Stock Car – Átila Abreu obtém sua primeira vitória do ano em Curitiba

domingo, 20 de outubro de 2013 às 11:46
Átila Abreu

Átila Abreu

Com uma estratégia ousada e que rendeu dividendos, o paulista Átila Abreu (AMG) quebrou o gelo e finalmente conquistou sua primeira vitória na temporada da Stock Car neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais. O piloto de Sorocaba largou na pole pela terceira vez no ano, mas desta vez conseguiu transformar o ótimo treino classificatório no melhor resultado possível. Mesmo sendo superado por Daniel Serra (Red Bull) no início da terceira volta, Átila manteve a calma e colocou em prática o plano de corrida da equipe, que previa apenas a parada obrigatória para reabastecimento sem a opcional troca de pneus. Serrinha decidiu substituir o traseiro esquerdo, mais sacrificado pelas características do traçado paranaense, e se viu superado no retorno à pista por Átila e Thiago Camilo (RCM), outro que foi até o fim com o mesmo jogo. Em seu aniversário de um ano na categoria, Rubens Barrichello (Medley/Full Time) completou em 11º depois de sair em 16º. O ex-piloto da Fórmula 1 é agora o 9º no campeonato com 83 pontos.

As duas partes da corrida foram das mais monótonas do calendário. A primeira foi dominada por Serrinha, enquanto Átila comandou a segunda. A rigor, apenas a briga pela quarta posição entre Ricardo Maurício (RC), o segundo no grid, e o pentacampeão Cacá Bueno (Red Bull) levantou as arquibancadas nas voltas derradeiras. No mais, mesmo dispondo de nove acionamentos do botão de ultrapassagem, as disputas foram raras. Serrinha superou os rivais diretos na luta pelo título e ampliou em um ponto a vantagem sobre o mais próximo, que passou a ser Camilo.

“O mais incrível é que sinceramente não esperava que a vitória viesse aqui. Na corrida passada nosso carro quase sofreu perda total e precisou ser praticamente todo refeito”, lembra o dono do carro #51, que teve o planejamento do final de semana comprometido em razão disso.

“Depois da largada sustentei a ponta mas percebi que o Daniel Serra era mais rápido e não havia motivo para brigar com ele naquela altura. Permiti a ultrapassagem e me concentrei em fazer meu ritmo, para não correr o risco de consumir muito os pneus”, contou Átila.

Ele conservou a vice-liderança e reassumiu a ponta quando o adversário entrou no box logo na abertura da janela de pit-stops. Então, pelo rádio, o piloto e o chefe da equipe Mobil Super Pioneer Racing, Thiago Meneghel, decidiram estender a permanência do carro #51 na pista.

“Os outros ponteiros estão na briga pelo campeonato e não poderiam se dar ao luxo de não parar na primeira volta da janela. Fiquei mais duas voltas na pista e usei o botão de ultrapassagem para abrir vantagem. Então quando foi a hora de entrar no box não trocamos pneus e reabastecemos com um pouco menos de etanol que o ideal.”

O risco assumido no pit compensou. Átila sustentou a liderança depois da passagem pelo box e conseguiu suportar o ataque de Tiago Camilo nas voltas finais.

Mesmo assim a vitória não veio sem susto. “A quatro voltas do fim me falaram no rádio que o combustível estava no nível crítico e isso me preocupou. Pensei ‘não é possível repetirmos aqui o que aconteceu em Interlagos’. Felizmente desta vez o desfecho foi outro”, completou o sorocabano.

Ele fez questão de enaltecer o trabalho da equipe Mobil Super Pioneer Racing na recuperação de seu carro e prometeu dar muito trabalho aos postulantes pelo título nas duas provas finais da temporada 2013. “Não temos mais chance no campeonato, mas vamos brigar novamente pela vitória em Brasília e na Corrida do Milhão”.

