Stella minimiza erro de Piastri em Baku: “Acontece a campeões”
domingo, 28 de setembro de 2025 às 9:15O quebra-cabeça de Piastri e a defesa da McLaren
Oscar Piastri cometeu um erro raro no Grande Prêmio do Azerbaijão. O australiano bateu na barreira logo na Volta 1, abandonando a corrida. Entretanto, o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, não se preocupa com o incidente. Pelo contrário, ele minimiza o deslize do piloto.
O italiano começou sua análise citando a experiência: “Eu trabalhei com múltiplos campeões. Em uma temporada, em toda temporada, mesmo nas mais dominantes, e mesmo com um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, como Michael Schumacher, eu vi eventos assim.”
Lição aprendida: “O mais sólido desta temporada”
De fato, Stella vê o acidente como uma oportunidade de aprendizado. “Nesses eventos, o máximo que você tira é o aprendizado”, disse ele. “As coisas se tornam difíceis por algum motivo. Consequentemente, assim que você avalia mal a aderência disponível, você é altamente punido.”
Além disso, Stella defendeu a consistência de Piastri: “Foi um erro isolado de alguém que tem sido, provavelmente, o piloto mais sólido nesta temporada. Só para ilustrar, isso encerra uma sequência de 44 corridas que Oscar completou, o que mostra o quão sólido e consistente ele tem sido até agora.”

Impacto na classificação e o desafio de Verstappen
Portanto, o chefe da equipe concluiu que não há motivo para alarme: “Um fim de semana isolado no qual as coisas não saem do seu jeito, e você, no final das contas, tem muito a revisar, não é surpresa nem exceção. Não devemos nos preocupar, porque isso aconteceu com praticamente todos os campeões, mesmo com os que têm o melhor histórico.”
Enquanto Piastri enfrentava o abandono, Max Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro no Azerbaijão. A propósito, o holandês também venceu sua primeira corrida de GT3 na famosa Nordschleife neste fim de semana. Após o resultado, 69 pontos separam o australiano, líder do campeonato, do Verstappen. O colega de equipe de Piastri, Lando Norris, está 25 pontos atrás. Sendo assim, a briga pelo título da Fórmula 1 continua intensa.
andrea stella, Campeões F1, comentar formula 1, equipe mclaren, F1 2025, formula 1, gp azerbaijão, lando norris, max verstappen, mclaren, Michael Schumacher, Oscar Piastri acidente Baku
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.