McLaren diz que oscilações de Piastri são “anômalas”
domingo, 16 de novembro de 2025 às 9:50Oscilações de Piastri surpreendem a McLaren
O chefe da McLaren, Andrea Stella, afirmou que a sequência de resultados instáveis de Oscar Piastri é “bastante anômala”.
Após vencer o GP da Holanda, Piastri liderava o campeonato de pilotos com 34 pontos de vantagem sobre Lando Norris. No entanto, nas seis corridas seguintes, registrou um terceiro lugar, dois abandonos, um quarto lugar e três quintos lugares consecutivos. Além disso, somou dois abandonos nas Sprints de Austin e São Paulo.
Enquanto isso, Norris atingiu o auge com dois segundos lugares, um sétimo, um terceiro, dois primeiros e vitória no Sprint de São Paulo, assumindo o controle da disputa pelo título. Atualmente, o britânico lidera com 24 pontos de vantagem, restando 83 pontos em disputa.

Fatores que afetaram confiança de Piastri
Piastri comentou recentemente que a ordem de equipe da McLaren no GP da Itália, que o fez trocar posições de volta com Norris, afetou sua confiança. A sequência negativa começou no GP do Azerbaijão, com um acidente na classificação, uma largada antecipada e outro acidente na primeira volta da corrida.
Stella explicou que a equipe inicialmente atribuiu a queda de desempenho a dificuldades do piloto em circuitos de baixa aderência, como Baku, Austin e Cidade do México. “Esta sequência sustentada de condições similares é bastante anômala”, disse ele à imprensa.
Adaptação e margens mínimas fazem diferença
Stella acrescentou: “O comportamento dos pneus e a aderência que tivemos nos últimos três eventos é estranho. No esporte, a diferença está nos últimos 1%. Mesmo em pistas como o Brasil, cada ano traz condições sutis diferentes.”
Ele comparou a situação com a adaptação de Lando Norris ao MCL39: “Para Lando, levou tempo para entender como o carro se comportava, perceber o que os pneus dianteiros faziam, o limite de aderência e quando o carro começava a sobresterçar. Exigiu bastante trabalho, portanto, e ele estava em desvantagem. Tudo é muito marginal.”
andrea stella, austin, baixa aderencia, baku, comentar formula 1, desempenho F1, formula 1, gp da italia, GP do Azerbaijão, lando norris, MCL39, mclaren, mexico, oscar piastri, piloto mclaren, sao paulo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
