ALMS – Problemas em treinos não desanimam Jaime Melo em Laguna Seca

sábado, 17 de setembro de 2011 às 11:31

alms11-jaimecockpit-350Jaime Melo e Toni Vilander vão largar em sexto entre os carros da classe GT para a oitava e penúltima etapa da American Le Mans Series, neste sábado (17) na Califórnia. O brasileiro e o finlandês, que formam dupla na pilotagem da Ferrari F458 Italia da Risi Competizione, tiveram uma participação conturbada nos treinos livres e classificatórios disputados entre quinta (15) e sexta-feira (16) no circuito de Laguna Seca, em Monterey.

Apesar de Melo ter maior experiência no traçado californiano, foi Vilander quem participou da tomada de tempos classificatória. Ele só havia completado 22 voltas no traçado de 3,6 km nos treinos extra-oficiais da quinta-feira. Um problema com a alimentação de combustível do carro o deixou fora da pista e da sessão classificatória quando estava a quatro décimos de segundo da primeira fila do grid da GT. “Poderia melhorar uns seis décimos”, supôs.

Foi Melo quem iniciou o dia a bordo da Ferrari F458 Italia número 62. “Eu estava trabalhando no desenvolvimento do acerto, tentando mais dirigibilidade, o carro estava bem imprevisível. Só que acabei perdendo a traseira do carro e bati na barreira de pneus”, contou o brasileiro. “Perdemos o restante do primeiro treino oficial e, quando o carro ficou pronto, já estávamos com mais de dois terços do segundo treino”, acrescentou o campeão de 2007.

Melo aproveitou os instantes finais do último treino oficial antes da tomada de tempos para dar sequência à busca por um bom conjunto de acertos. “Só que o Toni ainda não tinha pilotado. A ideia eu fazer o qualificatório”, falou o brasileiro. Pelo regulamento da ALMS, a dupla largaria do fim do grid se Melo tivesse atuado no classificatório sem que seu parceiro houvesse marcado num treino uma volta com máximo de 115% do melhor tempo da programação.

Vilander completou nove voltas até ficar fora da tomada de tempos com o problema na pressão de combustível. “Foi difícil participar do qualy sem ter uma preparação adequada. O potencial do carro era bom, era possível fazer um tempo bem melhor se tivéssemos aproveitado mais o treino da manhã. Mas isso foi hoje, amanhã a história será outra”, contemporizou o finlandês. A pole da GT é de Joey Hand e Dirk Mueller, que pilotam para o Team BMW RLL.

A corrida em Laguna Seca terá duração de seis horas, com largada às 13h30 locais – serão 17h30 em Brasília. O Speed Channel anuncia a exibição de um VT compacto para o Brasil, com duração de três horas, a partir das 21h30. O grid da categoria GT na corrida em Monterey

1º) Joey Hand/Dirk Mueller (EUA/SUI)
BMW Team RLL, BMW E92 M3, 1min22s226

2º) Jan Magnussen/Oliver Gavin (DIN/ING)
Corvette Racing, Chevrolet Corvette ZR1, 1min23s124

3º) Dirk Werner/Bill Auberlen (ALE/EUA)
BMW Team RLL, BMW E92 M3, 1min23s132

4º) Guy Cosmo/Ed Brown (EUA/EUA)
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, 1min23s367

5º) Patrick Long/Jörg Bergmeister (EUA/ALE)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, 1min23s368

6º) Johannes van Overbeek/Scott Sharp (EUA/EUA)
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, 1min23s386

7º) Jaime Melo/Toni Vilander (BRA/FIN)
Risi Competizione, Ferrari F458 Italia, 1min23s518

8º) Tommy Milner/Olivier Beretta (EUA/MON)
Corvette Racing, Chevrolet Corvette ZR1, 1min23s566

9º) Wolf Henzler/Bryan Sellers (ALE/EUA)
Team Falken Tire, Porsche 911 GT3 RSR, 1min23s758

10º) Bryce Miller/Sascha Maassen (EUA/ALE)
Paul Miller Racing, Porsche 911 GT3 RSR, 1min24s133

11º) Bruno Junqueira/Kenny Wilden (BRA/CAN)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, 1min24s383

12º) Seth Neiman/Marco Holzer (EUA/AUT)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, 1min28s829

13º) PJ Jones/Rocky Moran Jr. (EUA/EUA)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, sem tempo

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.