A FIA confirmou uma mudança pontual no formato da classificação para esta temporada. A entidade ampliou o tempo do Q3 e ajustou eliminações para acomodar o grid expandido com a entrada da Cadillac como 11ª equipe.
Com a ampliação do grid, a federação decidiu alterar o número de eliminados nas duas primeiras fases. Portanto, ao fim do Q1 e do Q2, os seis mais lentos deixarão a sessão, e não mais cinco como ocorria até então.
Mesmo com essa alteração, o Q3 seguirá com dez carros na disputa direta pela pole position. No entanto, a FIA ampliou o tempo de pista da fase final de 12 para 13 minutos.
Intervalo menor entre Q2 e Q3
Para viabilizar o minuto extra no Q3, a federação reduziu o intervalo entre Q2 e Q3. Assim, o tempo de pausa caiu de oito para sete minutos, mantendo o cronograma geral do sábado praticamente inalterado.
A entidade divulgou as mudanças na atualização do regulamento publicada no fim de dezembro. Com isso, as equipes já ajustam seus programas de volta rápida considerando o novo cenário estratégico.
Além da alteração na classificação, a FIA removeu outra regra recente. A federação eliminou a obrigatoriedade de duas paradas no GP de Mônaco, norma que vigorou na última edição da prova.
A entidade criou a regra para estimular estratégias variadas em um circuito onde ultrapassar é extremamente difícil. Ainda assim, a corrida virou um desfile sem disputas reais e gerou críticas por causa de decisões estratégicas artificiais.
Diante da repercussão negativa, a FIA decidiu abandonar a exigência e retomar o formato tradicional já nesta temporada.