McLaren subestimou o ritmo de Verstappen no Catar

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 às 18:17
McLaren subestimou Verstappen

McLaren Tom Stallard e Oscar Piasti

O que a McLaren subestimou o ritmo Verstappen Catar foi gritante, de fato. E ainda superestimou o seu. Por essas razões equivocadas, a equipe decidiu não chamar seus pilotos aos boxes durante o Safety Car em Losail. Essa tática significou que Oscar Piastri e Lando Norris teriam de alcançar e ultrapassar o piloto da Red Bull no final da corrida.

Uma preocupação surgiu durante o segundo stint de Piastri. Ele comunicou à equipe que não estava alcançando Verstappen rapidamente o suficiente. Por causa disso, a equipe de engenharia avaliou a possibilidade de antecipar a segunda parada, inicialmente planejada para a volta 49. Entretanto, acabaram fazendo a parada mais cedo.

A mudança tática, no entanto, não surtiu o efeito desejado. Piastri conseguiu facilmente um tempo de volta abaixo da meta de 1:24.000. Contudo, Verstappen demonstrou que tinha uma reserva de ritmo ainda, sugerida por seu engenheiro Gianpiero Lambiase.

Piastri manteve a liderança na largada. Logo depois, Verstappen ultrapassou Lando Norris e assumiu o P2. Quando o Safety Car foi acionado, devido à colisão entre Nico Hulkenberg e Pierre Gasly, a McLaren tomou a decisão crucial – e desastrosa para a equipe – de manter ambos os pilotos na pista:

Quero ser VIP
 

Análise da decisão do Safety Car e as consequências

Veja a transcrição do rádio feita pelo Racing Fans:

Volta 7/57 – PIA: 1’38.466 Stallard (Engenheiro de Piastri): Curva 10. Safety Car, Oscar, Safety Car. Recarga ligada, tudo certo, delta positivo.

Piastri: Curva 14. Parar nos boxes ou permanecer na pista? Stallard: Aguarde. Stallard: Aproximando-se da curva 16. Stallard: Oscar, vamos permanecer na pista. Permaneça na pista. Piastri: Entendido, permanecendo na pista.

Volta 8/57 – PIA: 2’27.366 Stallard: Agora vamos definir a estratégia cinco para a relargada, estratégia cinco.

Stallard: Então, Oscar, aqui está a situação. Você, Lando e Ocon permaneceram na pista. Todos os outros já pararam. Parar nos boxes nesta volta significa que sabemos exatamente quando eles precisam parar na próxima parada.

Piastri: Entendido.

Volta 10/57 – PIA: 2’20.906 Stallard: Safety car entra nesta volta. Safety car nesta volta. Bal menos três. Bal menos três. Você só precisa recarregar antes de ir. Use a ultrapassagem na linha de chegada. Safety Car na curva 14. Safety Car na curva 15. Safety Car na curva 16. Piastri acelera.

Volta 16/57 – PIA: 1’25.493 Stallard: Volta decente, bom ritmo. Verstappen agora está sete segundos e meio atrás. Fernando Alonso em P6 está atrás da sua janela de Safety Car.

Volta 17/57 – PIA: 1’25.602 Stallard: Estamos na janela para os dois Safety Cars, na janela. E atualização de pneus, por favor.

Volta 18/57 – PIA: 1’25.784 Piastri: Sim, parece bom. O dianteiro esquerdo está um pouco morto, mas bem consistente. O pneu dianteiro esquerdo começou a apresentar um pequeno problema, segundo Piastri. Sua comunicação ocorreu na volta 21. Portanto, o engenheiro orientou o piloto a preservar o equipamento.

Gestão de pneus e as paradas antecipadas

Volta 21/57 – PIA: 1’25.958 Piastri: O pneu dianteiro esquerdo está apresentando um pequeno problema agora.

Volta 22/57 – PIA: 1’25.870 Stallard: Entendido. Não force demais as entradas de curva agora que o pneu está ficando velho. Apenas tome cuidado ao forçar demais as entradas. O ritmo ainda está bom.

Stallard: Oscar, meta menos um.

A equipe chamou Piastri para seu primeiro pit stop na volta 24. Esta volta era uma antes do mínimo obrigatório de 25 voltas. Em primeiro lugar, a estratégia permitiu que a McLaren mantivesse Norris na pista por mais uma volta. Além disso, garantiu que ele saísse dos boxes à frente de Alonso, o que conseguiu por pouco.

Ambos os pilotos perderam um tempo precioso ultrapassando Carlos Sainz e Andrea Kimi Antonelli. Logo na volta 36, Piastri manifestou sua preocupação. Verstappen estava apenas 8,6 segundos atrás e faltava apenas uma parada obrigatória. Desse modo, o plano de superar o piloto da Red Bull, percebeu Piastri, talvez não funcionasse.

Volta 24/57 – PIA: 1’30.513 Stallard: Deveria ser mais uma volta, Oscar, mais uma volta. Use todo o ritmo.

Stallard: Você vai parar nos boxes nesta volta. Pare nos boxes nesta volta.

Piastri: Entendido, paradas nos boxes.

Stallard: Equilíbrio de frenagem para a parada.

Stallard: Parada precisa nos boxes, Oscar. Cuidado com a marca.

Volta 25/57 – PIA: 1’47.924 Stallard: Oscar no pit lane. Ele para nos boxes e sai.

Stallard: Mapa de largada, mapa de largada. Reiniciar a entrada quatro torque nove. Entrada quatro torque nove. Deve estar logo à frente de Alonso na curva um.

Volta 26/57 – PIA: 1’24.945 Piastri: Você quer alguma introdução ou prefere só um empurrãozinho?

Stallard: Acho que o pouco que você está fazendo em alta velocidade é bom. Stallard: O carro atrás agora é o Lando, três segundos.

