Stock Car – Retrospecto em Tarumã dá confiança a gêmeos Sperafico

Rodrigo Sperafico

Rodrigo Sperafico

Neste fim de semana, a Stock Car chega ao autódromo de Tarumã (RS) para a disputa da nona etapa da temporada 2012. O circuito localizado em Viamão, palco da primeira corrida da história da Stock Car, em 1979, volta a receber uma prova da categoria após uma lacuna de dois anos no calendário.

Considerada uma das pistas mais tradicionais e desafiadoras do país, Tarumã traz boas recordações à dupla de pilotos da equipe Prati-Donaduzzi. Afinal, foi neste circuito que, em 2007, Rodrigo Sperafico conquistou sua primeira vitória na categoria. “Tenho ótimas lembranças de Tarumã e isso me dá força para buscar um bom resultado no próximo domingo”, contou o piloto do Prati-Donaduzzi #19, que foi vice-campeão da Stock Car naquele ano.

O Autódromo Internacional de Tarumã retorna ao calendário após uma reforma que tornou mais ampla sua área dos boxes. As atualizações, no entanto, não modificaram o traçado de 3.016 metros de extensão do circuito gaúcho, marcado por curvas de raio longo e no qual, em 2009, o vencedor teve média horária de 163,72 km/h.

Com características semelhantes às da pista de Cascavel, palco da etapa disputada há duas semanas, o circuito de Tarumã também provoca grande desgaste nos pneus. “Esta será uma preocupação das equipes. Mas não acredito que haverá tantos furos nos pneus como ocorreu em Cascavel. A pista paranaense tem muitas ondulações, que contribuíram para o maior desgaste, principalmente, da suspensão”, explicou Ricardo Sperafico.

A dupla formada pelos gêmeos da cidade de Toledo chega confiante a Tarumã. A equipe Prati-Donaduzzi tem mostrado franca evolução nas últimas etapas. A sintonia entre time e pilotos está cada vez mais fina e os resultados começam a aparecer.

“A cada corrida estamos mais adaptados à forma com que o carro reage às mudanças e isso facilita nosso trabalho no momento de definir o acerto ideal”, disse Ricardo, piloto do Prati-Donaduzzi #20. “Desde a etapa de Londrina estamos em constante evolução do equipamento”, acrescentou.

Nesta sexta-feira (28), ocorrem os treinos livres para a nona etapa da temporada. A sessão de classificação está marcada para às 12h10 deste sábado. A largada está marcada para as 9h35 de domingo, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.