Veja mais declarações do domingo em Ribeirão Preto

domingo, 17 de abril de 2011 às 18:46

Confira mais declarações de pilotos após a corrida deste domingo em Ribeirão Preto:

Allam Khodair, 4º colocado: Tínhamos carro para ganhar a corrida, mas sem dúvida nenhuma o mais importante foi conseguir somar pontos. Não conseguimos somar pontos em São Paulo e Curitiba e isso estava nos perseguindo. Agora que quebramos esse pequeno tabu, estamos mais tranquilos. Em vários momentos da corrida eu pensava no fato de estarmos sem nenhum ponto. Eu tinha em mente, o tempo todo, que o mais importante era  pontuar. Isso norteou minha prova neste domingo. Sofri muito com o calor gerado dentro do carro. Fizemos uma mangueira da nossa geladeira, que tem água, saindo para resfriar o pé. Mas não deu muito certo e, desse buraco, a cada curva que eu fazia, jorrava água. Mais de um litro de água entrou no carro. E com o calor, ela evaporou. O calor ficou insuportável. Quase desmaiei algumas vezes. Eu não tinha mais ‘push’, não tive como reagir. Foi uma pena. Mas felizmente conseguimos pontuar e isso é o mais importante.

Marcos Gomes, 6º colocado: Foi razoável. Foz uma boa largada, ganhei duas colocações, mas não dava para atacar o Cacá porque comecei a ter problemas com os freios. De repente, o Allam Khodair ficou muito lento numa curva e tive de colocar as rodas na parte suja da pista, o que abriu a brecha para o Ricardo Maurício me ultrapassar.

Xandinho Negrão, 7º colocado: Estou com os braços moídos, porque estou há dois meses sem fazer exercícios específicos. Mas acho que fiz uma ótima corrida. Reabasteci logo na terceira volta e a estratégia funcionou. Soube administrar bem o push-to-pass, porque estava preocupado em ter combustível até o final, mas mesmo assim fiz um monte de ultrapassagens. Pena que eu tenha largado tão atrás por causa do sistema de treinos classificatórios utilizado aqui e que levou em conta as posições no campeonato, favorecendo aqueles que estavam nas primeiras posições. Para mim, a temporada começou agora. Já tenho os dois descartes obrigatórios e agora temos de seguir nesse ritmo para garantir vaga nos playoffs decisivos.

Thiago Camilo, 8º colocado: Usei o botão de ultrapassagem mais no início da corrida, e estava bem na sétima posição. Minha distância para o Xandinho era boa, aí veio uma bandeira amarela, o carro de segurança entrou e ele colou em mim. Na relargada, ele tinha botão de ultrapassagem para usar e eu não, aí fica impossível você se defender, De qualquer forma, acabamos cumprindo o objetivo de marcar pontos e ficarmos mais perto de uma vaga na Super Final, que agora está praticamente assegurada. Chegamos onde dava para chegar.

Júlio Campos, 9º colocado: Pelo calor que passamos nestes dois dias de atividades de pista em Ribeirão, achei que terminaria a corrida bem mais cansado. Mas tanto eu quanto o Alan (Hellmeister) estamos com o preparo físico em dia e não tivemos dificuldades com relação ao calor. Conseguindo manter a concentração e isso deixa a tarefa de completar a corrida menos complicada. Estamos trabalhando duro e o objetivo é disputar uma vaga nos playoffs”, comentou Campos. “Por enquanto conseguimos pontuar em todas as três primeiras provas e espero que esta constância nos ajude a entrar nas finais neste ano.

Popó Bueno, 10º colocado: Pensando no objetivo de classificação para o playoff, este terceiro top-10 seguido foi bastante interessante para o campeonato”, diz Popó, que está a seis pontos do quinto colocado, que é Ricardo Maurício. “O ideal é acumular 50 pontos, mas é importante conseguirmos encaixar um resultado melhor, como um top-5, porque há dois descartes obrigatórios após oito etapas. Consegui me encaixar por fora e passar vários pilotos, mas infelizmente nossa estratégia de parada de box não foi a ideal e tive que recuperar novamente na pista estas colocações. Por isso, levando em conta que tivemos problemas no treino classificatório, foi importante sair daqui com um top-10 e subir para a sétima colocação no campeonato.

