Fórmula E: Taylor Barnard conquista pole em Mônaco, após erro de Oliver Rowland

sábado, 3 de maio de 2025 às 9:20

McLaren

Um ano após sua estreia na Fórmula E, Taylor Barnard e a NEOM McLaren conquistaram a Julius Baer Pole Position nas ruas de Mônaco. Foi uma batalha árdua até a Final, passando contra Dan Ticktum, da CUPRA KIRO, que esteve rápido durante toda a Classificação, mas um raro erro de Oliver Rowland resultou em uma vitória fácil na Final do Duelo.

Esta marca a segunda pole de Barnard na Fórmula E, apesar de ter apenas 19 anos, após ter feito o mesmo em Jeddah, na Arábia Saudita. Ele conquistou vários pódios durante seu “ano de estreia”, substituindo o lesionado Sam Bird aqui em Mônaco e em Berlim, em 2024, mas ainda não conquistou nenhuma vitória – será que vem neste fim de semana?

Rowland alinhará na primeira fila do grid, com Ticktum e Nyck de Vries, da Mahindra Racing, juntos na segunda fila.

Grandes nomes largarão em quinto, como o atual campeão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), e em oitavo, caso do vencedor do E-Prix de Mônaco do ano passado, Mitch Evans (Jaguar TCS Racing).

Final 
A luta pela pole terminou logo no início da Final, quando Oliver Rowland, da Nissan, cometeu um erro raro em sua única volta rápida ao iniciar a subida de Beau Rivage, se arrastando até a Praça do Cassino. Taylor Barnard conseguiu ultrapassá-lo e continuar sua volta para conquistar sua segunda pole position na Fórmula E.

Semifinais 
Oliver Rowland foi o primeiro vencedor das Semifinais, com o piloto da Nissan enfrentando Nyck de Vries. Embora não tenha sido o resultado desejado pela Mahindra, ainda assim foi um ótimo resultado em Mônaco para o holandês, que nunca havia largado acima do oitavo lugar em Mônaco. A Mahindra também garantiu sua melhor largada nesta temporada, já que sua melhor marca era o quinto lugar com de Vries e Edoardo Mortara.

O Duelo seguinte foi entre Dan Ticktum e Taylor Barnard, mas, apesar de ter liderado todas as sessões do fim de semana de corrida até então, a Final não era para Ticktum. Em vez disso, foi Barnard quem avançou para o último Duelo após uma mega volta – a mais rápida dos Duelos até então.

Quartas-de-final 
O primeiro colocado foi Nyck de Vries contra Jake Dennis, com o piloto da Mahindra Racing sendo o mais rápido dos dois. Tem sido um bom fim de semana para a equipe até agora, com muito potencial, apesar de seu companheiro de equipe, Edoardo Mortara, ter ficado de fora dos Duelos por pouco.

Em seguida, foi a vez de Oliver Rowland e Wehrlein, que conquistaram a pole position aqui no ano passado. Infelizmente para o piloto da TAG Heuer Porsche, ele não conseguiu repetir a façanha e foi eliminado dos Duelos por Rowland e pela Nissan.

Taylor Barnard avançou para as Semifinais, superando o vencedor do ano passado em Mônaco, Mitch Evans, por quase quatro décimos de segundo.

O último Duelo foi entre Robin Frijns, da Envision Racing, e Dan Ticktum, da CUPRA KIRO, e Ticktum continuou seu ritmo rápido para avançar para a próxima fase.

Grupo A
O líder do campeonato, Rowland, foi o mais rápido do primeiro grupo, à frente do compatriota Jake Dennis. Nyck de Vries e Wehrlein se juntaram a eles nos Duelos, com ambos os DS PENSKEs não conseguindo se classificar entre os quatro primeiros.

Sam Bird fez um momento incrível ao sair do túnel, errando a chicane. Conseguiu outra tentativa, mas no final teve que se contentar com o sexto lugar. Norman Nato, pole position de Miami, não conseguiu repetir o sucesso da última vez, terminando em nono pela equipe Nissan em seu E-Prix quase caseiro.

Grupo B
Dan Ticktum deu continuidade à sua boa fase liderando seu grupo, após fazer o mesmo nas duas sessões de treinos livres. Ele foi acompanhado de Mitch Evans, além de Taylor Barnard e Robin Frijns nos Duelos.

Foi uma sessão decepcionante para Nick Cassidy, que mais uma vez ficou de fora dos Duelos e terminou seu grupo em 10º. Antonio Felix da Costa também ficou desanimado depois de seu grupo e terá que se contentar com a oitava fila do grid para a corrida em questão de horas.

As estrelas da Maserati MSG Racing, Stoffel Vandoorne e Jake Hughes, também não conseguiram se classificar para os Duelos em sua corrida em casa no calendário da Temporada 11. No entanto, a ultrapassagem é possível em Mônaco com a Fórmula E, com 197 ultrapassagens em relação à corrida do ano passado.

Programação
O E-Prix de Mônaco de 2025 terá a largada para a Etapa 6 às 10h05 de Brasília (15h05, horário local).

A Etapa 7, no domingo, 4 de maio, segue com apenas uma sessão de treinos livres às 03h30 de Brasília (08h30, horário local), seguida pela Classificação e pela Corrida às 5h40 e 10h05 de Brasília (10h40 e 15h05, horário local), respectivamente.

Para o Brasil, a transmissão de televisão fica a cargo da Band, bem como pelo Grande Prêmio no YouTube.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.