Zonta inicia maratona nas pistas com pódio na Stock Car

A temporada 2011 começou de forma efetiva e com o pé direito para Ricardo Zonta neste domingo em Curitiba. O ex-piloto de F-1 iniciou uma maratona de cinco corridas seguidas no Brasil, Europa e Emirados Árabes Unidos, levando o carro da Crystal Racing Team ao pódio, após uma exibição de encher os olhos, com direito a volta mais rápida.

Largando da 12ª posição, o piloto da casa acertou ao parar nos boxes quando o safety car entrou na pista após o acidente de Lico Kaesemodel na oitava volta, escalando o pelotão na medida em que buscava economizar pneus e o “push-to-pass” para os momentos decisivos, usando toda experiência obtida nas equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1.

No fim, quando já era o terceiro colocado, travou uma bela batalha de velocidade com o atual campeão, Max Wilson, com ambos cravando voltas mais rápidas na sequência. Apesar de Max ter permanecido em segundo, foi Zonta quem venceu a briga, cravando o recorde de melhor volta em corrida do circuito paranaense, com a marca de 1min18s736.

“Quero agradecer a equipe, pois a estratégia foi ótima! Acho que todos viram na temporada passada as dificuldades que tivemos. A equipe começou do zero em 2010 e só na metade do ano que conseguimos ter informações para esta temporada. No início deste ano fizemos várias mudanças na equipe e já tivemos um resultado positivo”, relata o campeão do FIA GT.

“Depois de um início complicado de corrida, a estratégia foi perfeita, pois ganhei várias posições sem usar o ‘push-to-pass’ e, quando eu voltei para a pista, deu para usar todos e fazer várias ultrapassagens. Quando cheguei no Max faltando duas voltas para o final, nós demos o ‘push’ juntos e não tive mais como chegar. É ótimo para minha equipe e para mim também como piloto começar o campeonato com um resultado desse. Isso é um ânimo para todos da equipe e muito positivo”, continua.

Depois de descer do pódio, Zonta iniciou uma nova corrida: rumo ao aeroporto. O paranaense se encontrará com o parceiro e ex-piloto de F-1 Enrique Bernoldi (os dois são pilotos oficiais da Nissan) para a primeira etapa do FIA GT em Abu Dhabi, em prova marcada para o dia 27. De lá, retorna a São Paulo, onde disputa a etapa de Interlagos da Stock, no dia 3. Em seguida, parte para a Bélgica, palco da segunda etapa do FIA GT no dia 10, voltando ao Brasil para correr em Ribeirão Preto pela Stock Car. “Já me acostumei com a ideia de descansar no avião. Só torço para minha namorada me esperar”, completa, em tom de brincadeira.

EB – www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.