Stock Car – Comentários de sábado – Cascavel 2020

sábado, 3 de outubro de 2020 às 20:52

Cesar Ramos

Thiago Camilo, P1: Nossa equipe começou bem atrás no primeiro treino livre, e nesse formato de treinos, classificação e corrida no mesmo dia, temos que pensar e agir muito rapidamente. Foi um belíssimo trabalho em equipe que me levou a conquistar essa pole position que faltava no meu currículo. Agora já comemorei durante trinta segundos e vemos focar na corrida, que é daqui a pouco. Estou em sexto no campeonato e quero dar um passo na direção do objetivo final, que é o título. A gente estava desejando e merecendo muito essa vitória. A equipe vinha de três pole positions consecutivas – duas de César Ramos em Interlagos e uma de Thiago Camilo em Londrina – e não havia vencido. O melhor é saber que temos um carro bom para a rodada dupla de amanhã, quando vamos brigar por mais um degrau rumo a ponta da tabela.

Allam Khodair, P3: Este pódio foi muito importante para voltar a subir na tabela e não deixar os primeiros colocados ficarem muito distantes. Amanhã temos mais duas provas e o nosso desempenho hoje, tanto na corrida como nos treinos classificação mostrou que estamos muito competitivos com chances claras de brigar pela vitória.

César Ramos, P5: Fizemos mais uma corrida muito consistente e conseguimos buscar pontos importantes, o que nos deixa cada vez mais vivos no campeonato. Foi uma corrida difícil, em função do calor, mas saímos com saldo positivo. Amanhã temos mais duas provas bem importantes e vamos buscar mais dois bons resultados.

Átila Abreu, P6: Foi uma corrida melhor do que esperávamos, até porque em nenhum momento do treino tínhamos mostrado velocidade. Largar em 17º e chegar em sexto foi um bom resultado para o campeonato. É óbvio que precisamos melhorar, em corrida estamos um pouquinho melhor do que na classificação, mas temos um desgaste excessivo de pneus. A corrida foi um pouco difícil porque na largada o carro do Nelsinho Piquet estourou o radiador e lambuzou de óleo, porque estamos com um parabrisa sem água. Então vieram terra, óleo, a visibilidade estava bem ruim, mas tiinha de tocar assim. A estratégia de box foi boa, a parada foi boa e ajudou a me colocar na frente. Consegui trazer o carro para casa, escapando dos acidentes e fazendo um bom ritmo de voltas na janela, ganhei algumas posições durante o pit. Um bom resultado, mas nosso carro tem algum problema. Desde o treino, no qual dei uma escapada na terra, o carro começou a ter um comportamento estranho. Não sabemos, checamos e não vimos nada. Vamos trabalhar para ver se é amortecedor e é algo mais para amanhã. Amanhã é um novo dia, nova tomada. O que é hoje já foi, vamos focar. Mesmo em momentos difíceis, a equipe não desanima, arregaça as mangas, e estamos crescendo no campeonato, entre os primeiros. Sem ter a performance que gostaríamos, estamos fazendo um bom campeonato. É continuar trabalhando, que quando tivermos performance, vamos crescer.

Rubens Barrichello, P7: A corrida foi bem complicada por um lado, mas ótima por outro. Tivemos um problema na classificação e conseguir chegar em sétimo é muito positivo. Meu maior problema na corrida foi o óleo que grudou no vidro dianteiro e eu não conseguia ver nada. Acredito que outros pilotos enfrentaram esse problema de visibilidade também, mas eu estava com muita dificuldade mesmo, principalmente com o sol se pondo. Mas saio da corrida recuperando 13 posições, depois de uma largada que teve muitos incidentes, então estou satisfeito por marcar estes pontos. Temos de continuar competitivos para amanhã e tentar seguir no topo.

Rafael Suzuki, P8: Foi uma corrida maluca. Felizmente, consegui me livrar dos incidentes da largada. Minha fila, do lado de dentro, largou muito mal. Fiquei um pouco travado, perdi algumas posições. Mas, no ponto onde havia água, eu consegui ver que a pista estava escorregadia e, de lá pra frente, o carro estava bem. A gente precisa melhorar para amanhã, mas chegar em oitavo, depois de largar em 15º, são bons pontos para o campeonato. Foi uma corrida de sobrevivência, mas foi bom conquistar estes 14 pontos.

Ricardo Zonta, P9: Foi difícil. Trabalhamos bastante na corrida tentando ganhar algumas posições, porque a largada foi muito ruim. Eu me posicionei com reflexo no carro da frente. Ele acelerou e freou, tive de frear, e apagou a luz. Todo mundo de trás me ultrapassou, devo ter ficado em 20º, por aí. Também teve muita batida, tentei me posicionar onde não batesse. O carro estava bem até a décima volta depois do pit, estava chegando e me programando em que volta eu iria passar usando o push. Depois, o carro começou a perder muito a traseira, perder totalmente o balanço da traseira, quase saí na curva 1 do nada. Aí só trouxe para terminar. É um nono lugar, difícil falar sobre o campeonato, porque esse peso está arruinando muito a corrida dos líderes, e em pistas como Londrina e Cascavel, se sente muito esse peso a mais. Mesmo de 25kg para 15kg, não vai ser aquela melhora que esperávamos para brigar pela vitória. Vamos trabalhar para isso, tem mais uma etapa amanhã, vamos para lá.

