A Formula 1 deve cuidar das pequenas equipes, diz Dennis

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 às 13:18

Largada do GP dos EUA

Ron Dennis pediu a F1 para cuidar de suas equipes pequenas, mas advertiu contra fazer mudanças “automáticas” nos regulamentos para ajudá-las.

A perda de duas equipes tem gerado debates sobre como fazer a F1 mais sustentável, com uma reunião convocada nesta quinta-feira para tentar fazer as equipes chegarem a um acordo sobre uma estratégia.

Embora a divisão das receitas do esporte continue a ser um assunto espinhoso entre as equipes menores, a Red Bull apontou para os custos das novas unidades de potência como a raiz do problema. Christian Horner pediu para a F1 voltar para tecnologias mais simples de motor em 2016 – uma sugestão apoiada por Bernie Ecclestone – mas Dennis acredita que novas mudanças só iriam aumentar os custos.

“Tudo o que posso dizer é que as coisas precisam mudar em algumas áreas, mas certamente não neste momento em termos de regulamentos”, disse ele. “Nada é mais certo que, se você deixar os regulamentos fixos, os custos irão cair e o desempenho se igualar”.

“Todo mundo que entra na F1 tem de decidir se vão competir ou serem competitivos e que a dinâmica financeira é muito diferente, porque é quatro vezes mais caro para ser competitivo do que para competir. Inevitavelmente equipes que competem fazem mais ou menos o mesmo erro e elas forçam demais para serem competitivas e ficam em dificuldades financeiras”.

No entanto, Dennis acredita que novas equipes que entram para a categoria tem que analisar cuidadosamente se são capazes de competir antes de alinhar no grid.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.