Alonso concorda com Verstappen sobre impacto das regras de 2026

sábado, 14 de fevereiro de 2026 às 11:15

Fernando Alonso

Fernando Alonso afirmou que entende as preocupações expressas por Max Verstappen sobre os novos regulamentos da Fórmula 1. No entanto, o espanhol abordou o tema de forma menos drástica, embora reconheça mudanças claras na forma de pilotar.

Além disso, Alonso apresentou um exemplo concreto para explicar o peso da gestão de energia nos carros de 2026. Segundo ele, os pilotos agora pensam muito mais em economizar energia nas curvas para tê-la disponível nas retas.

Falando à imprensa, Alonso explicou como isso altera um trecho específico do circuito de Bahrain.

“Aqui no Bahrain, historicamente, as curvas 10-12 são muito desafiadoras. Antes, você escolhia o nível de downforce para fazer 10-12 totalmente cravado, então você removia downforce até conseguir passar 10-12 totalmente cravado com pneus novos.”

Segundo o bicampeão, esse trecho sempre destacou a habilidade do piloto.

“Era uma habilidade do piloto, um fator decisivo para ser rápido em uma volta. Agora, entre 10-12 estamos cerca de 50 km/h mais lentos, porque não queremos desperdiçar energia ali e queremos ter tudo nas retas.”

Quero ser VIP

Gestão de energia muda a forma de atacar as curvas

Alonso detalhou que, hoje, a prioridade não é mais carregar velocidade máxima no miolo. Pelo contrário, o foco está em preservar energia.

“Então, para fazer a 10-12 a 200 km/h em vez de 260 km/h, você pode simplesmente guiar o carro. O cozinheiro pode guiar o carro entre a 10-12 nessa velocidade, mas você não quer gastar energia, porque quer tê-la na reta.”

Dessa forma, o espanhol entende por que Verstappen demonstrou frustração. Ainda assim, aceita que esse é o cenário atual da categoria.

“Eu entendo os comentários do Max, porque, como piloto, você gostaria de fazer a diferença na curva, pilotando aqueles cinco quilômetros por hora mais rápido.”

Porém, Alonso ressaltou que hoje essa diferença não depende apenas do pé direito.

“Mas agora você é ditado por quanta energia seu motor terá na próxima reta. Ao mesmo tempo, isso é a F1, e sempre foi assim.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.