McLaren prioriza Norris nas atualizações do MCL39

quarta-feira, 2 de julho de 2025 às 9:20

Lando Norris

A McLaren revelou que, ao longo da temporada, passou a adaptar suas atualizações com uma inclinação clara para as preferências de Lando Norris.

Isso aconteceu porque, de acordo com a equipe, o britânico é consideravelmente mais exigente e preciso ao fornecer feedback técnico do que seu companheiro Oscar Piastri.

Foi o britânico quem mais demonstrou dificuldades para extrair o máximo do MCL39 nas primeiras etapas do ano. Consequentemente, ele está 15 pontos atrás de Piastri no campeonato.

Quero ser VIP
 

Justamente por isso, segundo a própria equipe, ele passou a ter um papel mais ativo nas discussões técnicas internas.

Feedback técnico detalhado dita o rumo do desenvolvimento

Desde o início do ano, Norris tem chamado a atenção dos engenheiros com suas análises aprofundadas sobre o comportamento do carro.

Como resultado, a equipe intensificou o diálogo com o piloto, o que acabou influenciando diretamente nas direções tomadas durante as atualizações.

“Obviamente, há muito mais detalhes que obtemos nos depoimentos de Lando”, explicou Neil Houldey, diretor técnico da McLaren, durante uma entrevista coletiva.

“Portanto, temos uma noção bastante clara do que ele precisa para melhorar o carro. Por isso mesmo, algumas das atualizações que fizemos foram, sim, tendenciosas em relação aos comentários dele – o que, aliás, era de se esperar”.

Além disso, Houldey ressaltou que o trabalho de desenvolvimento não ocorre de forma aleatória. Ao contrário, a equipe sempre tenta identificar quais características podem beneficiar seus pilotos individualmente e, em seguida, adapta o carro conforme possível.

“Você tenta descobrir o que os pilotos precisam e adapta suas atualizações para atender a essas necessidades”, continuou ele. “Felizmente, temos uma boa compreensão do que o Lando exige do carro. Assim, conseguimos implementar melhorias específicas em várias áreas”.

Suspensão revista e ajustes contínuos

Ainda de acordo com Houldey, a McLaren acredita que conseguiu colocar o MCL39 dentro de uma janela de performance mais favorável ao estilo de pilotagem de Norris. Para isso, foi necessário revisar até mesmo sistemas importantes, como a suspensão.

“Com todas essas coisas, estamos sempre tentando encontrar o melhor equilíbrio entre vários cenários diferentes”, disse ele. “Inicialmente, estávamos preocupados com algumas áreas, mas ao longo da temporada descobrimos que esses pontos, na verdade, não eram tão críticos quanto pareciam”.

Portanto, ao cruzar informações, testar soluções e priorizar consistência, a McLaren acredita que chegou a um ponto de equilíbrio técnico. E no caso específico de Norris, esse esforço parece já estar dando retorno.

“Você está constantemente negociando pequenas perdas e ganhos para tentar encontrar o melhor desempenho. No caso do Lando, acreditamos que finalmente encontramos esse ponto ideal”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.