Matias Rossi, P10: Foi uma corrida muito boa. Largamos em 22º e terminamos em décimo. O carro esteve com um ritmo forte, fomos bem no pit stop também. Estou contente, mas já pensando para a etapa de amanhã, trabalhando no carro, principalmente para estarmos mais rápidos na classificação.

Galid Osman, P11: Conseguimos fazer alguns pontinhos. Nosso carro ainda precisa melhorar em classificação, ainda precisamos entender por que estamos largando tão atrás depois de um início de ano no qual largávamos bem. Vamos trabalhar para a corrida de amanhã, e vamos nos preparar para uma boa classificação, o que vem sendo o principal problema nos fins de semana.

Pedro Cardoso, P12: Foi uma boa corrida, um bom resultado. Conseguimos nos livrar bem das confusões que tiveram. A falta de experiência nessa pista com certeza pesou muito no classificatório, ainda mais não tendo feito o primeiro treino livre. Estou feliz, o importante é pontuar e nós conseguimos fazer isso. Amanhã vamos tentar melhorar na classificação e tentar buscar um bom resultado na primeira corrida para quem sabe até buscar um top-5 na segunda corrida.

Diego Nunes, P16: Meu câmbio travou em quinta marcha e isso acabou com a minha corrida. Cogitei abandonar, porque o carro estava impossível de se guiar, mas me mantive na pista para tentar conquistar alguns pontos. Agora temos que buscar entender o que houve, já que esta é a quarta quebra que sofremos em cinco corridas. Mas tenho confiança no trabalho da equipe e sei que iremos resolver isso para brigar pela vitória amanhã.

Lucas Foresti, P17: Foi uma corrida difícil. O óleo no início atrapalhou nossa estratégia, mas mesmo assim conseguimos desempenhar um bom papel até o final. Faltando menos de 300 metros para a linha de chegada tivemos um pneu furado e chegamos em P17. Mas o carro está bom. Amanhã teremos outras duas corridas e vamos ter a oportunidade de recuperar os pontos de hoje. O carro está bom e acho que podemos brigar amanhã. Teremos um treino classificatório, uma rodada dupla e ainda temos a votação do Fan Push. Ou seja, muita coisa pode acontecer.

Gaetano di Mauro, P19: Com certeza, o top5 era uma realidade. Eu me posicionei muito bem na largada, estava com muita dificuldade para enxergar porque meu parabrisa ficou cheio de óleo. Quando começou a pingar, espalhou todo o óleo no meu vidro. Toda vez que passava onde estava sol, o vidro brilhava e eu não sabia onde estava. Eu me guiava pelos outros pilotos. Tínhamos um ritmo muito forte, uma pena ter furado o pneu. Temos de entender se foi um furo por algum acerto ou um furo de alguma peça que pegou. Mas vamos trabalhar mais para buscar melhorar para a próxima corrida.

Cacá Bueno, não terminou: Eu fiz uma boa largada, estava disputando já com o Nelsinho (Piquet) e com o Julio (Campos), que tinha largado em oitavo. Na sequência, teve um enrosco em plena reta e os carros praticamente pararam na minha frente. O pelotão parou do nada e não deu tempo de desviar e acabei acertando a traseira do Nelsinho. Isso só aconteceu porque ele já havia tocado em alguém e na sequência diminuiu cerca de 40 ou 50 km/h em um momento que todos estávamos acelerando. Acabou destruindo completamente o meu carro. Foi uma pena porque o carro tinha um ritmo muito bom. A batida não comprometeu a estrutura do carro, então não me preocupo com o tempo da recuperação, pelo fato das etapas serem seguidas. O importante é ir bem no qualy amanhã cedo para conseguir largar entre os dez melhores e assim marcar bons pontos nas duas provas, lembrando que amanhã haverá o componente mais importante da estratégia, com o consumo de combustível e a administração do desgaste dos pneus.

Nelsinho Piquet, não terminou: Infelizmente, hoje não era o nosso dia e acabamos saindo cedo da prova. Na classificação, acredito que tínhamos carro para largar entre os cinco primeiros, mas o motor não estava rendendo tão bem e terminamos em nono. Após a largada, logo na curva 3, houve um ‘engavetamento’, envolvendo alguns carros e eu fui um deles. Meu capô voou, levei uma batida forte por trás, estragou o radiador de óleo, danificou bastante e tivemos de abandonar. Foi uma pena, mas vamos trabalhar para amanhã. Temos mais duas corridas pela frente e vamos tentar marcar o máximo de pontos possíveis.

Gabriel Casagrande, não terminou: Fizemos uma boa largada, eu tinha passado o Daniel (Serra) sem push ali no início e o carro estava bem equilibrado, diferente do carro no Q2. Na primeira parte do classificatório eu perdi o extrator traseiro e a pressão aerodinâmica da frente também foi prejudicada porque o splitter soltou. Como nós não somos autorizados a fazer reparos para o Q2, eu acredito que cheguei a ir bem com o sétimo lugar no classificatório mesmo tendo o carro danificado. Estava com uma boa expectativa para a corrida e acabamos tendo esse azar de pegar o óleo de outro carro na pista. Faz parte, amanhã temos tudo para irmos para cima de novo. Pole não dava, mas era possível terminar no pódio hoje. Agora vou me preparar para amanhã.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.