Porsche Cup coroa Marcos Regadas como o 5º vencedor em 5 provas da Carrera
sábado, 26 de abril de 2025 às 19:00
Porsche Cup
Em sua primeira corrida após o aniversário de 20 anos, a Porsche Cup C6 Bank coroou em Interlagos um vencedor inédito. O maranhense Marcos Regadas, piloto da Carrera Sport, mostrou todo repertório de quem foi forjado em provas de rally e com a pista úmida cravou a pole pela primeira vez na vida. Mais tarde, venceu pela primeira vez e agora é o quinto vencedor em cinco corridas da principal categoria do evento.
O triunfo de Regadas marca uma formidável trajetória de recuperação. Ele passou por cirurgias nos tendões de Aquiles das duas pernas no início do ano e sequer sabia se seria capaz de acelerar em 2025. No Velocitta, desenvolveu uma técnica de frear usando o calcanhar, para poupar a perna em recuperação. E tudo funcionou perfeitamente em Interlagos, inclusive com um toque de sorte.
A sorte de Regadas foi, mais uma vez, o azar de Marçal Muller. O atual campeão da Carrera Cup assumiu a liderança ao ultrapassar Regadas por fora na largada, mas novamente teve problemas durante a corrida e perdeu terreno. O segundo lugar ficou para Thiago Vivacqua, com Matheus Comparatto em terceiro. Miguel Paludo e Chris Hahn completaram o pódio, com Paludo ampliando sua margem na liderança graças a uma temporada de 100% de pódios até o momento.
Outro que fechou o sábado festejando 100% foi o “acelerado” Gerson Campos. Com duas ultrapassagens por fora na tomada do S Senna, o competidor do carro #82 da classe Challenge venceu novamente no sábado. Ele é o único competidor das classes Carrera e Challenge com mais de uma vitória: tem três, e todas elas nos sábados.
Leonardo Herrmann terminou em segundo e assumiu a liderança nos pontos. A exemplo de Paludo na Carrera, ele foi ao pódio em todas as corridas do calendário (bem como Caio Chaves, que fechou a corrida da Challenge em quinto).
A jornada do sábado foi encerrada com o quali da Trophy, mais uma vez dominado por Neto Carloni. Vencedor nas duas primeiras corridas do ano, ele agora tem 100% de poles no ano.
A primeira passagem da Porsche Cup C6 Bank por Interlagos em 2025 é a primeira realizada após o aniversário de 20 anos da principal categoria de Gran Turismo da América Latina. Cheia de atrações dentro de fora da pista, como um show de Seu Jorge, a etapa marcou a estreia mundial do Boost na Carrera Cup. E contou com uma série de visitantes ilustres, entre eles Ronaldo Fenômeno, que teve a oportunidade de pilotar um dos carros da categoria sob orientação de Max Wilson.
Neste domingo acontecem mais três corridas, com a Trophy largando às 09:00. A Carrera realiza sua corrida 2 a partir das 12:10, com a prova final da Challenge a seguir. Elas têm transmissão ao vivo da Band, Sportv 3 e canais digitais oficiais da Porsche Cup C6 Bank.
As corridas
Carrera
O pole Marcos Regadas tentou defender o primeiro lugar, mas Marçal Muller foi decidido por fora na freada do S do Senna, assumindo a liderança por fora. Miguel Paludo tentou seguir a linha, mas acabou encaixotado. E a seguir foi ultrapassado por Matheus Comparatto e Thiago Vivacqua.
O top5 no fim da primeira volta indicava: Muller, Regadas (liderando na Sport), Vivacqua, Comparatto e Paludo. Em 17º, Silvio Mortestoni liderava na Rookie.
Após três voltas, Muller estabeleceu 1.343 de vantagem sobre Regadas e este tinha margem similar para Vivacqua. Comparatto e Paludo completavam a zona de pódio, mas Christian Hahn vinha rápido em sexto determinado a lutar pelo top5.
Na metade da corrida, a disputa mais vistosa era pelo segundo lugar na Sport e oitavo no geral, envolvendo Francisco Horta, Lineu Pires e Alceu Feldmann. Àquela altura, havia reporte de chuva em trechos do traçado.
Mas, em novo drama para Muller, seu carro perdeu rendimento na subida do Café e logo foi ultrapassado por Regadas e depois por Vivacqua. Na volta seguinte, o #544 mais uma vez ficou lento no trecho em aclive, de modo que Comparatto, Paludo e Hahn também deixaram o atual campeão para trás com facilidade.
