F1 deve reconsiderar relação entre potência e aderência, diz Berger
segunda-feira, 25 de abril de 2016 às 9:37
Fórmula 1
A Fórmula 1 precisa de uma mudança revolucionária para reviver o espetáculo do passado.
Essa é a opinião de Gerhard Berger, falando apenas alguns dias antes do encerramento do prazo para a definição do regulamento técnico de 2017.
De acordo com os últimos rumores, além dos pneus mais largos e mais pressão aerodinâmica, a categoria pode relaxar ligeiramente seus limites de uso do combustível, mas Berger adverte que tudo isso pode não ser suficiente.
“São apenas ajustes”, declarou o ex-piloto da Ferrari e McLaren ao site Motorsport-magazin.com. “Veja a MotoGP com 270 hp e dois pneus muito estreitos – a diferença entre potência e aderência é enorme”.
“Outro exemplo são os anos 80, quando nós (F1) tínhamos 1400 hp e provavelmente metade da pressão aerodinâmica de hoje – eram máquinas que você realmente tinha de dominar”.
Mas isso não significa que Berger acredita que a F1, cujos motores V6 turbo agora estão se aproximando dos 1000 hp, deveria simplesmente voltar atrás em seus planos para 2017 e reduzir a pressão aerodinâmica.
“Não, isso seria totalmente errado. Eu mudaria a relação. Se você calcular o downforce médio que tínhamos na época e depois olhar a potência, podemos precisar de 2000 hp (agora). Creio que é a relação que precisa mudar”.
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