Stock Car – Matos e Lapenna apostam no imprevisível na Corrida do Milhão

sábado, 2 de agosto de 2014 às 19:38

Rafa Matos

Em uma corrida que vale o prêmio de um milhão de reais, a definição do grid não poderia ser de outra maneira. Foi uma briga nos detalhes, por centésimos de segundo, que definiu neste sábado (dia 2) a ordem de largada para a Corrida do Milhão no autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), palco da 5ª etapa da Stock Car, a principal categoria do país. E, nesta disputa acirrada, quem levou a melhor foi o ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, que garantiu a pole position, e vai dividir a primeira fila com Átila Abreu. A prova, que revelará o novo milionário da Stock, terá sua largada às 10h30 deste domingo (3), com exibição ao vivo da TV Globo.

Na equipe Hot Car Competições, o mineiro Rafa Matos e o paulista Felipe Lapenna elogiaram o rendimento dos carros #2 e #110, preparados pelo chefe de equipe Amadeu Rodrigues, e destacaram a grande competitividade da categoria. Matos ficou em 14º a apenas três décimos de segundo do mais rápido no Q1. Já Lapenna tinha tudo para estar entre os 10 que passaram para o Q2. Na sua última volta, ele fez a melhor parcial do seu grupo no setor 2, mas um erro no final fez o piloto cair para 28º, a apenas seis décimos de segundo do mais veloz.

Apesar de não ser o resultado que esperava, a dupla da Hot Car mantém o otimismo e destaca que a Corrida do Milhão terá uma estratégia diferente, já que será mais longa (50 minutos – aproximadamente 36 ou 37 voltas) e a possibilidade de dois pit stops: para a troca de pneus (obrigatório entre as voltas 9 e 14) e para reabastecimento (se necessário entre a volta 18 e a penúltima volta). Durante a disputa, os pilotos também terão 13 oportunidades para uso do push-to-pass (botão de ultrapassagem).

Matos, 14º na classificação do campeonato, foi pra pista no primeiro grupo do Q1, onde estão os melhores na temporada. “A nossa intenção era tentar largar entre os 10 primeiros. Mas, a pista deu uma esquentada e o carro não reagiu como esperávamos. Mas acredito que estamos na briga. Há muitos pilotos competentes atrás da gente, o que nos dá confiança pra corrida de amanhã. E, vamos pra cima. Claro que temos de proteger o carro na largada, mas nosso carro reage bem durante as corridas, então estou bem otimista e quero tentar economizar o máximo de push-to-pass para o final da prova”, comentou o mineiro, que vai largar à frente do líder Marcos Gomes (23º no grid), do pentacampeão Cacá Bueno (16º) e do atual campeão Ricardo Maurício (20º).

O companheiro Lapenna também acredita que será uma prova imprevisível e aposta no bom rendimento de seu Stock #110. “Os tempos estavam muito próximos no classificatório e, qualquer detalhe fazia muita diferença. Eu vinha rápido, fiz o melhor tempo do grupo no segundo setor, mas na última curva acabei errando, espalhei um pouco e perdi a chance de entrar entre os 10 primeiros. Mas acontece e o foco agora é fazer uma boa corrida e, na Stock Car, tudo pode acontecer. O carro está bom, resolvemos os problemas de câmbio, que nos atrapalharam ontem e amanhã também terá muita estratégia em jogo. Se der um Safety Car longo, talvez não precise reabastecer. Mas, em condições normais, vai ser necessário parar as duas vezes, para trocar pneu e reabastecer. E, no pit, ocorre muita coisa, dá pra acontecer de tudo”, destacou.

O chefe de equipe, Amadeu Rodrigues, também mantém a confiança. “Claro que gostaria que estivéssemos largando mais à frente. As diferenças foram mínimas. Mas, como é uma corrida que tem uma estratégia diferente, é mais comprida e nosso carro tem um bom ritmo de prova, acho que temos condições de andar bem e brigar por melhores posições lá na frente”, completou.

Capacete “Milionário”
Para a disputa da Corrida do Milhão neste domingo, Rafa Matos criou uma nova pintura para o seu capacete e espera que traga sorte. “O capacete do milhão foi uma invenção minha. Tentei me divertir um pouco com o tema. O design foi feito pela Starling Design e ficou bem bacana. É simplesmente uma espiga de milho correndo, e o significado é justamente uma alusão, uma ligação direta, com a corrida milionária. É um design comemorativo, e fiz especialmente para essa prova. Também tem uns cifrões espalhados por toda a pintura. E espero que me dê sorte amanhã”, contou o mineiro.

EB - www.autoracing.com.br

Tags

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.