24 Horas de Daytona – Fittipaldi, Barbosa, Pruett e Albuquerque buscam marca histórica

sábado, 30 de janeiro de 2016 às 12:00
Christian Fittipaldi

Christian Fittipaldi

Quando o atual campeão do IMSA WheatherTech SportsCar Championship, o Mustang Sampling Chevrolet Corvette Daytona Prototype alinhar para a disputa da 54a edição da Rolex 24 Horas de Daytona, as atenções estarão voltadas para a busca histórica que os quatro pilotos estarão perseguindo. Na verdade, o Mustang Sampling Corvette DP tem 16 relógios Rolex Daytona Cosmograph com seus quatro pilotos. O objetivo é aumentar este número para 20 ao final das 24 Horas de Daytona, que terão sua largada neste sábado (dia 30), às 17h40 de Brasília, com chegada no domingo (31).

Este ano, Scott Pruett vai se unir aos seus companheiros de longa data Christian Fittipaldi e João Barbosa em busca da quebra do recorde de seis vitórias no geral na Rolex 24 Horas. Pruett detém o recorde atual com mais vitórias (10 – categorias e geral), tendo vencido em 1987, 1988, 1992, 1993, 1994, 2002, 2007, 2008, 2011 e 2013. Defendendo o campeonato este ano, João Barbosa tem três vitórias em Daytona (2003, 2010 e 2014), Christian Fittipaldi tem duas (2004 e 2014) e Filipe Albuquerque, uma (2013).

O quarteto vai ser o mais vencedor a disputar as prestigiadas 24 Horas de Daytona com suas 16 vitórias. A marca anterior foi de 11 vitórias e aconteceu duas vezes, uma em 1980 com Hurley Haywook e Peter Gregg e, mais recentemente, em 2001 com Haywook, Bob Wollek e Dorsey Schroeder.

Quando perguntado sobre o quanto é importante ajudar Scott Pruett a conquistar sua sexta vitória no geral na Rolex 24 Horas, João Barbosa disse: “Claro que queremos ajudar o Scott a quebrar o recorde de mais vitórias no geral, o que significa que o Christian, o Filipe e eu também venceremos a corrida. As 24 Horas de Daytona são nossa principal corrida na temporada e uma das maiores do mundo, então não queremos nada além do que pilotar o nosso Mustang Sampling Corvette DP até a vitória ao final da corrida.”

Barbosa era integrante da Action Express Racing em sua estreia em 2010 nas 24 Horas de Daytona, quando o time chegou à vitória naquele que foi um momento decisivo na carreira do piloto português e uma de suas memórias marcantes no automobilismo.

“A Action Express Racing era uma equipe nova e estávamos correndo com um Porsche V8”, lembrou Barbosa. “Contra todas as probabilidades, fizemos uma grande corrida e vencemos. Foi uma sensação incrível. Depois, em 2014, vencemos novamente com o nosso Corvette DP e foi outro grande momento para a equipe, já que terminamos em primeiro e terceiro. Esperamos que este ano possamos fazer uma dobradinha da equipe, que é a única coisa que pode ser ainda maior”.

Gary Nelson, chefe da equipe, já experimentou os altos e baixos de disputar a corrida mais exigente da América do Norte. No entanto, ter quatro pilotos vitoriosos na Rolex 24 dá mais confiança do que nunca à equipe bicampeã, que busca fazer história neste evento.

“Cada piloto em nosso Mustang Sampling Corvette DP já venceu esta corrida antes”, disse Nelson. “Já ter vencido a Rolex 24 Horas antes não a torna mais fácil para vencer, mas significa que estes quatro pilotos sabem como estar preparados e o que esperar do evento. Nós ficamos realmente satisfeitos com o nível de comunicação entre os nossos pilotos, engenheiros e equipe durante o Roar Before the 24. Todos têm uma ótima química juntos e todos acreditam na nossa atitude de ‘Expectativa pela Vitória””.

Quando a 54ª edição da Rolex 24 começar uma nova era do IMSA WeatherTech SportsCar começará oficialmente, marcando o final da era TUDOR. Christian Fittipaldi espera começar a nova era como ele, Barbosa e a Action Express Racing começaram a anterior, vencendo este evento de resistência que é as 24 Horas de Daytona.

“Fizemos grandes corridas nos dois últimos anos”, declarou Fittipaldi. “Tivemos sorte suficiente para vencer a maior prova de endurance da América do Norte em 2014. Também vencemos a prova mais antiga de endurance do continente, as 12 Horas de Sebring, no ano passado. Dito isso, nosso Mustang Sampling Corvette DP completou todas as voltas, menos uma, nas disputas dos dois últimos anos e isso é algo que esperamos levar para esta nova era da categoria”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.