Volta 27/57 – PIA: 1’24.951 Piastri: Então todo mundo tem que parar nos boxes na volta 32, certo?

Stallard: Correto, sim. Verstappen na última volta 25.4. E Oscar, podemos ir até a volta 49. Quarenta e nove no máximo.

Stallard: Conforme o pneu entra na curva, tenha cuidado com o ângulo de direção na curva quatro. Queremos evitar qualquer derrapagem excessiva quando o pneu entrar na curva.

Volta 35/57 – PIA: 1’24.330 Stallard: Estamos na janela para os dois tipos de Safety Car. Confirme.

Volta 36/57 – PIA: 1’24.544 Stallard: Oscar sugere balança mais um.

Piastri: Sim, precisamos avaliar qual é a melhor ideia em termos de tentar provocar um Safety Car ou simplesmente superá-lo no ritmo.

Stallard: Então Oscar, vamos para o alvo menos um. Melhor ritmo para o alvo menos um.

A frustração com o ritmo de Verstappen e a parada forçada

Volta 39/57 – PIA: 1’24.440 Stallard: Quatro décimos melhor que Max Verstappen. Bom trabalho.

A McLaren disse a Piastri que ele precisaria fazer uma volta abaixo de 1:24.000 após a troca antecipada para pneus duros. Somente assim teria uma chance de alcançar Verstappen. Ele disse a eles: “Não vejo opção melhor” e entrou nos boxes.

Volta 40/57 – PIA: 1’24.777 Piastri: [Clica no rádio, nada ouvido] Stallard: Não ouvi sua mensagem na saída da 10.

Volta 41/57 – PIA: 1’24.786 Piastri: Acho que a única maneira de vencer é se tentarmos entrar nos boxes agora e persegui-lo.

Volta 42/57 – PIA: 1’29.077 Stallard: O ritmo precisaria ser abaixo de 1:24.000. Você conseguiria fazer isso?

Piastri: Bem, não vejo uma opção melhor no momento. Meu pneu dianteiro esquerdo definitivamente não está tão bom quanto estava no início. Vou andar muito mais rápido com um pneu duro.

Stallard: Ok, Oscar, vamos fazer isso nesta volta. Box, box. Piastri: Entendido, box. Stallard: Lembre-se sobre o equilíbrio da frenagem na entrada dos boxes.

Piastri: Oscar no pit lane

Volta 43/57 – PIA: 1’46.278 Stallard: Mapa de largada, mapa de largada. Cuidado nas marcas.

Piastri para nos boxes e sai.

Stallard: Mapa de largada desligado. Vamos lá.

Stallard: Então Verstappen está atrás de Lando, 24.8. Oscar, você não precisa trazer o pneu para dentro. Todavia, só não force demais. Não derrape demais o dianteiro esquerdo.

Verstappen respondeu à parada de Piastri nos boxes reduzindo significativamente seus tempos. Tendo consistentemente feito voltas na casa de 1:24.700, ele baixou cerca de um segundo por volta desses tempos.

O golpe final e a vitória perdida no GP 

Quando a McLaren informou o ritmo real de Verstappen para Piastri, ele percebeu que suas chances de vencer tinham acabado. Como resultado, o piloto apenas respondeu: “Bem… ótimo.”

Volta 45/57 – PIA: 1’23.324 Piastri: Que tipo de ritmo eu preciso?

Volta 47/57 – PIA: 1’23.411 Stallard: Verstappen fez a última volta em 23.8. Precisaríamos ser mais de um segundo mais rápidos que ele.

Piastri: Bom… legal.

Stallard: Força bastante, Oscar. Vamos ver o que ele faz. Use seu ritmo agora. Melhor ritmo até o final.

Volta 48/57 – PIA: 1’23.062 Stallard: Oportunidade na curva um. Freada mais cedo. Velocidade média para a saída.

Volta 49/57 – PIA: 1’23.172 Stallard: Nove voltas para o fim. Stallard: Muito boa volta.

Volta 51/57 – PIA: 1’23.833 Stallard: Lance Stroll à frente vai receber uma bandeira azul.

Volta 52/57 – PIA: 1’23.900 Stallard: Stroll está com pneus macios. Ele só vai durar uma ou duas voltas.

Volta 53/57 – PIA: 1’23.714 Stallard: Faltam cinco voltas.

Volta 55/57 – PIA: 1’23.653 Stallard: Faltam três voltas. Cuidado para não abrir demais a curva 10 na entrada.

Após receber a bandeirada, Piastri disse à equipe que estava “sem palavras” sobre a vitória perdida. Ainda mais, ele disse que a derrota doeu ainda mais do que a dupla desclassificação da equipe em Las Vegas, uma semana antes.

Volta 56/57 – PIA: 1’23.681 Stallard: Faltam duas voltas. Strat 4 disponível.

Stallard: Hadjar está lento à frente entre P12 e P13. Stallard: Hadjar P13 a P1.

Volta 57/57 – PIA: 1’23.625 Stallard: Há detritos perto do final da reta, à direita. Se você se mantiver na linha, estará livre.

Stallard: Última volta. Bandeira quadriculada.

Stallard: Bandeira quadriculada, Oscar, bandeira quadriculada. Interruptores: H11 13, recarga ACS desligada. O ritmo estava incrível. Pegue detritos de pneus onde puder.

Piastri: Sem palavras. Não tenho palavras.

Stallard: Apenas certifique-se de pegar detritos de pneus onde puder. Oscar, há muita fumaça dos fogos de artifício. Estamos voltando para os boxes. Pare nos boxes nesta volta, mas tome cuidado. Está muito esfumaçado. Você precisa desligar o carro completamente. Portanto, quando você chegar lá, desligue o motor e depois desligue completamente.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.