Alonso defende decisão da Aston Martin em Mônaco
sexta-feira, 2 de junho de 2023 às 9:10Fernando Alonso acredita que a Aston Martin tomou a decisão certa ao colocar pneus slick quando a chuva caiu no GP de Mônaco.
O espanhol saiu com os médios antes de ser obrigado a parar novamente na volta seguinte devido à pista molhada.
Dados da corrida mostram que se a Aston Martin tivesse arriscado trocar imediatamente para os intermediários, Alonso poderia ter assumido a liderança.
No entanto, ele defendeu a escolha da equipe em meio às críticas, considerando como foi difícil tomar a decisão nas condições instáveis.
“Foi a decisão correta. Talvez eles (críticos) tenham uma bola de cristal e saibam as condições, quem para ou não para, e finalmente quando chove e você precisa dos intermediários”, declarou Alonso à mídia.
“O que eu não gosto na Fórmula 1 é que os aspectos negativos são sempre destacados e as pessoas veem tudo muito facilmente do sofá”.
“Eu lhe dou um exemplo; se nós tivéssemos colocado os intermediários, nesta semana só estaríamos falando da decisão errada da Red Bull de chamar Max (Verstappen) tarde demais”.
“Nós nunca comentaríamos como a Aston Martin foi muito corajosa e escolheu o pneu certo. É apenas a mentalidade da F1 na busca infinita pela perfeição, que é impossível de ser alcançada às vezes”.
Alonso acredita que a abordagem cautelosa da equipe foi o que lhe permitiu subir ao pódio no fim das contas.
“Se você se colocar em nosso lugar, com metade da pista seca e metade começando a ficar molhada, temos uma parada livre com todos atrás de nós usando slicks. Se tivermos de fazer dois pit-stops, todos entram para colocar os intermediários e nós mantemos a posição”.
“Se colocarmos os intermediários e não chover, todos que estão atrás fazem uma troca para slicks, nós precisamos parar novamente e caímos para sétimo. Portanto, se tomarmos a decisão errada, chegamos em segundo em Mônaco”.
“Assistindo a corrida novamente na TV, nós teríamos colocado os intermediários? 100% sim. Mas naquele momento, por que Max também não trocou para os intermediários e ficou uma volta a mais do que eu com um pneu diferente?”
“Eu acredito que o principal em todas as corridas é que nunca elogiamos o suficiente o que as equipes fazem em momentos bastante estressantes. Sempre vemos alguma coisa errada que elas fazem”, concluiu ele.
aston martin, estratégia, f1, fernando alonso, formula 1, gp de monaco, pit stop
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.