O prejuízo imediato não foi maior para Muller, porque a disputa entre Horta, Feldmann e Pires seguia intensa, favorecendo a chegada também de Josimar Junior, Alceu Feldmann Neto e Antonella Bassani.
Mas era questão de tempo até o “trem da Sport” alcançar Muller, que ficou vendido e, de forma cavalheiresca, tirou o carro lento do caminho dos concorrentes que vinham disputando, evitando travar inutilmente as inevitáveis ultrapassagens.
Feldmann se livrou da disputa e abriu vantagem. Já o grupo formado por Pires, Feldmann Neto, Josimar, Antonella, Horta e Nelson Marcondes lutava por cada palmo de asfalto em uma batalha temperada por inúmeros acionamentos do Boost.
A duas voltas da bandeirada, quando muitos carros já acionavam o limpador de parabrisa no trecho 2 da pista. Horta e Josimar mais uma vez travaram uma memorável disputa com os carros lado a lado da curva do Lago até o fim do Laranjinha, com Horta prevalecendo no fim. Na passagem final, Feldmann Neto e Lineu Pires foram os principais duelistas, com o #888 favorecido.
Regadas ganhou com autoridade, levantando também o primeiro lugar na Sport. Vivacqua, Comparatto, Paludo (100% de pódios no ano) e Hahn completaram o pódio. De ponta a ponta, Morestoni ganhou na Rookie com o 21º lugar no geral.
Após a cerimônia de pódio, Regadas sorteou o número 8, determinando a respectiva inversão de grid para domingo. Assim Lineu Pires será o pole.
Challenge
Em largada em fila indiana, o pole Lucas Locatelli teve facilidade em permanecer na dianteira. Caio Chaves e Gerson Campos, nesta ordem, seguiam imediatamente atrás. Leonardo Herrmann e Sadak Leite completavam o top5.
Mas na abertura da volta 2, Locatelli foi ultrapassado tanto por Chaves quanto por Gerson e depois perdeu mais terreno ainda. Em 12º, Rafa Brocchi liderava na Rookie.
Gerson passou bonito para a liderança, atacando por fora no fim da reta. Chaves respeitou o espaço do concorrente e ainda tentou emparelhar na tomada da curva do Sol, mas soube ceder a posição sem tomar risco. Herrmann, Sadak e Locatelli completavam o top5.
Na volta 5, Herrmann passou Chaves. Gerson tinha mais de 1.5s de vantagem, mas isso caiu para zero após a intervenção do safety-car para resgate de um carro batido na barreira interna do S do Senna
A relargada veio na abertura da volta 6, com 14 minutos restando na contagem regressiva. Gerson neutralizou qualquer ambição de Herrmann. Chaves foi ultrapassado por Sadak, e Locatelli por Caio Castro. Este logo também passou por Chaves, que ficaria à mercê de Locatelli e José Moura Neto a seguir.
Na volta 9, enquanto Markenson Marques, Cecilia Rabelo e Luiz Souza batalhavam pelos últimos lugares do pódio da Sport, Daniel Neumann passou Rafa Brocchi e assumiu a liderança na Rookie.
Marques perdeu posição para Cecilia e para Souza e acabou alcançado por Neumann e Brocchi, que vinham debatendo a liderança na Rookie. Brocchi leu melhor o cenário e retomou a posição de primeiro colocado na divisão de entrada.
Nos minutos finais, Gerson controlava a distância sobre Herrmann. Este era acossado por Sadak, que chegou a ultrapassar na tomada do S do Senna, mas não segurou o carro na freada e levou o troco. Sadak voltou para a pista trancando Caio Castro e Caio Chaves, que vinham disputando seguidos de perto por Locatelli.
Na penúltima volta, Neumann perdeu posições e William Araújo atacou Brocchi para liderar na Rookie.
Gerson ganhou com autoridade para gabaritar as corridas de sábado da classe Challenge. Herrmann foi segundo, seguido por Sadak, Caio Castro e Chaves. Herrmann e Chaves mantiveram 100% de pódios no ano.
Em sexto, Locatelli ganhou na Sport, com Moura Neto em segundo. Araújo segurou a liderança na Rookie até o final, com o 11º no geral.
Após o pódio, ensopado de champanhe, Gerson sorteou o numeral 6. Assim ele larga em sexto no domingo, com o primeiro lugar no grid ficando novamente com Lucas Locatelli.
O quali – Trophy
O classificatório da divisão de acesso teve os 18 carros da categoria simultaneamente, com os Trophy e os Sport juntos numa tomada de tempo pela primeira vez no ano.
