Quem fará dupla com Max Verstappen em 2026?
quarta-feira, 29 de outubro de 2025 às 17:17
Isack Hadjar e Max Verstappen
Ainda não se sabe quem fará dupla com Max Verstappen em 2026. A Red Bull suspendeu a decisão sobre o piloto até o final da temporada. Contudo, é improvável que essa suspensão signifique mais que um breve adiamento para a confirmação de Yuki Tsunoda.
Embora a vaga de Tsunoda permaneça em aberto, 2026 não deve ser um ano de muitas novidades para a Fórmula 1 em termos de mudanças de pilotos. Os contratos plurianuais garantem a permanência da maioria no grid na nova temporada. Após a confirmação extraoficial de que Franco Colapinto continuará na Alpine, apenas três vagas restam abertas na F1, e todas elas pertencem à Red Bull. Duas vagas estão disponíveis na Racing Bulls e a vaga de Tsunoda, que ainda não assinou uma extensão para ser companheiro de Verstappen.
Isack Hadjar será a próxima vítima?
Em vez disso, Isack Hadjar recebeu tempo para construir um currículo mais impressionante visando assumir a vaga principal. No entanto, o próprio Hadjar já deu sinais claros de que prefere ficar mais um ano na RB, adquirindo experiência. Como sempre, a pressa da equipe em definir o segundo piloto gerou questionamentos. É preciso dar aos pilotos mais jovens a oportunidade de mostrar seu talento antes de serem lançados ao lado do piloto considerado por seus pares como “dono” da Red Bull.

Desde que o australiano Daniel Ricciardo deixou a vaga no final de 2018, a rotatividade de pilotos na equipe principal foi recorde. A parceria entre o ícone de um Ricciardo no auge e o novato Verstappen não foi replicada desde então. Hadjar pode ser a próxima vítima da maldição da Red Bull.
Seu companheiro de equipe na Racing Bulls, Liam Lawson, já experimentou essa situação no início deste ano. Ele durou apenas duas corridas como companheiro de Verstappen. Em seguida, a Red Bull o substituiu impiedosamente por Tsunoda antes do GP do Japão. Desde a saída de Ricciardo, Pierre Gasly, Alex Albon, Sergio Perez, Lawson e Tsunoda assumiram a segunda vaga. E isso deve mudar novamente.
Guenther Steiner afirmou que 2026 não oferece margem de manobra para nenhum dos principais pilotos, dizendo: “No ano que vem, não importa para onde você vá… não há vagas disponíveis.” A única outra vaga disponível no grid para o ano que vem era na Alpine, mas agora se tornou apenas uma questão de um comunicado oficial da própria equipe. Qualquer mudança ou decisão agora pode impactar as vagas para a temporada de 2027, já que o novo regulamento promete reformular o grid. Vamos então analisar quais pilotos têm contrato e quais não têm.
A pressão na base da Red Bull
A declaração direta e concisa de Liam Lawson revelou a expectativa da Red Bull em relação aos seus pilotos restantes: “Desempenhar bem.” Perguntado o que a Red Bull considera como um bom desempenho, ele disse que era ficar atrás, mas perto de Max Verstappen.
O piloto neozelandês não tem contrato para 2026. Por isso, está “bem ciente” da pressão que aumenta nos boxes da Red Bull. “Estou bem ciente de que precisamos manter a consistência, pois apenas um bom resultado não é suficiente”, disse Lawson. Verstappen atualmente busca o campeonato de pilotos pela quinta temporada consecutiva. Como sempre, procura o companheiro de equipe perfeito.
Desde a saída de Ricciardo, cinco pilotos se revezaram na posição de segundo piloto na Red Bull. Pode ser que Hadjar tenha que tentar a sorte no próximo ano, já que Helmut Marko confirmou que o jovem de 21 anos correrá pela Red Bull, mas não especificou em qual equipe. Hadjar terá que correr onde Marko determinar, visto que não existe mais vaga em nenhuma outra equipe. Essa declaração surge em um momento em que Tsunoda busca desesperadamente encontrar ritmo para renovar sua luta por uma vaga ao lado de Verstappen. Ele tem até Abu Dhabi para consolidar sua posição.
comentar formula 1, equipe red bull, formula 1, Isack Hadjar, Liam Lawson, maior comunidade F1, max verstappen, noticias f1, Red Bull 2026, rumores f1, vaga F1, yuki tsunoda
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.