Giuliano Losacco, 12º colocado: O carro estava bom durante a prova e, só no final, ficou bem difícil para controlar a ‘traseira’, por isso, perdi um pouco de tempo nas últimas voltas. Consegui ficar longe dos acidentes e foi muito bom voltar a marcar pontos.

Eduardo Leite, 13º colocado: Poupei bastante o carro para não bater, cometer erros, porque queria terminar e foi muito bom marcar novos pontos. Antecipei a minha parada nos boxes e a estratégia funcionou bem”, comentou o melhor estreante da categoria.

Valdeno Brito, 15º colocado: O carro estava razoável, não era equipamento para vencer, claro, mas permitiu manter um ritmo bom para brigar com o pessoal do pelotão do intermediário. Depois de tantos problemas ontem, sair de 31º lugar e terminar em 15º, ganhando tantas posições, acaba sendo um consolo. Mas não estamos satisfeitos com essas posições e a meta é trabalhar forte para o carro voltar a ser competitivo. Aqui, falou um pouco de sorte e de performance.

Cláudio Ricci, 17º colocado: O carro se comportou muito bem, mas infelizmente não deu para chegar na zona de pontuação.

David Muffato, 20º colocado: Acho que o Popó (Bueno) não me viu. Eu ainda poderia acionar mais uma vez o push to pass e optei por usar na última volta para passar, mas aí ele veio para o meio do traçado, me espremeu para a sujeira, perdi a traseira do carro e encostei no muro. Uma pena, eu estava em 11º, tranquilo e com o carro muito bem equilibrado. Mas agora vamos para o Velopark, tenho certeza que vamos andar bem lá e vale lembrar que esta primeira fase, das oito primeiras corridas, tem dois descartes. Eu e o Luciano (Burti) usamos um dos nossos aqui.

Rodrigo Navarro, abandonou: Ontem depois de um problema nos treinos livres, onde o carro tocou o muro tivemos que fazer alguns ajustes. Isso nos impediu de participar do treino classificatório. No entanto, na quarta volta, o sistema teve problemas e continuei na pista até onde pude. Espero que (no Velopark) não faça tanto calor como aqui, apesar de que o tempo costuma ser maluco naquela região. Hoje certamente foi o dia mais quente de todos, o que nos fez perder alguns litros de líquidos.

Tuka Rocha, abandonou: Foi uma pena, porque hoje era dia de marcar pelo menos uns três pontos. Dava para chegar em 12º ou 13º. Busquei a ultrapassagem, usando o push-to-pass, mas arrisquei demais e acabei passando do ponto de freada. Vinha num ritmo forte, tanto que fiz na volta anterior a minha melhor na prova e realmente estava conseguindo imprimir uma boa corrida de recuperação. Completei as duas primeiras etapas, em São Paulo e Curitiba, e hoje andei na zona de pontuação. Com isso, na próxima etapa, no Velopark, acredito que podemos seguir este processo de rápida adaptação na Stock Car e buscar uma performance ainda melhor, sobretudo na classificação.

Alceu Feldmann, abandonou: Depois do problema na classificação, decidimos por uma estratégia ousada, parando logo na primeira volta. Infelizmente não rendeu o esperado, mas acredito que na próxima corrida nossa performance será melhor já a partir dos treinos livres.

Luciano Burti, abandonou: Dou até o crédito de tentar recuperar, naquele momento valia a pena arriscar, porque na prática não há diferença entre não chegar e terminar em 17º. Quando entrei nos boxes, abri a viseira para tirar o suor dos olhos e, sem perceber, acabei passando além da linha permitida, fora da faixa de rolamento. Foi um descuido. Na hora, até me lembrei do (Jenson) Button, que na corrida de hoje da Fórmula 1 foi parar nos boxes da McLaren e parou na RBR. Mas não saio daqui de cabeça baixa, pelo contrário, a equipe fez um ótimo trabalho, me deu um carro perto da perfeição, fiz a pole position e estava com a corrida absolutamente sob controle, pensando não apenas na vitória, mas em um bom resultado para o campeonato.

Ricardo Zonta, abandonou: O carro começou a dar problema e não tínhamos como continuar. Ainda não sabemos qual foi o problema.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.