Dominante na temporada, Neto Carloni logo assumiu a liderança com 1:43.102. Pedro Villela e Denis Ferrer vinham imediatamente a seguir, com os pilotos Sport Gabriel Guper e Eldo Umbelino completando o top5.
Na parte final da sessão, Guper encaixou o terceiro lugar. Sergio Laurentys subiu para quarto e Leticia Bufoni para quinto.
Carloni completou 100% de pódios com a marca de 1:42.561. Villela vai largar em segundo. Guper, em terceiro, é o pole da Sport. Laurentys e Bufoni completam o top5. A sessão teve os cinco primeiros separados por 1.016s.
O que eles disseram:
“Fizemos barba, cabelo e bigode como falamos no Nordeste. Quis fazer uma prova conservadora, para brigar com o Marçal no final. Infelizmente para ele e felizmente para mim, ele perdeu rendimento e consegui passar e ainda economizar bastante Boost para a corrida de domingo. Vencer pela primeira vez no templo do automobilismo brasileiro acredito que foi uma das coisas mais gratificantes. É uma prova icônica e a pista mais charmosa de todo calendário do ano, sendo constante e pole, é muito bom!”
Marcos Regadas
“Quem assiste de fora, vê uma categoria muito próxima. Eu tenho muito a agradecer ao meu time técnico, pois o carro que me deram foi campeão. Não fiz nada demais diante do que eles me entregaram em termos de equipamento. Estava aqui na primeira corrida da Porsche Cup há 20 anos e fico contente de estar aqui hoje vencendo. Parabéns ao evento, que entrega carros realmente incríveis e muito bem equalizados para todos os pilotos. É muito bom correr nesta categoria”
Gerson Campos
“Fico muito feliz com mais uma pole e o trabalho de todo meu time, do meu coach e do meu engenheiro. A expectativa é alta e quero buscar mais uma vitória amanhã. Sei que os adversários estão se aproximando, mas quero fazer sempre meu melhor e Interlagos é um local especial para competir”
Neto Carloni
“Foi uma corrida difícil, largamos no meio do pelotão da Sport e eu sendo Rookie foi um início complicado. Nossa estratégia era usar o Boost já no início e nas primeiras voltas eu fiquei mantendo a posição, sendo atacado com Boost e estávamos em uma estratégia de contra-atacar, mas a equipe me avisou que quando eu abrisse do segundo lugar da Rookie, que estava bem mais pra trás, eu poderia economizar no Boost. O que importava era a vitória na categoria e amanhã vamos com o pé no fundo para buscarmos mais uma vitória”
Silvio Morestoni
“Estou muito feliz com essa vitória na categoria, ainda mais em Interlagos que é uma pista tão importante. Larguei na pole na geral e fiquei em sexto. Aí foi sorteado o número 6 e vou sair na frente amanhã de novo, o que dá muita segurança porque os cinco atrás de mim são de outra categoria, então me permite fazer uma prova estratégica com mais cautela”
Lucas Locatelli
“Corrida foi importante. Fiz P1 na classificação e caí cinco posições por penalização na etapa passada. Foi complicado e caí ainda mais na relargada. Mas consegui do meio para o fim da corrida ir passando a galera e terminei em primeiro. É minha primeira vitória na Porsche Cup e ainda mais em Interlagos é especial. Minha expectativa amanhã é ganhar de novo”
William Araújo
“Foi um quali bem atípico, que poderia dar muito certo ou muito errado para a gente. Deu certo e foi positivo largar em quarto, algo importante para a corrida 1. Mas na prova tinha partes molhadas até quase na hora da largada e a pista não secava, então optamos por um acerto que fez o carro acender do meio da corrida para frente. Mantive o ritmo forte, usei os pushes que tinha que usar e poupei outros para amanhã. Foi importante para o campeonato com mais uns pontos que me fizeram assumir a liderança com e sem descartes. Agora é ir prova a prova, acabando todas elas e procurar sempre ser competitivo. Amanhã invertem oito posições e tem muita coisa para acontecer com os 45 kg de lastro, que pesam bastante. O importante é que estávamos no bolo e vamos trabalhar para manter a competitividade no domingo”
