Wolff acha saída de Verstappen só provável em 2027
domingo, 29 de junho de 2025 às 8:40Toto Wolff, chefe da Mercedes, acredita que Max Verstappen tem mais chances de deixar a Red Bull em 2027, e não já em 2026. Segundo ele, um movimento tão cedo seria precipitado.
Além disso, Wolff destacou que o holandês é um piloto leal, que não pulará do barco na primeira dificuldade.
“Max é um cara fiel. Mesmo se as coisas estiverem complicadas, não creio que ele aproveite a primeira chance para sair,” disse Wolff em entrevista aos jornais austríacos Kleine Zeitung e Krone.
Dinâmica interna e performance vão pesar na decisão
Wolff também afirmou que a decisão de Verstappen vai depender de fatores internos da Red Bull.
Por exemplo, o relacionamento com Helmut Marko pode influenciar. Além disso, a competitividade do carro no próximo ano será decisiva.
Com as mudanças radicais nas regras dos motores chegando em 2026, o desempenho do novo motor da Red Bull, feito em parceria com a Ford, será fundamental.
Mercedes aposta na experiência para a nova era
Enquanto isso, a Mercedes segue desenvolvendo seus motores em Brixworth, com um programa que evolui há mais de 30 anos.
Wolff admitiu que a Red Bull pode surpreender com sua nova infraestrutura e equipe.
No entanto, ele pondera que o sucesso imediato será um feito raro, especialmente diante da experiência acumulada da Mercedes.
“Nosso motor foi construído e refinado por três décadas. Dominar o início da era híbrida em 2014 não foi por acaso,” comentou.
Erros na adaptação podem custar caro
Wolff alertou que qualquer equipe que erra na adaptação às regras dos motores de 2026 sofrerá graves consequências.
“Se alguém — seja Red Bull, Ferrari ou nós — falhar no motor, o prejuízo será muito maior que décimos de segundo,” afirmou.
Ele admitiu que a própria Mercedes não está 100% segura: “Estamos completamente no escuro. Talvez tenhamos deixado passar algum conceito importante, tanto no motor quanto no carro.”
Mercedes já foca em 2026 e não no carro atual
Enquanto isso, a equipe já reduziu esforços de desenvolvimento no carro atual.
Por isso, apenas um pequeno grupo trabalha na otimização da configuração.
Wolff ressalta que nenhuma grande atualização aerodinâmica está prevista para este ano.
“Quem começar a se preparar para 2026 depois desse momento, estará assumindo um risco enorme,” completou.
Outros compartilham visão cautelosa no paddock
A visão de Wolff não é isolada. Mike Krack, diretor técnico da Aston Martin, também falou sobre o cenário.
“Logo, as declarações de melhorias vão ficar repetitivas e cansativas,” disse Krack, em referência ao ritmo lento das atualizações nesta temporada.
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