando de Stock em Brasília, já andei muito bem aqui em categorias menores, como a Copa Montana e a Stock Jr. Também nunca fiz uma prova da Stock Car na chuva e a previsão indica forte possibilidade neste domingo. Quero focar na minha evolução no campeonato para terminar a temporada com boas colocações”, diz Boesel, que teve no Rio de Janeiro a sua melhor posição do ano, quando terminou em décimo.

Os treinos livres para a etapa de Brasília começam às 9h50 desta sexta-feira. O treino classificatório que define o grid de largada será às 12h10 de sábado e a largada às 9h30 de domingo, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Programação da 11ª etapa da Stock Car, Brasília:

Sexta-feira, 9 de novembro:
09h50 – 10h30, 1º Treino Livre – 1º Grupo
10h40 – 11h20, 1º Treino Livre – 2º Grupo
13h00 – 13h40, 2º Treino Livre – 1º Grupo
13h50 – 14h30, 2º Treino Livre – 2º Grupo

Sábado, 10 de novembro:
08h20 – 09h00, 3º Treino Livre – 1º Grupo
09h10 – 09h50, 3º Treino Livre – 2º Grupo
12h10 – 13h00, Classificação

Domingo, 11 de novembro:
09h35 – 10h15, 11ª etapa da Stock Car 2012

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.