Stock Car – Comentários de sábado – Curvelo 2016

sábado, 19 de novembro de 2016 às 16:20
Valdeno Brito

Valdeno Brito

Valdeno Brito, 4º colocado: Começamos o fim de semana da melhor forma possível. Adoro ganhar esse troféu (de melhor ultrapassagem), pois é um reconhecimento ao nosso trabalho. Esse troféu nada mais é que um estímulo para fazer melhor aqui em Curvelo. Finalmente um dia sem imprevistos do tempo; mesmo assim, tivemos muitas interrupções com acidentes, mas nada que prejudicasse o nosso trabalho. Fiz uma volta boa, mas não foi o suficiente para pegarmos a pole. Porém, largo perto do Fraga e do Barrichello e a meta é superá-los. Será difícil, mas estamos bem posicionados e nada é impossível. Estamos em um bom embalo já há algumas etapas e amanhã será uma corrida cautelosa e de descobertas para todos.

Allam Khodair, 5º colocado: Estamos com um carro bastante competitivo. Poderíamos até largar um pouco mais à frente, mas fui atrapalhado pelo Ricardo Maurício na primeira volta e, depois, faltaram alguns detalhes para fechar uma volta perfeita. Mas sairemos entre os primeiros colocados e isso é o mais importante. Vamos buscar ultrapassagens e lutar para chegar ao alto do pódio. Analisando o desempenho ao longo do final de semana, posso dizer tranquilamente que o nosso ritmo é igual ao dos primeiros colocados. Faltaram alguns detalhes em volta rápida, mas em ritmo de corrida estamos em condições iguais. E o que vale a ponto mesmo é a corrida. Então vamos em busca de um acerto competitivo para as duas provas para buscar a vitória.

Lucas Foresti, 9º colocado: Estava muito quente e o carro escorregando um pouco de traseira. Se não tivesse cometido um pequeno erro na passagem de marchas em minha volta rápida eu teria baixado mais dois décimos e largado entre os três melhores, até somar a pole. Mas tudo bem, temos duas corridas pela frente, estamos largando bem e é o domingo que vale.

Thiago Camilo, 11º colocado: A gente deu somente três voltas rápidas na sexta e isso sem dúvida cobra um preço no sábado, sobretudo em um circuito novo, em que a cada quilômetro rodado a gente aprende mais um pouco. Não acho que eu ia brigar pela pole position, mas se tivesse feito uma boa quilometragem na sexta certamente estaria mais para a frente no grid. Amanhã serão duas corridas provavelmente com muitas entradas do safety car e muitas alternativas de estratégia. Vamos ver o que conseguimos.

Denis Navarro, 13º colocado: Estou feliz porque, depois de tantas dificuldades, conseguimos o nosso melhor desempenho em tomadas classificatórias. A corrida amanhã será repleta de possibilidades, principalmente em decorrência das possíveis entradas do safety car. Então vamos trabalhar uma boa estratégia para as duas provas e tentar chegar ao pódio.

Sérgio Jimenez, 14º colocado: Fiz uma boa volta na tomada de tempos, mas a gente ainda está um pouco longe dos líderes. Conseguimos achar um caminho e estamos perto do Top-10. Vamos continuar trabalhando para tentar chegar o mais próximo possível dos primeiros colocados. Amanhã deve ter muito Safety Car, então vai ser uma prova de estratégia pura.

Átila Abreu, 15º colocado: Temos que fazer as contas de consumo, mas pode ser possível sim terminar sem reabastecer novamente. Pelo que vimos nos treinos, pode ser a corrida com mais safety-car no ano. Em Goiânia já conseguimos, então aqui pode ser possível também. A corrida deve ser movimentada, com muito safety-car, deve ser uma prova muito desgastante, então temos que estar preparados para as adversidades e saber entender direito a corrida. A pista é muito longa e os pilotos não têm muito tempo para descansar, então vai ser bastante exigente tanto da parte física quanto do equipamento. Com pouca área de escape, vai ser também uma corrida mentalmente desgastante e temos que nos preparar para ela, para sair com bons pontos e tentar fechar o ano entre os cinco do campeonato, pois não estamos tão distantes ainda. A gente não conseguiu nosso objetivo, que era largar entre os dez. Continuamos tomando um pouco de reta desde a última etapa e o equilíbrio do carro não estava ideal, já bastante traseiro na primeira volta rápida. Para a corrida temos que continuar fazendo o trabalho das últimas etapas, programar uma prova inteligente na primeira e se posicionar bem na segunda, para tentar sair daqui com um pódio.