Nos boxes da Medley/Full Time, que se engajou totalmente na campanha internacional Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e pintou o carro de Barrichello na mesma cor, o desfecho foi recebido sem alegria nem decepção. “Mantivemos nossa média de pontos ao longo do campeonato”, lembrou o diretor-técnico Maurício Ferreira. “Ainda não estamos com o mesmo ritmo das grandes, mas esta foi a primeira vez que largamos no meio do pelotão e avançamos na prova”, observou, reconhecendo que o habitual enrosco da enorme massa de carros na primeira curva após a largada – problema crônico no circuito paranaense – também cobrou seu preço. “Barrichello se envolveu naqueles toques e o volante parece que ficou torto.”

A 11ª e penúltima etapa está marcada para dia 10 de novembro, em Brasília.

O resultado da prova (sujeito às verificações técnica e desportiva)

1 – Átila Abreu – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – 31 voltas em 42min22s587
2 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 2s044
3 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 6s809
4 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 7s167
5 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 7s458
6 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 14s059
7 – Marcos Gomes – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 16s199
8 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 18s288
9 – Ricardo Zonta – BMC Racing – Chevrolet – a 21s024
10 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – a 22s485
11 – Rubens Barrichello – Medley Full Time Competições – Chevrolet – a 22s959
12 – Diego Nunes – RC3 Bassani – Peugeot – a 24s925
13 – Popó Bueno – Shell Racing – Peugeot – a 26s785
14 – Allam Khodair – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 31s872
15 – Rafa Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 32s608
16 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 33s001
17 – Tuka Rocha – BMC Racing – Chevrolet – a 34s298
18 – Lico Kaesemodel – Boettger Competições – Peugeot – a 46s259
19 – Rodrigo Sperafico – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 48s050
20 – Rodrigo Pimenta – Gramacho Competições – Peugeot – a 52s870
21 – Vitor Genz – Gramacho Competições – Peugeot – a 52s930
22 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 57s248
23 – Julio Campos – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 1min11s 715
24 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 1volta
25 – Fabio Fogaça – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1 volta
26 – Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – a 1 volta
27 – Ricardo Sperafico – Officer ProGP – Chevrolet – a 1 volta
28 – Wellington Justino – Hot Car Competições – Chevrolet – a 1 volta
29 – Felipe Lapenna – Hanier Racing – Peugeot – a 7 voltas
30 – Beto Cavaleiro – Hanier Racing – Peugeot – a 7 voltas
31 – Gabriel Casagrande – RC3 Bassani – Peugeot – a 16 voltas
32 – Luciano Burti – Boettger Competições – Peugeot – a 19 voltas
33 – David Muffato – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 23 voltas
34 – Alceu Feldmann – Full Time Competições – Chevrolet – a 28 voltas

Campeonato:

1 – Daniel Serra – 172
2 – Thiago Camilo – 161
3 – Cacá Bueno e Ricardo Maurício – 160
5 – Valdeno Brito – 119
6 – Max Wilson – 117
7 – Marcos Gomes – 102
8 – Sérgio Jimenez – 87
9 – Rubens Barrichello – 83
10 – Ricardo Zonta – 82
11 – Rafa Matos e Tuka Rocha – 68
13 – Julio Campos – 67
14 – Luciano Burti – 66
15 – Nonô Figueiredo – 65
16 – Diego Nunes – 62
17 – Átila Abreu – 60
18 – Popó Bueno – 49
19 – Galid Osman – 47
20 – Denis Navarro – 46
21 – Rodrigo Sperafico – 43
22 – Allam Khodair – 42
23 – Duda Pamplona e Ricardo Sperafico – 38
25 – Fábio Fogaça – 37
26 – Alceu Feldmann e David Muffato – 25
28 – Lico Kaesemodel – 19
29 – Felipe Lapenna – 15
30 – Vitor Genz – 9
31 – Wellington Justino – 8
32 – Gabriel Casagrande e Rodrigo Pimenta – 4
34 – Beto Cavaleiro – 2

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.