Miguel Paludo
“Escalar o pelotão sempre é positivo. Saí de quarto e terminei em segundo. Era nossa meta até porque não larguei de pneu novo e no início da prova a condição da pista não era ideal, com partes molhadas e chuviscando. Então preferi guardar o pneu novo para amanhã, quando podemos ter uma condição melhor. De todo modo, pelo campeonato, foi importante acabar na frente do meu oponente número 1, que é o Caio Chaves, mas claro que amanhã tudo pode mudar. Então vamos continuar o trabalho para ter uma prova consistente no domingo”
Leonardo Herrmann
Resultados:
Carrera
1. #17. Marcos Regadas (S) 27:53.876
2. #10. Thiago Vivacqua +6.175
3. #118. Matheus Comparatto +6.735
4. #7. Miguel Paludo +7.537
5. #26. Christian Hahn +11.910
6. #1. Alceu Feldmann (S) +19.550
7. #70. Lucas Salles +19.938
8. #888. Lineu Pires (S) +25.667
9. #72. Antonella Bassani +25.933
10. #95. Alceu Feldmann Neto (S) +26.349
11. #77. Francisco Horta (S) +28.959
12. #27. Josimar Junior (S) +29.428
13. #199. Nelson Marcondes (S) +29.809
14. #51. Israel Salmen (S) +31.834
15. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) +34.151
16. #24. Gustavo Zanon (S) +35.381
17. #30. Cristian Mohr (S) +36.624
18. #87. Nelson Monteiro (S) +38.830
19. #14. Carlos Campos (S) +38.972
20. #29. Rodrigo Mello (S) +39.618
21. #2. Silvio Morestoni (R) +40.728
22. #83. Marco Billi (S) +42.754
23. #15. Leo Sanchez (R) +43.553
24. #33. Bruno Campos (R) +43.988
25. #100. Sebá Malucelli (S) +46.480
26. #12. Marco Pisani (R) +46.954
27. #544. Marçal Muller +1:05.039
28. #9. Edu Guedes (R) +1:05.952
29. #21. Miguel Mariotti (S) +1:06.039
30. #11. Flavio Sampaio (R) +1:14.281
31. #25. Paulo Sousa (R) +1:16.231
32. #99. Wagner Pontes (R) +1:19.354
33. #85. Eduardo Menossi (R) +1:20.852
(S) Sport
(R) Rookie
Challenge
1. #82. Gerson Campos 27:48.207
2. #23. Leonardo Herrmann +4.458
3. #66. Sadak Leite +5.062
4. #22. Caio Castro +6.563
5. #54. Caio Chaves +6.783
6. #177. Lucas Locatelli (S) +9.750
7. #45. José Moura Neto (R) +13.224
8. #98. Cecilia Rabelo (S) +15.376
9. #7. Luiz Souza (S) +26.515
10. #444. Markenson Marques (S) +28.456
11. #33. William Araujo (R) +30.064
12. #2. Rafa Brocchi (R) +31.149
13. #99. Claudio Reina (R) +31.454
14. #21. Daniel Neumann (R) +36.054
15. #5. George Crispim (S) +46.104
16. #129. Fernando Arruda (R) +51.997
17. #100. Raphael Bernardes (R) +54.433
18. #32. Matheus Roque (S) +55.869
DNF
#14. Andre Gaidzinski (S)
#58. Claudio Simão (R)
DNS
#77. Mario Delara (S)
#18. Ricardo Zylberman (R)
DQ
#36. Heverton Cardoso (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Trophy
1. #111. Neto Carloni 1:42.561
2. #12. Pedro Villela +0.612
3. #3. Gabriel Guper (S) +0.680
4. #72. Sergio Laurentys +0.780
5. #13. Leticia Bufoni +1.016
6. #121. Denis Ferrer +1.082
7. #331. Neto Heil +1.116
8. #22. Eldo Umbelino (S) +1.717
9. #1. Gustavo Costa (S) +1.866
10. #10. Nicholas Garfinkel +2.136
11. #5. Guilherme Figueiredo (S) +3.213
12. #777. Lucas Lucco (S) +3.239
13. #7. Adriano Valverde (S) +3.405
14. #84. Fabricio Simões (S) +3.828
15. #911. Paulo Muzy (S) +3.855
16. #11. Paulo Reales (S) +3.890
17. #45. Luis Eduardo Lopes (S) +3.971
18. #51. Rodrigo Arruy (S) +10.467
(S) Sport
Cronograma – Etapa 3 – Interlagos
Domingo, 27 de abril
09:06 – 09:29 – Corrida – Trophy
12:10 – 12:38 – Corrida 2 – Carrera
13:09 – 13:37 – Corrida 2 – Challenge
Carrera, interlagos, porsche cup, sábado
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.