Stock Car – Serra faz todos comerem o poeirão de Cascavel

sexta-feira, 14 de setembro de 2012 às 18:01
Daniel Serra em 2012

Daniel Serra

Para quem só conhecia o circuito pelas histórias contadas pelos velhos dinossauros da categoria, a estreia não poderia ter sido melhor: em seu primeiro contato com a pista de Cascavel, que está voltando ao calendário depois de uma ausência de 20 anos, o paulista Daniel Serra (Red Bull) liderou os três treinos livres da Stock Car nesta sexta-feira. Serrinha, filho do tricampeão e já aposentado Chico Serra, deixou para o último a volta mais rápida do dia, quando percorreu o empoeirado traçado de 3.012 metros em 1min02s352.

Recentemente reinaugurado, mas ainda com algumas obras em pleno andamento, o autódromo do oeste paranaense agradou tanto os que ainda não o conheciam quanto os que voltavam depois de longo tempo. “O traçado é demais! Para pilotar, é o mais animal da Stock Car”, derreteu-se Serra, terceiro colocado no campeonato. Felipe Maluhy, outro que nunca viera antes à cidade, endossou os elogios. “As instalações e os boxes são perfeitos. A pista tem algumas ondulações, mas é a mais desafiadora que já encontrei na categoria.” Companheiro de Maluhy na Medley/Full Time, Xandinho gostou particularmente da lendária Curva do Bacião. “Lembra muito a 8 de Istambul, onde andei na Fórmula GP2”, disse, ressaltando a semelhança com o complexo de quatro velozes curvas à esquerda da Turquia.

Além das irregularidades no asfalto, os pilotos penaram com altas temperaturas – o termômetro superou os 47 graus no solo e os 30 de ambiente – e a densa nuvem de poeira que os carros deixavam ao passar sobre a área de escape na entrada da reta dos boxes. “A grama ainda não pegou. Vai ficar muito legal quando crescer, mas hoje a pista ficou muito suja o tempo todo”, disse Maluhy, que terminou no geral do dia na 19ª colocação. Ele nem colocou pneus novos, como optou a maioria no terceiro ensaio, por causa da quebra de um componente da caixa de direção que o reteve nos boxes quase até o final da sessão. Xandinho ficou em 17º. “Trabalhamos bastante e avançamos em relação à última prova”, analisou. “O problema aqui é que a pista está mudando bastante. Uma hora emborracha mais, mas depois suja novamente por causa da poeira. É uma variável difícil de administrar”, comentou Xandinho.

O tetracampeão e atual líder Cacá Bueno ficou em 3º, logo atrás de Valdeno Brito e completando o trio comandado pela batuta do diretor-técnico Andreas Mattheis. Com previsão de tempo firme, mas temperaturas mais amenas próprias da região pelo menos até o meio do dia, os carros voltam à pista neste sábado para mais um treino livre e as tomadas classificatórias que definirão as posições de largada da 8ª etapa. Por causa das reduzidas dimensões do circuito, o qualifying será desmembrado em dois grupos de 16 carros de acordo com a ordem decrescente das posições no campeonato – os melhores estarão, portanto, no segundo. Até o final da tarde de ontem, as equipes deveriam decidir se utilizariam ou não o botão de ultrapassagem no classificatório ou deixariam toda a carga para a prova. “Aqui será difícil passar mesmo com o push”, observou, adiantando a dúvida que percorria praticamente todos os boxes.

Os melhores tempos da sexta-feira em Cascavel:

1 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – 1min02s352
2 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – 1min02s400
3 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – 1min02s554
4 – Allam Khodair – Vogel Motorsport – Chevrolet – 1min02s598
5 – Vitor Meira – Officer ProGP – Chevrolet – 1min02s669
6 – Ricardo Zonta – Linea Sucralose – Chevrolet – 1min02s673
7 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – 1min02s743
8 – Átila Abreu – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – 1min02s753
9 – David Muffato – Itaipava Racing Team – Peugeot – 1min02s823
10 – Julio Campos – Carlos Alves Comp. – Peugeot – 1min02s830
11 – Ricardo Sperafico – Prati-Donaduzzi Racing – Peugeot – 1min02s834
12 – Antonio Pizzonia – Comprafacil Nascar JF – Peugeot – 1min02s845
13 – Giuliano Losacco – Shell Racing – Peugeot – 1min02s957
14 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – 1min02s965
15 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – 1min02s969
16 – Thiago Camilo – RCM Motorsport – Chevrolet – 1min03s041
17 – Xandinho Negrão – Medley Full Time – Peugeot – 1min03s063
18 – Denis Navarro – Vogel Motorsport – Chevrolet – 1min03s107
19 – Felipe Maluhy – Medley Full Time – Peugeot – 1min03s205
20 – Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – 1min03s244
21 – Tuka Rocha – BMC Racing – Chevrolet – 1min03s290
22 – Lico Kaesemodel – RCM Motorsport – Chevrolet – 1min03s293
23 – Galid Osman – BMC Racing – Chevrolet – 1min03s343
24 – Rodrigo Sperafico – Prati-Donaduzzi Racing – Peugeot – 1min03s472
25 – Pedro Boesel – Comprafacil Nascar JF – Peugeot – 1min03s478
26 – Eduardo Leite – Hot Car Competições – Chevrolet – 1min03s519
27 – Popó Bueno – Linea Sucralose – Chevrolet – 1min03s557
28 – Diego Nunes – Hot Car Competições – Chevrolet – 1min03s584
29 – Patrick Gonçalves – Carlos Alves Comp. – Peugeot – 1min03s892
30 – Luciano Burti – Itaipava Racing Team – Peugeot – 1min04s652
31 – Diogo Pachenki – Bassani Racing – Peugeot – 1min11s463
32 – Claudio Ricci – Bassani Racing – Peugeot – 1min12s037

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.