Gabriel Casagrande, 16º colocado: A mudança de temperatura da pista acabou surpreendendo um pouco e isso nos atrapalhou. Mas estou feliz pelo resultado mostrado nos treinos, porque isso mostra que, em condição de corrida, estamos no mesmo nível dos demais. E como a pista tem bastante pontos de ultrapassagem, vamos conseguir avançar bem. Temos que fugir dos acidentes da largada e seguir escalando o pelotão.

Julio Campos, 17º colocado: Eu já não estava bem desde ontem e amanheci com febre, mas quando entrei no carro, o calor era tão grande que tive uma queda de pressão e cheguei a vomitar. Foi muito complicado. Mesmo assim estamos largando perto dos 10 primeiros, então preciso torcer para estar melhor amanhã porque a corrida será muito desgastante.

Ricardo Zonta, 18º colocado: Não foi o resultado que a gente esperava, ainda mais porque ficamos ontem entre os cinco melhores no treino livre. As condições de pista mudaram e não conseguimos evoluir o ajuste. Em todo caso, sabemos que com pneus usados temos um carro rápido e, com uma prova bem movimentada e com muito safety car, teremos condições de fazer uma prova de recuperação e sair de Curvelo com bons resultados.

Felipe Lapenna, 21º colocado: Estava bem empolgado para o classificatório, porque tinha ido bem no treino livre de manhã, mesmo sem colocar pneus novos. Na tomada, a pista esquentou bastante e o tempo não foi tão bom, mas mesmo assim eu já vinha três décimos mais rápido na terceira volta, o que me colocaria entre os 12 primeiros. Mas, infelizmente, quebrou o eixo traseiro e a roda soltou. A batida foi forte, estragou bastante o carro, mas tenho certeza de que os mecânicos vão conseguir arrumar para amanhã e teremos um carro bom nas corridas.

Guilherme Salas, 23º colocado: Nossos treinos foram bons, mas assim como foi em Goiânia, na tomada de tempos nosso carro perdeu muita aderência e não consegui uma boa volta. Apesar disso eu acredito que teremos um bom carro para as corridas de amanhã, e a meta é terminar novamente entre os 10 primeiros.

Galid Osman, 24º colocado: Meu acidente foi forte e somente o fato de eu não ter me machucado já é algo positivo. O trabalho de reconstrução do carro praticamente do zero foi simplesmente fantástico. Muito foco, muito empenho, muita competência e sobretudo espírito de equipe. Se eu tivesse que entrar na pista dez minutos antes ficaria de fora da classificação. Só tenho a agradecer. Vou largar em 23º, o carro ficou meio desalinhado, naturalmente. Mas essas quatro voltas (uma de aquecimento e mais três cronometradas, sem contar a de desaceleração e volta aos boxes) forneceram informações fundamentais para que a equipe trabalhe de sábado para domingo. Amanhã é outro dia e vou para pista ganhar pontos, mostrar que valeu o esforço de todos.

Tuka Rocha, 25º colocado: Nosso ritmo de classificação não vem sendo bom, mas o de corrida é. Temos um carro muito bom pra corrida e o resultado está aparecendo. Amanhã será um grande dia, onde mais um estado estará nos recebendo, o que tudo indica uma grande festa e isso é muito importante para a categoria.

Raphael Abbate, 26º colocado: O treino da manhã, como todos os treinos aqui, foi bastante difícil. Você dava duas, três voltas e fechava a pista, com alguma bandeira vermelha. E, neste treino livre, a pista ficou parada por quase uma hora, para ter uma manutenção. Isso atrapalhou bastante o nosso desenvolvimento, mas mesmo assim conseguimos uma classificação razoável. Não era o que eu desejava, queria ficar pelo menos entre os 20 primeiros, mas faltou um pouquinho. Mas vamos trabalhar bastante para amanhã. Vai ser uma corrida de muitos incidentes, eu acredito, bem conturbada, com entrada de Safety Car. Espero fazer uma boa largada, manter um ritmo forte, pra tentar terminar a primeira bateria entre os Top-10 e largar na frente na segunda.

Xandinho Negrão, 29º colocado: Eu já vinha quase um segundo mais rápido na minha última volta, quando o (Guilherme) Salas rodou na minha frente e não consegui fechar essa volta, que poderia ter me colocado algumas posições à frente. Agora é pensar nas corridas. Acho que vão ser corridas de sobrevivência. A pista é muito suja, só vai ter um trilho e ultrapassar vai ser muito difícil. Todos os pilotos são muito experientes e acho que está todo mundo ciente do perigo do final de semana. Espero que todos pensem bem antes de tomar algumas decisões arriscadas.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.