F1 – Spa altera área de escape na Eau Rouge e Raidillon
terça-feira, 17 de março de 2015 às 17:43
Área de escape da Eau Rouge/Raidillon
O Circuito de Spa-Francorchamps adicionou lombadas sonoras para a área de escape na saída das curvas Eau Rouge e Raidillon e planeja usá-las “para todos os eventos”, que inclui o grand prix de Formula 1.
Eau Rouge e Raidillon são uma sequência de curvas depois de uma longa descida do topo da La Source, onde os carros entram à esquerda, direita, esquerda de novo antes de subir para a reta Kemmel.
Em carros de alto downforce, isso pode ser feito de pé embaixo… às vezes.
Por esta razão, Eau Rouge tem sido sempre perigosa. No entanto, a adição de áreas de escape nas saídas das curvas do circuito levou ao abuso dos limites de pista quando algo dá errado, que causa problemas por si só.
A solução encontrada pelo circuito foi a implantação de lombadas sonoras nas áreas de escape destas curvas.
Pierre-Alain Thibaut, o gerente geral de Spa, disse que as lombadas sonoras foram projetadas para impedir os carros de cortar a curva Raidillon.
“Em Spa nós queremos corridas onde os pilotos fiquem na pista e disputem esportivamente numa mesma área”, disse Thibaut. “As lombadas sonoras têm apenas 3 cm de altura, de modo que não danificam o carro quando o piloto erra, se ele não continuar acelerando”.
Thibaut acrescentou que o objetivo é fazer os pilotos perderem tempo, se escaparem e assim não fazer “o mesmo erro deliberadamente a cada volta”.
“Como o circuito é usado todos os dias, vamos avaliar dia após dia, mas a intenção é usá-las para todos os eventos”.
area de escape, downforce, eau rouge, f1, kemmel, la source, limites, lombadas, objetivo, pierre-alain thibaut, pista, raidillon, spa
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.