Stock Car – Velopark tem nove vencedores diferentes em 13 corridas

Daniel Serra

Na segunda etapa da Stock Car, em Curitiba, o grid atual reunia 15 pilotos que já haviam vencido naquela pista. Lucas di Grassi aumentou o número para 16 quando a principal categoria do automobilismo brasileiro segue para seu terceiro compromisso da temporada. No circuito do Velopark, o menor do calendário, a variedade de vencedores também é grande.

A primeira vez em que a pista localizada a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre recebeu a Stock Car foi em 2010, com vitória de Ricardo Maurício. De lá para cá, foram 13 provas disputadas no traçado de 2,2 quilômetros de extensão, com nove vencedores diferentes.

O maior vencedor do Velopark, em números absolutos, é Daniel Serra, que venceu em 2011, 2013 e 2015. Mas seu índice pode ser ameaçado. Depois do atual campeão da Stock Car, quem mais ganhou corridas na pista gaúcha foram Cacá Bueno e Ricardo Maurício, ambos com duas vitórias cada. Também já venceram em Nova Santa Rita Átila Abreu, Galid Osman, Max Wilson, Diego Nunes, Thiago Camilo e Felipe Fraga, todos eles apenas uma vez.

Apesar de curto, com a pista cercada de muros e em muito se assemelhando a um circuito de rua, o traçado do Velopark costuma proporcionar grandes disputas por posição e ultrapassagens. A promessa de duas boas corridas, depois do que foi demonstrado em Interlagos e Curitiba, mantém-se intacta.

A tabela do campeonato mostra isso de forma bem clara. Daniel Serra é o líder com 49 pontos depois de uma vitória, um segundo lugar e um décimo; o estreante Lucas di Grassi é o segundo com 35 após grande desempenho em Curitiba quando fez um sexto lugar na primeira corrida e venceu a segunda; Rubens Barrichello completa o trio de líderes com 32.

A disputa após três corridas segue apertada. Gabriel Casagrande soma 31, apenas um a mais que Felipe Fraga, Cacá Bueno e Max Wilson, empatados com 30. Cesar Ramos (25), Rafael Suzuki (19) e Julio Campos (19) fecham os dez maiores pontuadores do campeonato.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.