ALMS – Lola-Aston Martin vence em Mid-Ohio; Melo bate

domingo, 7 de agosto de 2011 às 12:42

alms-jmelo11-350A American Le Mans Series teve na tarde do último sábado (6) a corrida mais movimentada da temporada e 2011. As condições climáticas instáveis, o alto número de punições aplicadas aos pilotos, as saídas de pista em excesso e até a interrupção da corrida com bandeira vermelha pouco menos de dez minutos antes de da duração prevista de duas horas e 45 minutos marcaram a disputa da quinta etapa, na pista de Mid-Ohio, em Lexington.

Lucas Luhr e Klaus Graf, com o Lola-Aston Martin da Muscle Milk venceram pela segunda vez consecutiva. Luhr assumiu a liderança restando uma hora para a corrida, superando os pole positions Guy Smith e Chris Dyson, da Dyson Lola-Mazda. Na classe LMPC, a vitória foi de Kyle Marcelli e Tommy Drissi, com uma Oreca FLM09.

Na categoria GT, a mais acirrada da ALMS, a etapa de Mid-Ohio marcou a primeira vitória na categoria do Team Falken Tire, com o norte-americano Bryan Sellers e o alemão Wolf Henzler. A dupla valeu-se da pilotagem precisa e também da sorte a bordo do Porsce 911 GT3 RSR durante a chuva forte que encharcou a pista e provocou uma série de saídas de pista na fase final da corrida, pouco antes da interrupção com bandeira vermelha.

A sucessão de eventos imprevistos marcou, também, a atuação de Jaime Melo em Mid-Ohio. O finlandês Toni Vilander, parceiro do piloto brasileiro, largou em terceiro entre os carros da GT e figurou em segundo lugar até receber punição por um toque no Jaguar RSR do retardatário canadense Kenny Wilden. A punição de um minuto parado na área de boxes fez que com a Risi Competizione fizesse uma mudança improvisada na estratégia de corrida.

Vilander voltou à pista em nono lugar. Beneficiado pelo acionamento da bandeira amarela e adotando economia de combustível, o finlandês manteve-se na mesma volta dos líderes até parar nos boxes, depois de 82 minutos de corrida. Melo assumiu o comando da Ferrari F458 Italia número 62 da Risi e foi à pista sob a expectativa de recuperar o terreno perdido. Era quinto colocado quando a chuva começou a cair, já a menos de uma hora do fim da prova.

Mais uma vez sob bandeira amarela, enquanto todos os seus adversários tomavam o caminho dos boxes para calçar seus carros com pneus tipo “biscoito”, para pista molhada, o piloto brasileiro, já líder, discutia com a equipe, via rádio, a possibilidade de seguir na pista com pneus slick. Num primeiro momento, a Risi concordou, mas em seguida alertou-o que não haveria combustível suficiente para a arriscada estratégia a que o piloto se propunha.

Sem outra opção, Melo também foi para os boxes, ainda durante um dos períodos de bandeira amarela. Com o carro reabastecido e os pneus para chuva, sabia que teria pouco tempo para recuperar tantas posições quanto possível. Mas a estratégia foi abortada à relargada, quando faltavam 27 minutos para o término da corrida pelo tempo previsto. O brasileiro levou um toque do BMW de Joey Hand e, com a suspensão traseira danificada, teve de abandonar.

A próxima prova da American Le Mans Series acontecerá na tarde de 20 de agosto, em Elkhart Lake. Será uma corrida com quatro horas de duração.

Classificação da prova:

Pos. Cl.  Pilotos              Equipe/Carro               Tempo/Dif.

1.  P1   Luhr/Graf            Muscle Milk Lola-Aston  2h31m47.755s
2.  P1   Dyson/Smith          Dyson Lola-Mazda          +1m09.720s
3.  PC   Marcelli/Drissi      Intersport FLM              + 3 voltas
4.  PC   Field/Field          Intersport FLM              + 3 voltas
5.  PC   Cheng/Echeverria     M/Sports                    + 3 voltas
6.  GT   Henzler/Sellers      Falken Porsche              + 4 voltas
7.  GT   Gavin/Magnussen      Corvette                    + 4 voltas
8.  GT   Auberlen/Werner      BMW                         + 4 voltas
9.  GT   Muller/Hand          BMW                         + 4 voltas
10.  GT   Sharp/van Overbeek   Extreme Speed Ferrari       + 4 voltas
11.  GT   Beretta/Milner       Corvette                    + 4 voltas
12.  PC   Jeannette/Gonzalez   CORE FLM                    + 5 voltas
13.  GT   Murry/Lazzaro        Robertson Doran Ford        + 5 voltas
14.  PC   Lux/Zugel            Genoa FLM                   + 5 voltas
15.  GT   Miller/Maassen       Miller Porsche              + 5 voltas
16.  GT   Bergmeister/Long     Flying Lizard Porsche       + 5 voltas
17.  PC   Bennett/Montecalvo   CORE FLM                    + 6 voltas
18.  GT   Neiman/Law           Flying Lizad Porsche        + 7 voltas
19.  P1   Burgess/McMurry      Autocon Lola-AER            + 8 voltas
20.  GT   Jones/Moran          RSR Jaguar                  + 8 voltas
21.  GT   Junqueira/Wilden     RSR Jaguar                  + 8 voltas
22.  GTC  Ende/Pumpelly        TRG Porsche                 + 9 voltas
23.  GTC  Pappas/Bleekemolen   Black Swan Porsche          + 9 voltas
24.  GTC  Potter/Stanton       Magnus Porsche              + 9 voltas
25.  PC   Nicolosi/Boon        Performance Tech FLM        + 9 voltas
26.  GTC  Ham/Cumming          JDX Porsche                 + 9 voltas
27. GT   Melo/Vilander        Risi Ferrari               + 10 voltas
28.  GTC  Sweedler/Keen        Alex Job Porsche           + 10 voltas
29.  GT   Robertson/Snow       Robertson Doran Ford       + 10 voltas
30.  GTC  LeSaffre/Davis       Black Swan Porsche         + 11 voltas
31.  GTC  von Moltke/Bunting   TRG Porsche                + 14 voltas

Abandonos:

GT   Brown/Cosmo          Extreme Speed Ferrari      1m21.068s
P1   Al Masaood/Kane      Dyson Lola-Mazda           1m13.607s

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.