F1 – FIA vai interferir nos pit stops das equipes!

quinta-feira, 24 de junho de 2021 às 15:44

Red Bull F1

A FIA vai perder mais uma chance de não fazer nada e introduzirá novas regras forçando as equipes de F1 a serem mais lentas nas trocas de pneus durante as corridas, de acordo com o site RaceFans.

Uma diretiva técnica entrará em vigor no GP da Hungria em agosto para adicionar uma série de atrasos em diferentes estágios do processo de pit stop. A FIA alega que fará isso para reduzir a chance de um carro retornar à pista antes de todas as rodas estarem totalmente presas.

A nova diretiva, TD22A, refere-se ao artigo 12.8.4 do regulamento técnico que impõe restrições ao equipamento de box das equipes. Entende-se como alvo a cláusula que afirma: “Qualquer sistema de sensor só pode agir passivamente.”

O objetivo da diretiva é garantir que as porcas das rodas sejam totalmente apertadas nos carros durante as paradas nos boxes e evitar que os mecânicos antecipem a conclusão das diferentes etapas do processo de parada, a fim de economizar tempo.

Como parte da diretiva, a FIA definiu em mais detalhes quando o sinal pode ser dado de que a porca da roda foi totalmente apertada. Depois disso, a equipe poderá prosseguir com a liberação do carro do box.

De acordo com a nova diretiva, as reações dos mecânicos também devem estar acima de um tempo mínimo. Se um mecânico reagir à conclusão de uma etapa do processo de parada no box em menos de 0,15 segundos, o sensor deve registrar isso como inválido e exigir que ele repita a ação para garantir que foi concluída.

Os sensores das equipes também permitem que seus mecânicos se comuniquem quando cada estágio do processo de pit stop for concluído. Assim que as equipes em todas as quatro rodas do carro sinalizarem que as trocas estão concluídas, o semáforo pode indicar que o carro pode ser liberado. De acordo com a diretiva técnica revisada, 0,2 segundos devem decorrer entre o sinal final sendo dado e os pilotos recebendo permissão para deixar o box.

O site RaceFans entende que as últimas mudanças nas regras surgiram como resultado de questões levantadas por algumas equipes sobre a velocidade com que a Red Bull, entre outras, completou alguns pit stops neste ano.

A Red Bull ganhou o prêmio de pit stop mais rápido em cinco das sete corridas deste ano. Sergio Perez fez a parada mais rápida do GP da França, levando apenas 2,04 segundos, 0,16s mais rápido do que qualquer outro piloto.

Espera-se que as mudanças diminuam os tempos de pit stop em dois a três décimos de segundo.

AS - www.autoracing.com.br

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